Cesar Maia fala sobre cenário para eleições 2008

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Digital image  Hoje o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, fez uma leitura sobre a atual situação das pré-candidaturas para Prefeito do Rio de Janeiro nas eleições de 2008. Acompanhe:

AINDA SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2008 NO RIO!

1. O quadro eleitoral vai se arrumando no Rio. Os pequenos/médios partidos decidiram lançar candidatos, como o PR -ex-PL- que lançou o popular ex-comandante do Corpo de Bombeiros. Isso vai ajudar a reduzir o patamar de votos para se ir ao segundo turno e vai tirar impacto dos comerciais e programas na TV, pela diluição. A única dúvida que persiste é sobre a candidatura ou não de Denise Frossard, que estaria aguardando o apoio de partidos que lhe dessem tempo de TV, fundamental para suas características de campanha.

2. Na convenção do diretório municipal do PT –a chapa do deputado Edson Santos- foi fácil vencedora o que tende a lhe garantir a convenção em 2008, que ele diz será antecipada para março como pré-convenção. O PDT -partido do líder em todas as pesquisas- deputado Wagner Montes- fará também uma pré-convenção. A princípio a fins de fevereiro.  De um lado estarão os candidatos a vereador que precisam de um puxador de legenda e do outro alguns históricos do partido que preferem marcar posição, como o ministro Lupi fez para governador em 2006.

jandira-feghalli 3. A pesquisa realizada pelo GPP dias 8 e 9 de dezembro, introduziu como sempre em época pré-eleitoral, a qualificação dos candidatos. O eleitor progressivamente saberá a origem de cada um, ou fará memória da mesma. Portanto qualificá-los é antecipar as pesquisas em uns seis meses. Esta qualificação tem que ser apenas informativa. Como por exemplo: Jandira Feghali, ex-deputada federal do PCdoB partido da base do presidente Lula. Ou Wagner Montes -comunicador de TV, deputado estadual do PDT, partido da base do presidente Lula, ou Solange Amaral, deputado federal do DEM e candidata do prefeito Cesar Maia. Etc…

Advertisement

4. Pesquisando desta forma Wagner Montes subiu para 23%, ficando três embolados num segundo patamar, entre 15% (Crivella), e 14% (Jandira e Solange). Depois vem o deputado Chico Alencar do PSOL, com 11%, que vence na zona sul da cidade e entre aqueles de maior renda e de nível superior completo. O deputado Luiz Paulo do PSDB e candidato de FHC e Marcelo Alencar vem com 5% e o deputado Edson Santos do PT com 3%.

3. Os cruzamentos mostram coerência na pesquisa, na medida em que Wagner e Crivella se destacam entre os mais pobres, entre os moradores de favela, e nos bairros populares. Solange divide com Chico Alencar a preferência nas áreas de classe média e sempre que o cruzamento é feito com a avaliação positiva do prefeito do Rio. Jandira fica numa posição intermediaria na zona sul e cresce na zona centro-norte que vai do Centro a Tijuca e Vila Isabel.

4. Nos cruzamentos com a avaliação positiva do prefeito, Solange e Chico Alencar crescem muito. Luiz Paulo cresce e Jandira fica numa situação neutra ao contrário de Wagner e Crivella. Nesses casos se trata de uma passagem pelas áreas citadas onde a avaliação do prefeito é pior.

5. A se confirmar este quadro de candidaturas este deverá ser o cenário de partida em junho. Denise sendo candidata e Wagner não sendo, seria necessária uma pesquisa com este outro quadro para reconfirmar os patamares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cesar Maia fala sobre cenário para eleições 2008
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui