Casa do Saber promove curso “Pelos caminhos do Rio”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Divulgação Casa do Saber Casa do Saber promove curso “Pelos caminhos do Rio”

No dia 15 de setembro tem início na Casa do Saber Rio o curso “Pelos caminhos do Rio”. O curso se dará em três aulas ao longo de três sextas-feiras, seguidas por passeios aos sábados. Em cada um desses momentos, um Rio de Janeiro diferente será revelado: Rio árabe, o Rio português e o Rio africano.

Idealizado a partir da cronologia migratória que desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, esse curso, que se desdobra entre aulas teóricas e passeios exploratórios, descortina elementos da geografia, da história, da arquitetura, da religiosidade, das artes e da cultura cariocas, revelando aspectos muitas vezes invisíveis ao cotidiano.

AULAS
15 SET | 1. O RIO ÁRABE, com Monique Sochaczewski
Aula na CASA DO SABER RIO

Advertisement

16 SET | 2. PASSEIO PELO RIO ÁRABE
Escadaria do Teatro Municipal (ponto de encontro); Avenida Treze de Maio; Rua Uruguaiana; Rua do Ouvidor; Largo de São Francisco; Complexo da Saara; Rua Buenos Aires; Rua Regente Feijó; Rua Senhor dos Passos; Capela de São Jorge; Charutaria Syria; Padaria Brasil; Restaurante Sírio e Libanês (encerramento).

22 SET | 3. O RIO PORTUGUÊS, com Antonio Edmilson Martins Rodrigues
Aula na CASA DO SABER RIO.

23 SET | 4. PASSEIO PELO RIO PORTUGUÊS
Santa Casa de Misericórdia (ponto de encontro); Museu Histórico Nacional; Ladeira da Misericórdia; Praça XV; Travessa do Comércio (Arco do Teles); Candelária; Teófilo Ottoni (sobrados); Morro da Conceição; Rua do Rosário; Beco da Sardinha; Confeitaria Colombo (encerramento).

06 OUT | 5. O RIO AFRICANO, com Ynaê Lopes dos Santos
Aula na CASA DO SABER RIO.

07 OUT | 6. PASSEIO PELO RIO AFRICANO
Igreja de Santa Rita do Valongo (ponto de encontro); Instituto Pretos Novos; Pedra do Sal (pelo Morro da Conceição); Largo da Prainha (encerramento).

———————————————————

MINISTRADO POR

ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
Graduado em História pela UFF e Livre-Docente em História do Brasil pela Uerj. Foi professor assistente da PUC-Rio e professor adjunto da Uerj. É autor de diversos livros sobre a história do Rio, entre eles, João do Rio: a cidade e o poeta, e Confeitaria Colombo: sabores de uma cidade.

MONIQUE SOCHACZEWSKI
Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDoc/FGV e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme). Autora do livro Do Rio de Janeiro a Istambul: Contrastes e Conexões entre o Brasil e o Império Otomano (1850-1919).

YNAÊ LOPES DOS SANTOS
Historiadora. Bacharel e licenciada em História pela USP, mestre e doutora em História Social pela mesma instituição com pós-doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é professora da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV). É autora dos livros Além da Senzala. Arranjos escravos de moradia no Rio de Janeiro (1808-1850) e Licenciatura em História da África.

SERVIÇO
Ciclo Pensadores
Local: Casa do Saber Rio
Período: De 15 de setembro a 07 de outubro
Horário: das 19h30 às 21h30
Endereço: Shopping Leblon. Av. Afrânio de Melo Franco 290/ 101 – 1º piso
Valor do investimento: R$ 450

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa do Saber promove curso “Pelos caminhos do Rio”
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casa do Saber promove curso “Pelos caminhos do Rio”
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui