Cluster 2014 em 14 de Setembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cluster

Para curtir o final do inverno em grande estilo, O Cluster chega a sua 9ª edição no dia 14 de setembro (domingo), no Solar das Palmeiras, em Botafogo, das 13h às 21h, trazendo muitas novidades. Espaço de exposição, vendas de produtos e compartilhamento de ideias, o evento multicultural é mais que um mercado e reúne jovens que movimentam a economia criativa carioca em áreas como moda, design, artes plásticas, música e gastronomia. Serão 39 marcas, seis casas gastronômicas, quatro artistas contemporâneos e cinco DJs.

Nesta edição, a estilista e organizadora do evento Carolina Herszenhut teve a ideia de montar uma exposição coletiva com a retrospectiva das principais obras criadas por artistas plásticos durante as edições anteriores d’O Cluster, como Marcelo Ment, Rodrigo Villas, Barba, Wark, entre outros. Uma ótima oportunidade no circuito OFF da feira Art Rio que acontecerá na mesma semana d’O Cluster. “Estamos formando um acervo de graffiti, pois em 2015 vamos reunir tudo em uma grande mostra onde esses painéis serão comercializados. Esta exposição atual será uma prévia do que estamos montando”, explica Carol.

Durante o evento, haverá ainda a exibição de um documentário especial O Cluster, dirigido pela Nos2 filmes, com cenas registradas em diversos momentos do evento, inserts de áudio do público resumindo o evento em uma só palavra, tudo sob uma edição bem dinâmica e uma trilha sonora astral da cantora Feist. Assista ao vídeo:

Advertisement

 

REVISTA ELETRÔNICA O CLUSTER

Outra grande novidade desta 9ª edição é o lançamento da Revista Eletrônica O Cluster, comandada por Carol e a jornalista Julia Ryff. A plataforma digital da marca acaba de ser lançada na Internet reunindo notícias, ensaios, entrevistas, tendências e iniciativas inovadoras dos jovens que fazem a nova economia criativa brasileira. A equipe produz conteúdo 100% exclusivo sobre os temas que fazem parte do universo e RG O Cluster: artes, moda, gastronomia, design, comportamento etc.

Entre os destaques da edição de estreia, uma reportagem sobre o universo dos jovens estilistas cariocas, uma matéria sobre gastronomia e os novos chefs; o conteúdo traz ainda uma entrevista exclusiva com Julius Wiedemann, Diretor de eBook e Editor-chefe de Design da Taschen, um brasileiro à frente da maior editora de arte e design do mundo. Além do editorial de moda “Jardim Surreal”, com fotos inusitadas e leves com peças de marcas jovens cariocas. A grande tela armada nos jardins do Solar das Palmeiras exibirá um slide show com prints da revista e o público já poderá navegar pelas páginas.

Outro ponto forte do novo portal é seu abraço e impulso aos jovens empreendedores. “Será um espaço onde as pessoas podem mostrar seu trabalho e ver o do outro. Queremos criar um catálogo eletrônico destes agentes da economia criativa, com espaço para a história de cada um”, explica Carol.

Pop Up Kombi

Hit de todas as edições, o Mercado de Flores, instalado caprichosamente na Pop Up Kombi, personalizada pelo Studio Lily, voltará nesta edição com mais novidades de plantas indispensáveis para decoração e consumo, como arranjos decorativos, temperos, ervas e plantas medicinais.

:: DESTAQUES DA 9ª EDIÇÃO ::

ARTES PLÁSTICAS

10322427_654707097955477_2400705325068751272_n

O Cluster recebe a exposição do fotodocumentarista de arte urbana Henrique Madeira, além dos artistas plásticos Rien, Scrau e Guilherme Memi fazendo live paintings, pinturas criadas em tempo real durante o evento. Na exposição “Esboço de Luz”, inspirada nas intervenções urbanas e seus ambientes, Henrique Madeira apresentará 12 fotos em 60×40 de light paint (pintura de luz). Nascido em Portugal e criado no Rio de Janeiro, ele introduziu o light paint na sua especialidade: documentar fotograficamente a arte urbana da cidade. Seu trabalho mistura técnicas que aperfeiçoou ao longo dos anos, em suas parcerias com artistas e seus seguidos testes. É o representante do Brasil no LPWA (Light Painting World Alliance), site que representa e reúne os maiores artistas da técnica no mundo.

Já o artista plástico, músico e designer gráfico paulistano Henrique Tomaz, o Rien, é conhecido por suas composições marcantes e enigmáticas. Em seus trabalhos, figuras humanas e animais se misturam entre ícones, formas geométricas, escrituras e borrões. Suas influências são o estudo dos símbolos, dos fenômenos psíquicos e de elementos do misticismo. Jairo Torres, mais conhecido como Scrau, iniciou sua trajetória no grafite em 1998, pelas ruas e muros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em seus trabalhos, faz intervenções em cartazes/outdoors pela cidade, tipo graffiti sobre imagens de propagandas, divulgações de shows, etc. E n’O Cluster ele fará uma intervenção sobre uma foto de uma edição anterior. Sua marca registrada é a estética monocromática. O carioca Guilherme Memi tem um trabalho que se assemelha aos famosos Cordéis, em preto e branco, e bem diferente dos grafites que costumam aparecer pela cidade. São desenhos com ausência de cor e com uma “linha” bem inusitada no graffiti, onde tudo costuma ser colorido e lúdico. O artista costuma se inspirar nas suas raízes nordestinas para criar suas obras.

MODA

10313339_654710921288428_2948749019909708772_n

Selecionadas pela curadoria do evento, 39 marcas de roupas, calçados e acessórios formam o time desta edição. Quem conferir o evenbto no Solar das Palmeiras no domingo conhecerá os trabalhos das grifes Flow, Miss Manga, Self +, Mash Up, Izca, Haight, Biombo, John Bags, Benta, Santa Expedita, Escudero, Mabo, Handred, You Do, A Versão, Carambola, Ivo Minoni, Hortense Aimee, Quaint, Mesclado, Hull, Notiluca, O Grito, Mai e Mai, Ursula Ferreira, Volver, Stúdio Lily, Casa da Lili, Marcela Cavalcante, Nathalia Canamary , Lust, Anouk Bags, Pipoca Press, Von Richers, Verkko e Guarda.

Um dos destaques desta edição é a Fábrica de Cór: Com objetos de decoração e utilidades vintages, conta histórias através de criações exclusivas a partir de itens antigos. A dupla Maria Canela (decoradora, perfumista e aficionada por móveis antigos) e Rafael Medina (artista visual, fotógrafo e fuçador de mercado de pulgas pelo mundo) procura valorizar as marcas do tempo dos objetos para manter sua história.

Já a Insecta Shoes cria sapatos veganos feitos a mão com tecidos garimpados e reaproveitados, sempre de modo criativo e descontraído. A marca se utiliza das mais diversas estampas, daqueles modelitos abandonados que viram botas e oxfords sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal. A dupla Pam Magpali e Babi Mattivy resolveram com a grife trazer ao mundo “um pouco mais de cor e consciência”.

O Estudio ABelha produz peças artesanais e numeradas de moda, decoração, acessórios e papelaria com estampas exclusivas e produção limitada sob o conceito “slow-fashion”: consumo consciente de moda personalizada e caprichada em todos os detalhes.

MÚSICA

10291127_654710221288498_8935487624282871501_n

A música que tomará todo o ambiente do Solar das Palmeiras dia 14 ficará por conta dos DJs residentes Ícaro dos Santose Andrei Yurievitch, e dos DJs convidados Nado Leal e Gustavo MM. O destaque desta edição é a primeira mulher a tocar no evento, a DJ Lili Prohmann, que faz versões de clássicos da música brasileira. Criada por ela, a festa pós-praia Disritmia, celebrizou o verão do Leme por acontecer à beira-mar e reunir um grande número de pessoas.

GASTRONOMIA

10407256_654707334622120_5006079326748273332_n

Parada obrigatória n’O Cluster, a praça gastronômica reúne pratos, petiscos e guloseimas das casas Namaste, Doce Predileto, Nem só de Pão e Piti Lacerda. O buffet personalizado Amélia Gastrô participa pela segunda vez com seus chips de batata baroa, sucesso na edição anterior, e a Nuu Pão de Queijo, estreia no meetingcom sanduíches de pão de queijo artesanais.

SERVIÇO:

O CLUSTER – 9ª EDIÇÃO
Data: 14 de setembro (Domingo)
Horário: Das 13h às 21h
Local: Solar das Palmeiras – Rua das Palmeiras, 35, Botafogo.
Tel: (21) 9 9856-9393
Entrada gratuita
Vá de Bike! (Bicicletário no local)
www.facebook.com/ocluster
www.ocluster.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cluster 2014 em 14 de Setembro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui