Comércio carioca teve queda de vendas em Agosto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Milhares de pessoas vão às ruas do Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega) para compras de natal no tradicional centro de comércio popular do Rio de Janeiro.

As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro registraram queda de 6,8% em agosto, em comparação com o mesmo mês de 2015, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da Cidade. É o oitavo mês de vendas negativa do ano. No acumulado dos oito meses do ano (janeiro/agosto) ante o mesmo período do ano passado a queda nas vendas foi de 6.9 % e em comparação ao mês anterior (julho) a queda foi de 5,4%.

A pesquisa mostra também que todos os produtos do Ramo Mole (bens não duráveis) e do Ramo Duro (bens duráveis) registraram vendas negativas. Os setores que registraram as maiores quedas no faturamento no Ramo Mole foram Tecidos (-11,6%), Confecções (-8,9%) e Calçados (-2,5%). No Ramo Duro (bens duráveis) Óticas (-9,6%), Jóias (-9,4%), Eletrodomésticos (-6,3%) e Móveis (-0,5%).

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, o desempenho negativo das vendas do mês de agosto – o pior resultado para o mês desde 2003 – foi motivado pela crise econômica que o País atravessa, com desemprego em alta e falta de crédito, que tem inibido as compras do consumidor. “Além disso, o Dia dos Pais, uma das grandes datas comemorativas do comércio foi bastante fraco e não conseguiu reverter resultado negativo de 6,8%”, justifica Aldo.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas da Zona Norte venderam menos 10,4%, as do Centro menos 7,8% e as da Zona Sul menos 7,1%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas do Centro venderam menos 9,2%, as da Zona Norte menos 6,4% e as da Zona Sul menos 4,1%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comércio carioca teve queda de vendas em Agosto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui