Cidade inteligente: o desafio do lixo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cidade inteligente o desafio do lixo

Um dos maiores desafios das cidades modernas diz respeito ao tratamento dado ao lixo. Aqui no Rio, estamos começando a dar um passo rumo à maior eficiência nessa área, através de ações vinculadas ao conceito de “cidade inteligente”. Um dos exemplos, que tem grande credibilidade na Europa e foi a solução para diversos países, é enterrar o lixo através de um contêiner subterrâneo compactador.

A prefeitura implantou,  na Lapa, um novo sistema de coleta. Localizada na Praça Cardeal Câmara, entre as ruas dos Arcos e Mem de Sá, a lixeira subterrânea é um projeto piloto que permite o armazenamento de detritos de forma segura e evita que o lixo seja arrastado pela chuva ou rasgado por animais. Além de eliminar a possibilidade de contato entre agentes externos e o lixo, a lixeira subterrânea tem uma bomba automática que direciona o material diretamente para a rede de esgoto, evitando o mau cheiro no entorno. O equipamento conta com um dispositivo  revolucionário capaz de avisar ao Centro de Operações Rio e à Comlurb quando se encontra no limite, otimizando a logística de operação da empresa,  reduzindo a  poluição visual e afastando todos os agentes externos como os  animais e a chuva.

Advertisement

Com um reservatório de 5 m³, equivalente a uma caçamba tradicional, e um inovador desenho desenvolvido pelo designer carioca Zanini de Zanine, o equipamento conta com um grande diferencial: a capacidade de compactar o lixo, estocando até 25 m³ de material. O reservatório equivale a 104 contêineres de cor laranja utilizados pela Comlurb para o descarte do lixo nas ruas da cidade.

Dentre as vantagens do novo sistema estão melhora no ordenamento do lixo, geração de menos ruído e otimização da logística de coleta desse lixo, diminuindo o trânsito na cidade, porque reduz o número de caminhões circulando, além dos custos e da poluição. Operada de forma elétrica, a lixeira funciona como uma espécie de elevador para que a coleta possa ser feita pelo caminhão. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Conter, que possui sociedade com a italiana ORG, pioneira na instalação desse tipo de equipamento no continente europeu. Atualmente existem lixeiras subterrâneas na Zona Portuária, que são de responsabilidade da concessionária  Porto Novo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade inteligente: o desafio do lixo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui