Centro do Rio terá orla

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Orla Prefeito Luiz Paulo Conde

O carioca, que já tem as beiras de praias na Zona Sul e Zona Oeste da cidade, terá outro local agradável para passear à beira-mar. A recém-criada Orla Prefeito Luiz Paulo Conde é um passeio público de 3,5 km que vai desde o Armazém 8 do Cais do Porto à Praça da Misericórdia.

Essa frente marítima redescoberta após as obras do Porto Maravilha será um grade atrativo a pedestres e ciclistas. Além disso, a área histórica vai ser cortada pelo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A Praça Mauá foi o primeiro trecho dessa nova orla entregue. Os demais têm inauguração prevista para o primeiro semestre de 2016.

Pao-do-Ouvidor

Advertisement

Além da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, o Diário do Rio indica um passeio pelo Shopping Paço do Ouvidor. Passa no Passo.

Museu de Arte do Rio (MAR), Biblioteca Nacional, Armazém da Utopia, Centro Cultural dos Correios, Centro Cultural Banco do Brasil e Casa França Brasil são alguns dos espaços culturais da Orla Conde, além do Museu do Amanhã e do AquaRio, que ainda serão inaugurados. Nas proximidades, cariocas e visitantes também poderão conhecer o Cais do Valongo, Pedra do Sal, Fortaleza da Conceição, Cemitério dos Ingleses, Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, entre outros.

Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), acredita que a Orla Conde vai promover um reencontro do carioca com o centro histórico.

“Esse novo passeio público vai mudar a percepção das pessoas sobre a região, trazendo mais circulação e permitindo fluidez maior entre os espaços culturais já existentes e os que estão em construção. A Orla Conde tem o potencial de mudar o caráter turístico da cidade, voltando mais atenções à memória do Rio de Janeiro e aos seus equipamentos culturais”, afirmou Fajardo ao site informativo Porto Maravilha.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro do Rio terá orla
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui