Casa d’Itália recebe Semana da Gastronomia Italiana

Salada de laranja num balão de pão crocante

Após o sucesso da primeira edição realizada ano passado, a Semana da Gastronomia Italiana está de volta. Promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, a iniciativa acontece no mundo inteiro de 20 a 25 de novembro, por meio de Institutos Italianos de Cultura, Embaixadas e Consulados. Detalhe, o ingresso é apenas R$ 80, sim, comida de Chef premiado por preço de Outback.

Por se tratar de uma das gastronomias mais conhecidas e admiradas internacionalmente, o Instituto Italiano preparou uma seleção de alto nível da gastronomia da Itália com uma vasta programação. A série de eventos contará com a presença dos renomados chefs italianos: Nello Cassese (Copacabana Palace), Paolo Lavezzini (Fasano), Renato Ialenti (L’Ulivo), Michele Petenzi (Il Borgo Del Conte).

Milano-Rio – Enroladinho de robalo com coração de camarão e espaguete de batata em salsa de caipirinha

Para Livia Raponi, diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, o evento proporcionará aos participantes uma experiência única de imersão na gastronomia e na enologia italiana, em um local especial e representativo como o Terrazzo Belvedere, na Casa d’Italia. – Seis renomados chefs, provenientes de regiões diferentes da Itália, não somente apresentarão cardápios de altíssimo nível por preços acessíveis, mas também contarão a própria trajetória pessoal e profissional ao público – afirma Raponi.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

O chef Emmanuele Cucchi virá diretamente da Itália para o evento. Ele é co-fundador do SambaCooking, primeiro canal de vídeos na Internet sobre educação gastronômica, sendo o primeiro curso de gastronomia italiano online no Brasil, o qual já alcançou a marca de mais de 9 milhões de visualizações. Cucchi estreou ano passado como apresentador no canal Discovery Channel.

Programação
Cada dia será composto por:

1. Almoço – 12 às 16hrs. Em cada dia as refeições serão servidas por um chef diferente e, além dos pratos, também estará incluído uma taça de vinho.

Os chefs serão:
Dia 20, segunda (feriado) – Emmanuele Cucchi (Itália – SambaCooking)
Dia 21, terça – Michele Petenzi (IL Borgo del Conte)
Dia 22, quarta – Nello Cassese (Copacabana Palace – Cipriani)
Dia 23, quinta – Paolo Lavezzini (Fasano)
Dia 24, sexta – Renato Ialenti (L’Ulivo)

2. Bate-papo com o Chef – 16 às 18hrs.
Cada chef participante possui uma trajetória única, profundo conhecimento da culinária italiana e da relação dela com a culinária brasileira, já que todos são italianos que trabalham no Brasil. Após saborear o almoço preparado por eles, esta será uma oportunidade única para o público poder conversar com os chefs de prestígio internacional que comandam algumas das principais cozinhas do Brasil.

3. Happy hour – 18 às 22 hrs
Um happy hour à italiana descontraído, com música ao vivo e DJ, pizzas, quitutes típicos, coquetails e muito mais.

4. Jantar – 18 às 22hrs
Ficará à cargo da Casa do Sardo, uma das melhores cantinas italianas da cidade, comandada pelos italianos Silvio Podda, da Sardenha, e Paolo di Bella, da Sicília.

No dia 25, sábado, haverá um almoço servido pela Gastromotiva, organização que é referência nacional na formação de milhares de jovens em vulnerabilidade social, através de cursos de capacitação em cozinha que desenvolvem o potencial daqueles jovens apaixonados por cozinhar, proporcionando-lhes assim, oportunidades transformadoras em suas vidas.

Serviço

Data: 20 a 25 de novembro de 2017
Local: Terraço da Casa d’Itália – Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro
Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 40 – Centro
Realização: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro

Ingressos pelo site: www.italianorio.com.br

Capacidade limitada: apenas 100 vagas por almoço e 200 para happy hour/jantar

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire8878 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password