Comércio carioca quer mais que fique frio no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Frio Rio de Janeiro

Se você é dos que torcem pelo calor no Rio neste inverno, bem, você não é comerciante! É que de acordo com uma pesquisa do o CDLRio, que ouviu 500 lojistas do Centro e das Zonas Norte, Sul e Oeste, nossos comerciantes torcem é mais por um inverno rigoroso para aquecer as vendas e estima um crescimento de 5% se a temperatura realmente esfriar. Vejam só, 5% é o mesmo aumento esperado no comércio pela Rio 2016! Nosso frio é londrino e olímpico!

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, a onda de frio aumentou a venda de roupas de inverno e de produtos como cachecóis, luvas, gorros e acessórios além de edredons, colchas e cobertores. Afinal, que carioca tem roupa de frio para mais de dois dias? Eu mesmo só esperando o cartão virar para ir até o Outlet de Caxias para comprar meus casaquinhos! Só um moleton me serve, foram mais de 20 quilos ganhos nestes 2 anos!

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, o comércio precisa urgentemente se recuperar e cita como exemplo que todas as datas comemorativas no primeiro semestre – Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados – não confirmaram as expectativas de crescimento apontadas pelos institutos de pesquisas especializados em comércio varejista e registraram vendas negativas.

A pesquisa mostra que para 88% dos lojistas as vendas melhoraram com a queda da temperatura, 11,6% apontam como iguais às do ano passado e 0,4% como pior. Dos comerciantes ouvidos 82% afirmaram que a mudança da temperatura influenciou bastante as vendas e que 62% da procura é por artigos do vestuário, como casacos e camisas de manga comprida, seguido de 26% por acessórios como meias, cachecóis, segunda pele, luvas, toucas e cobertores. Segundo 86,4% dos entrevistados na primeira semana de junho quando o frio foi bastante intenso, o crescimento das vendas oscilou entre 10% e 20%.

Segundo os lojistas desses segmentos, a queda brusca da temperatura no Rio de Janeiro, trazendo um inverno que há muitos anos não se tinha, estimulou a venda de produtos da estação. Como no Rio os clientes não têm hábito de comprar roupas para o frio, o estoque para esse ano foi pequeno, por conta do clima de incerteza diante da crise que desestimulou o investimento, o lojista está enfrentando dificuldade, por falta de tempo hábil, em repor determinados produtos, e isso foi um dos motivos que freou um aumento maior nas vendas, mostra a pesquisa do Centro de Estudos do CDLRio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comércio carioca quer mais que fique frio no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui