Como será o trem-bala Rio de Janeiro-São Paulo | Diário do Rio

Como será o trem-bala Rio de Janeiro-São Paulo

77

Trem Bala A Revista Mundo Estranho que minha namorada faz questão de comprar todo mês trouxe uma matéria bem interessante para os cariocas. Dados sobre o Trem Bala que ligará Rio de Janeiro até São Paulo.

 

Vale comprar a revista, peça ao jornaleiro já que foi a ME de Março, para ver o infográfico.

 

Como será o primeiro trem-bala brasileiro?

 

Movido a energia elétrica, ele poderá ter um traçado com 518 quilômetros e fazer a viagem entre Rio de Janeiro e São Paulo em cerca de uma hora e meia. Nome oficial ele até já tem: Trem de Alta Velocidade (TAV), mas falta o governo federal fechar seu projeto definitivo, o que pode ocorrer agora em abril.

Depois, ainda é preciso abrir uma licitação para escolher as construtoras que farão a obra e muita paciência para vê-lo finalmente correndo pelos trilhos. Na melhor das hipóteses, uma pequena parte do trajeto entrará em operação apenas em 2014. Com base em alguns detalhes divulgados pelo governo e de projetos já estudados pelo Ministério dos Transportes, dá para ter uma ideia de como o nosso trem-bala poderá ser. : –>

VAI ENTRAR NOS TRILHOS?
Trajeto deve ter sete estações e custo de 11 bilhões de dólares
ESCALAS PREVISTAS
Pelos planos do governo, o trem-bala iria de Campinas ao Rio de Janeiro, num trajeto total de 518 km. Entre o ponto final e o inicial a ideia é passar por cinco paradas em cidades estratégicas, a principal delas, claro, em São Paulo.

POR QUE É RÁPIDO?
Movido a energia elétrica, o trem-bala é uma variação sofisticada dos trens comuns que já circulam no país. O que o ajuda a ser mais veloz é principalmente o traçado especial (mais reto, com curvas mais abertas) e o menor número de paradas.

PONTES E TÚNEIS
Para o trem-bala ser rápido, ele precisa de um traçado o mais reto possível. E para conseguir isso é bem provável que haja muitos túneis e pontes. Um dos projetos já estudados previa que 26% do trajeto seria feito em viadutos ou pontes e 33% em túneis!

SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS
A energia elétrica necessária para alimentar a linha do trem viria de subestações elétricas espalhadas ao longo de todo o trajeto. Alguns projetos falam em pelo menos 11 subestações. Além delas, seria preciso uma rede de cabos de alta tensão suspensos.

CUSTO DA OBRA
A previsão oficial do governo é que o trem-bala custe 11 bilhões de dólares, ou cerca de 25 bilhões de reais! Para ter uma ideia, isso é equivalente ao PIB anual do Mato Grosso do Sul, ou seja, tudo o que o estado produz de bens e serviços em um ano.
27 bilhões de dólares: Usina Hidrelétrica de Itaipu
11 bilhões de dólares: trem-bala
2,1 bilhões de dólares: 12,8 KM de metrô em SP

VELOCIDADE MÉDIA
Ainda estão sendo estudados modelos de trem-bala de vários países. O japonês N700, um dos mais modernos em operação, tem média de velocidade de 270 km/h. Mas os planos do governo são ambiciosos: fala-se em pelo menos 285 km/h de média!

VAGÕES E PASSAGEIROS
Tudo vai depender do tipo de trem escolhido pelo governo. Mas, tomando como exemplo o modelo japonês N700, cada trem seria capaz de levar 546 passageiros em oito vagões, três vezes a capacidade do avião mais usado no Brasil.

PREÇO DA PASSAGEM
Por enquanto, só dá para estimar usando um projeto – da empresa Italplan – aprovado pelo Ministério dos Transportes em 2004, mas depois deixado de lado. Por esse projeto, a passagem sairia por 120 reais.

CRONOGRAMA DO PROJETO
Confira a previsão do governo para as obras do trem-bala
1º TRIMESTRE DE 2009
Final dos estudos técnicos
ABRIL DE 2009
Divulgação do projeto definitivo
2º SEMESTRE DE 2009
Licitação da obra
2010
Início das obras
2014
Conclusão da primeira fase das obras

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima

77 Comentários

  1. Acho que melhorar o nosso metrô é mais essencial do que construir o Trem-bala…Extender o metrõ à Barra,ao Grande Rio,a Niterói e a outros lugares;Trocar os vagões velhos por novos;Melhorias nas estações( Novas e antigas );Substituir os trens da Supervia por Trens de metrô;Fazer com que se termine ou melhore a questão das superlotações…Terminar tudo que tem que ser terminado pra depois fazer o TAMBÉM importante trem-bala…Mas acho que o nosso metrô hoje é prioridade !!

  2. Acho melhor construirem um muro ao longo do trajeto assim que este estiver definido. Senão uma “comunidade” invade o percurso, se instala por lá, constroi um minhocao e depois pede indenizacao para que seja feita a remocao. Sem contar as ONGs e pseudo-sociólogos de plantao que irão protestar contra a atroz remocao.

    Exagero é claro, o problema social existe de fato, mas infelizmente, a industria da invasao eh uma triste realidade hoje…

  3. boa noite,queria saber se quinta-feira (09/04)vai ser ponto facultativo só no Rio ou para todo o estado?
    obg aguardarei a resposta.

  4. Não se faz um investimento decente no transporte público do RJ, como o Wendel citou, mas devemos lembrar que um trasnporte público que melhore a “comunicação” das cidades do grande Rio, ou até mesmo “apenas” dos bairros de nossa cidade só benificiará o povo, e isso não interessa a ninguém. Quem vai se benificiar deste trem será o Povo? Imagino talvez uma empregada doméstica que more em Austim, Belford Roxo, pegando esse trem para ir atender sua Patroa em Higienópolis (SP).

    • Fábio

      Você tem razão nas reenvidicações mas suas sugestões são para a cidade do Rio. Não são da alçada do Governo Federal.

  5. Acho que seria uma boa idéia, magine o trem bala do RJ a Sp, em 1 hora vc estaria em Sp, as duas maiores cidades do Brasil. Só acho que vai demorar pra ter um trem bala, é um investimento muito alto.

  6. É um investimento estratégico. O Brasil não pode ter como meio de transporte entre suas duas maiores cidades apenas rodovias e ponte aerea.
    Sou a favor.

  7. eu quero ques vcs façam show aqui no benedito bentes ou em maceio mesmmo obrigados pela sua atenção beijosssssssssssss

  8. O trem bala é excelente, porém, como anteriormente já citado, falta ampliar as linhas do metro bem como melhorar as vias terrestres. As estradas do RJ estão todas esburacadas e onduladas. No bairro Ilha do Governador a situação é mais caótica e não há interese em melhorar, salvo a pontinha dela, só porque tem o aeroporto Tom Jobim. Nesse bairro necessita de metro aéreo ligando ao centro, barra e etc. Também se faz necessário mais uma saída, uma vez que só há 1 acesso e quando congestiona é horrível. Para a copa de 2014 serão realizadas muitas obras de melhoria, entretanto todas voltadas ao público relâmpago que passará por aqui, quanto ao povo, só resta trabalhar, comer, dormir, falsa diversão e esperar a morte.

  9. Engraçado, para se pegar um onibus que vai da central do brasil para o aeroporto na ilha é nescessário pagar quato reais, por que só tem uma linha regular de onibus pra lá. Ou seja, não cuida nem do que tem imagine o que ainda será feito. Tem que dar mais atenção ao trasporte já existente porque este já está totalmente degradado, defasado e VELHO.

  10. Existe um porém: Já há no mercado tecnologia de levitação magnética de trens de alta velocidade, com um custo de energia muito menor. Parece que a China está adotando esta tecnologia alemã. É o caso de se tomar cuidado nessa decisão pois não faz sentido o Brasil adotar uma tecnologia obsoleta.

  11. Ernani Fernandes on

    Concordo inteiramente com o Bodhi (ver comentario anterior), e ainda gostaria de acrescentar: se o objetivo do Governo Federal é dispor de uma linha ferroviária de alta velocidade a partir de 2014, deve-se fazer um estudo preliminar sobre outras tecnologias. Tais estudos já estao em fase avancadas, por exemplo na China, e na Russia. A Corea já venceu várias barreiras, e espera entrar no “grupo” dos países com trens de alta velocidade. Por outro lado, deve-se tambem tomar cuidado com as colocacoes abordadas nos meios de comunicacao. Frases como as publicadas em globo.com ou uol.com.br, de que o percurso de aproximadamente 520Km seria superado em uma hora e meia é “absolutamente” utópico, irreal, ilusório… A “literatura-ferroviária” está cheia de exemplos das gigantescas obras ferroviárias dos últimos 20 anos, principalmente no que se refere aos fatores ambientais e sociais. E para os mais interessados, em particular para os nossos políticos dessa frente, existem ainda inúmeros dados técnicos disponíveis sobre o KTX da Corea, do ICE na Alemanha, do TGV na Franca, do Thalys da Bélgica, etc etc… Apenas como exemplo eu gostaria de citar a linha ferroviária mais rápida da Alemanha nos dias de hoje: Frankfurt-Colônia, com aproximadamente 320Km entre as duas estacoes. O trecho Stuttgart-Colonia, com aproximadamente 410Km foi reconstruido com apenas 3 estacoes, e que o “trem-bala-germanico ICE” nao supera em menos uma hora e 50 minutos! As obras dessa linha duraram 6 anos e meio, e muitas pessoas deixaram de contar os “zeros” nos milhoes estimados no início da obra, que foram se acrescentando ao longo desse período. Com uma demanda de aproximadamente 2 milhoes de passageiros por ano (apenas nessa rota), a Companhia Ferroviária Alema DB passou a ter lucro apenas 3,5 anos após o início das operacoes. A passagem nesse trecho custa em media 150 Euros. O resto dessa matemática eu deixo por conta da(s) firma(s), que assumirao a obra, bem como dos nossos parlamentares, que aprovarao as verbas (ou melhor, “a aplicacao dos impostos arrecados”…).

  12. vai ser muito bom, este trem para unir ainda mais o povo destes dois estados maravilhosos e com a comodidade que todos merecemos.
    sei que terá muitos visitantes de outros estados que vai adorar o passeio e a convivencia destes estados, abraços e até breve povo BRASILEIRO………………..ILSON RICCI

  13. Piada…

    Na minha opinião, devem melhorar o metrô do RJ, implementando estações em toda a zona oeste e rodoviária, promover a mudança das composições(está sendo feito), implementar reforma completa no porto do RJ.
    Enfim, não é necessário ter um trem bala apenas para ligar as duas cidades, poderia ser uma composição comum, com o dobro da velocidade do nosso metrô hoje em dia… Se fosse para ligar do sul do Brasil até o Rio de Janeiro, já é uma incógnita a se pensar…

    E outra, a maior dificuldade de se ter um trem bala no Brasil é a presença de deformidades no terreno. O que faz com que haja um investimento muito grande em furações de túneis e “aplainagem” do terreno.

    Na minha opinião, isso é apenas mais uma idéia mirabolante dos nossos governantes para torrar o dinheiro do povo. Sem contar que ocorrerá revolta de empresas rodoviárias, aéreas, etc etc…

  14. Pingback: Twitter Trackbacks for Como será o trem-bala Rio de Janeiro-São Paulo - Diário do Rio de Janeiro [diariodorio.com] on Topsy.com

  15. Sou a favor do trem bala, afinal esse aeroporto é só para empresários e pessoas de alto padrão, já o trem bala atenderá a todos como um aeroporto comum, não como um aeroporto ” de particulares “.

    • alem disso o maior problema do aeroporto é o atrazo os problemas com voo no trem bala não tem nada disso a não ser uma tempestade!!!

  16. O Brasil possui uma das mais atrasadas e precárias malhas ferroviarias do mundo.
    O transporte de carga não existe por aqui.
    O transporte ferroviário de passageiros a nível nacional é precário, antiquado.
    Os trens são velhos, e as estradas de ferro também.
    Com exceção dos metrôs urbanos, o transporte ferroviário no Brasil está totalmente esquecido pelo governo.
    Diante dessa realidade, não dá para entender a ambição de instalar por aqui o trem de alta velocidade.
    Se o País não tem condição de manter a ferrovia normal, porque trazer para o Brasil o trem bala?
    São centenas de bilhões de reais gastos desnecessariamente; um artigo de luxo que somente pode equipar paises mais desenvolvidos. Cada viagem de trem bala não vai sair por menos do que R$ 600,00.
    O Brasil necessita de outras coisas mais importantes do que isso.

  17. Luiz Fernando Horta `O Leary on

    Parabens.

    Acho que o Trem Bala vai ser muito bom para a nova fase que o Brasil esta entrando.
    De certa forma vai trazer beneficios parecidos com o da revolucao industrial ( de acordo com nossa epoca )
    A condicacao de estarmos participando do processo e estarmos tendo acesso a tecnologia, sera de fundamental inportancia para nosso desenvolvimento.

    Fernado

  18. VAMOS AGUARDAR, ESSE GOVERNO SEMPRE TEM PROJETOS PARA O FUTURO, SETE ANOS SE PASSARAM E SO SE FALA EM FUTURO. ATÉ AGORA , NADA, SO CORRUPÇÃO, DESMANDOS E DINHEIRO PUBLICO JOGADO PARA AS JANNELAS DOS PTISTAS , COMUNISTAS E ANARQUISTAS QUE ESTÃO COM O GOVERNO

  19. Acho muito impossivel para poder fazer esse tal trem bala …..
    Só acredito quando estiver pronto.Infelismente estamos no brasil.
    XOXOXXOXO…..

  20. O LULA DEVERIA TOMAR VERGONHA NESTA CARA GRANDE DELE E OLHAR UM POUCO MAIS P/ OS MENORES ABANDONADOS INVES DE FICAR CORRENDO ATRAS DE TREM IMAGINARIO. ELE NÃO TEVE INFANCIA NOVE DEDO DO CARALHO.

  21. na minha opiniao, é um bom investimento, se mudarmos a cara do brasil ate para nosso povo iremos mudar tambem as nossas atitudes, o brasil esta melhorando…esperem!

  22. Diz o velho ditado “É por isso que o Brasil não vai pre frente” pura verdade. Eu acho ótimo o Brasil querer um trem bala, mas porque tem que ser com tecnologia estrangeira, porque não insentivar os nossos tecnicos, engenheiros e afins a fazer um melhor que o dos outros, será que ainda não temos tecnologia para tanto? O japão já tem o seu trem bala desde os anos 60 e foram um dos pioneiros (por isso já começando a ficar ultrapassado). Acho eu que se o governo incentivar, nossos engenheiros tambem tem condições de fazer o nosso trem bala, já com tecnologia mais moderna, quem sabe magnetico ao invez de sobre trilhos. Pode ser que o custo de fazer assim saia um pouco mais caro, mas o lucro posterior (exportação de tecnologia) compensa em muito. Moro no Japão há 18 anos e ultimamente ouço muito comentários dos amigos japoneses dizendo: o Brasil está se tornando um país rico, mas o povo sempre vai ser pobre, por falta de escolaridade e tecnologia própria. Por isso se o governo não cuidar da educação deste povo sofrido e principalmente não incetivar os nossos cientistas, vamos continuar comprando tecnologia ultrapassada dos outros e pior, pagando altos preços. E nós povão, continuaremos sempre nesta merda … ACORDA BRASIL!!!

  23. Não sei se o Brasil está preparado para realizar projeto de tamanha monta, a previsão é 11 Bi $, ou seja 25 Bi R$, quanto será o custo final, incorporando ai, falcatruas e desvio de verbas de todo os modos. E no final vai beneficiar a quem vive na ponte Rio/São Paulo, este dinheiro seria melhor aplicado na Educação, Saúde e Segurança nesta ordem.

  24. Putz, tem gente falando mal do projeto, mais que gente burra!!
    se o governo não investe fala mal, se investe fala mal também..vai entender!!
    infraestrutura de transportes não é bom para o país??
    acho que o certo seria desenvolver um maglev nacional e fazer uma linha de porto alegre até manaus passando pelas capitais do litoral e outra de santos ate brasilia passando por diversas cidades, além de um trem de carga ligando os polos agricolas e industriais aos portos..
    já para as grandes cidades seria adotado o monotrilho como transporte coletivo, mais barato, moderno e rápido que o metro..

  25. CREIO QUE OS INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO TREM BALA PODERIA SER FEITO PELAS EMPRESAS FORNECEDORAS DO PROJETO E DAS UNIDADES.ASSIM TERÍAMOS UM MODERNO MEIO DE TRANSPORTE ENTRE AS PRINCIPAIS CIDADES DO BRASIL, SEM TERMOS QUE GASTAR O NOSSO SUADO DINHEIRO.

  26. O Trem Bala é um ótimo projeto, pois dará algo de útil para a elite paulista e carioca, e não seremos obrigados a conviver com maloqueiros e favelados no interior do trem, haja vista o preço da passagem, que não será para qualquer um.

    Espero anciosamente por esse trem!

  27. jefferson Rei's on

    Companheiro de blog, bacana sua matéria, parabens. tenho um blog pessoal, nada formal, percebi q sua matéria está bastante completa, estou pedindo autorização para colocar um link direto para seu blog, numa brincadeira que fiz entre o trem bala e a supervia. caso permita, peço q me add no jeffersonreis205@hotmail.com e diga ok? grato.

  28. Pessoal, pessoal!!!

    Trem Bala nome sugestivo, imagine quando estiver chegando e entrando no Estado do Rio de Janeiro, vai ser bala pra todo lado, não é não???

  29. antes de se falar em tres e trem bala o mais importante é regulamentação da classe metroviária que esta tramitando em brasilia onde vai estabelecer entre outras coisas a equiparação dos salários em todo brasil.

  30. tenho certeza que para concretizar esta obra muitas comunidades pobres serão sacrificadas,sera que o governo vai usar de justiça justa com estas comunidades? Pessoas que representam votos que o col

    ocaram no poder,espero do nosso ilustre presidente, justiça!!!!

    Sim o trem bala sera uma coisa muito útil para o brasil e creio eu muito mais seguro que aviaõ, enterligando as duas mais importantes cidades do brasil com certesa sera um grande sucesso!!! desejo que de tudo certo para todos, que todos tenham um final feliz!!!

  31. Gostaria que a credulidade de vcs ( o que eu chamo de pureza)fosse concreta e real.Estimo que pela quantidade de mentiras lancadas pelo governo petista, o trem bala seja a maior delas. O chefe da nacao e’ um mitomano, aquele que tem compulsao por mentiras. Vc. pra ter um trem desta monta, tem que ter tradicao em vias ferreas mais lentas, como ocorreu no passado com a Estrada de Ferro Santos- Jundiai e Estrada de Ferro Araraquarense.Os trens destas ferrovias do nosso Estado eram de bitola larga e a Diesel, consoantes com os existentes na Europa no final da decada de 50.Eram trens de luxo, fabricados na Republica Tcheca ou Hungria, se nao me engano. Velocidade destes trens- 50 kms por hora ,`as vezes 60 kms por hora. Hoje, estamos querendo sair de 0 km por hora pra 240 Kms por hora. Nao temos mais tradicoes de recursos humanos para lidarem com ferrovias. Sabemos que este modelo cruel, foi pra favorecer montadoras, fabricantes de pneus, petrobras e distribuidoras. O custo em mortes nas estradas foi altissimo, o que jamais teria ocorrido com os trens.Sou otimista, mas nao acredito nos homens que comandam este Pais. Pode trocar o que quiser, que o sacrificio do povo brasileiro sera’ eterno..kesamak

  32. Porque Lula quer construir o Trem Bala se ele diz que estar cortando despesas.
    Nós Funcionários Públicos, estamos tentando um mísero reajuste há mais de ano e não se consegue, além, disso os juízes junto com a CNJ já tiveram aumento no salário retroativo a set/09 e receberam tudo, inclusível até uma diferença q tinhamos a receber em jan/10 eles abocanharam. Fala-se em reajuste para funcionário só em 2019, intressante q comprei, (falando no popular) uma saca de açúcar em 2009 por R$ 43,00 e ultimamente fui comprar outra, o preço foi R$ 98,00. Conclusão em 2019 com meu salário se eu escapar não vou poder comprar o saco ou melhor vou ficar só com o saco pendurado. E aí, Lula da prá pegar o trem…

  33. Acho que tá demorando para começar esta construção.
    Infelismente tudo é demorado neste País.
    Se nossos governantes, deixassem de brigarem, e houvesse menos corrupção, e, não colocar a mão no dinheiro alheio, teríamos condições de fazermos muio mais trens bala neste pais.
    Imaginem, quanto mais trem bala, menos poluição, menos congestionamento nas rodovias, menos transtornos nos aeroportos.
    Seria muito mais rápiodo que os aviões, lógico, contando-se o tempo de espera, embarque etc.
    Temos que fazer uma pressão nos políticos para que estimulem a construção de trem bala, ligando norte ao sul, leste ao oeste brasileiro.
    Vamos incentivar a construção de trem para ligar as grandes cidades.
    Não só o trem bala, mas, a volta da ferroria é muito importente para o Pais.
    Imaginem quanto abaixaria o custo dos alimentos ??
    O pobre teria condições de alimentar-se com menos dinheiro.
    Pense nisto Brasil.

  34. André Ellwood on

    Só espero q isso saia sim do papel pois sera de extrema importancia tanto a obra como as vantagens do trem, eu trabalho com construção civil em uma conceituada empresa e sera maravilhoso participar de uma obra deste tamanho alem de ligar as duas maiores capitais do pais sera muito bom

  35. O povo Brasileiro tem que viver na Merd. e Morrer na Merd. A construção do Trem Bala, iria facilitar muito os Brasileiro que pagam passagens caras de ônibus e não tem nenhuma segurança nas estradas, com as passagens caras de avião, assaltos nas estradas, burracos, pedagios… Com o Trem Bala o Tempo de viagens é muito bom, segurança e facilidade para fazer negocios Rio X SP. Apoio o projeto, assino em Baixo.

  36. hércules cordeiro de novais on

    O nosso Brasil, o nosso povo, a nossa gente, merecem o que é bom, o que é melhor, o que é moderno e útil. Inicialmente, trens “maria fumaça”, Vapores e carroças. Após, os automóveis, ônibus, e a modernização constante. Agora, o trem bala. Vamos “pra frente, Brasil”. Merecemos o que é melhor. Como diz o velho adágio ” enquanto a cachorrada late, o trem bala passa” .

  37. Bruna de Oliveira on

    Olá gostaria de saber onde ficará as linhas do trem que saíra de barra mansa via Rio de janeiro gostaria de saber todos locais que passara se irá passar pela via Dutra ou pelas linhas ferroviarias que serão construidas e quais locais?
    Que moro na berada da via dutra ligando rio são paulo e estou preocupada em saber se vamos ficar sem casa!
    Solicito resposta mais rapido possivel.
    Obrigado

  38. Quando era pequenininho falavam tanto no trem bala, que minha mãe dizia ser coisa do outro mundo. Sempre tive medo do TREM BALA. Ainda bem que ficou só na promessa e nunca o TREM BALA veio. Quantos políticos foram eleitos prometendo o maldito TREM BALA da minha infância querida. O Zé da vida acredita novamente. Xô satanás!!!!!!!!!!!

  39. Eu acho interessante a ideia do trem de alta velocidade, como morador de sp sera uma coisa muito interessante para mim e provavelmente para os cariocas tambem, mas seria interessante tambem se reativassem ferrovias de velocidade normal em todo o Brasil por que todos os paises que tem transporte ferroviario de alta velocidade tem tambem os de velocidade normal. Por que se o Brasil tiver apenas essa linha de alta velocidade e nada mais será o país mais ambiguo do mundp.

  40. Viajar na ‘goma’. Sonhamos. Sonhar faz bem. Sabe da Petrolífera inaugurada pelo LULA nas eleições passadas chamada ABREU LIMA, lá em Pernambuco, pois é, sua sucessora também quer inaugurá-la outra vez. Os locais informam que faltam 70% da construção. É muita ‘cara de pau’. Sabe por que o Lula falou na semana passada que deveriam acabar com o DEM (partido Democratas)? Pois não deixaram que ele inaugura-se um trecho de 400 km da BR-101 sul de Santa Catarina, pois só há canteiros de obras, e estas estão paradas a mais de 1000 dias por falta de verba. TREM BALA!? Espereeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmm…

  41. Oi pessoal so fala mal do trem bala quem não conhece a praticidade e a pontualidade do Trem!!! dez veses melhor que de avião. vi muitos comentários no site, infelizmente tem muita gente cabeça dura que falam mal. eu conheço e não tem transporte mais rapido e melhor que ele na terra essas pessoas que puderem andar viajar, ja viajei de trem muitas veses é algo especial , so de pensar que não precisa ir ao aeroporto e ficar na fila esperando mais de hora, É FANTASTICO!!! como nosso amigo disse eu contradigo a ele que vai ficar muitos milhonarios no Brasil e se não gastarmos como vai ficar !!!

  42. Ehhhhh!!!
    Agora os traficantes do Rio vão poder fazer arrastão em Sampa e ainda voltarem a tempo de não perderem a novela da Globo!!!

    Brincadeira, mas falando sério, num vejo necessidade desse investimento todo nesse tipo de transporte. A idéia em si de unir as duas metrópoles é interessante,fora o como facilitaria a vida de muita gente que depende da “ponte aérea”. Acredito que esse dinheiro poderia ser melhor investido em saúde no Rio (que passa uns maus bocados no momento, violência nas duas cidades e meio de transporte aqui em sampa ( ta osso aki, vcs nem imaginam). Fica aí o meu recado.

  43. Acontece que a velocidade media das ferrovias brasileiras é em torno de 45 km parece que estamos ainda no seculo XIX ,o problema que o Brasil só perde por ter essa rede ferroviaria arcaica e os governantes não estão nem ai como sempre, esse trem bala ja devia ser fato consumado desde a decada de 70 quando veio a crise do petroleo.
    ja devia-mos ter uma linha que ligasse as capitais do sul ate as capitais do nordeste passando por entroncamentos pelo sudeste com centro oeste ligando com outros modais. Agora o governo Lula/Dilma estao planejando o tal Trem Bala enquanto as rodovias estao horriveis quando estão otimas tem pedagio e o IPVA pra que serve???
    Se sair esse Trem bala ogoverno vai ter que buscar fundos, sabem a onde??? a volta da CPMF
    Esse papo do trem bala ta que nem o papo da “volta” do Homem a Lua disserem que nao tem condicoes de mandarem o homem a lua denovo, mas querem mandar a Marte

  44. Com um dinheirão desses aí não dá prá pesquisar na construção de uma nave, nos moldes das espaciais extra-terrestres? Não invade terra de ninguem nem desaloja ninguém. Basta que nossos dirigentes sejam honestos em suas intenções e que estas sejam de benefícios sociais. Solução aparece nestes casos. Não que eu acredite em milagres, esses nem existem. Mas, será que não aconteceria algo insólito se derrepente tais dirigentes fossem realmente sinceros e agissem com HONESTIDADE? Vejo neste projetão apenas mais uma oportunidade para meterem a mão com vontade.

  45. Eu acho q esse dinehiro esta sendo mal investido
    pq eles querem isso para melhorar a economia mais não e disso q o pais precisa esim de invesimentos de verdade como na educação e Saude

    Eu fico puto com essas coisas depois brasil fica na merda

    e ninguem sabe porque os brasileiros estão indo para os outros paises.

  46. Prezados,

    Temos várias carências na área da saúde, educação e segurança pública. Acredito que tal valor que será utilizado neste mega projeto, pode ser destinado às várias lacunas de empreendimentos necessários para a população.

    Obs.: O Fluminense é TRICampeão brasileiro e não BI.

    Abraços,

  47. Sou inteiramentre favorável à implantação do trem-bala.E que não seja apenas entre Rio e São-Paulo mas em todo o Brasil. O trem-bala trárá desenvolvimento e milhares de empregos.Viva o trem-bala!

  48. 40.000 mortes no trânsito ocorrem todo ano no Brasil, e boa parte delas são em rodovias estaduais e federais, pois o viajante é obrigado a "dividir a estrada"com caminhões carretas e onibus, em pistas que não são duplicadas, e que não tem acostamento, e quando o viajante pensa em não enfrentar o perigo das rodovias,é obrigado a usar o avião, que alem de não ser "ecologicamente correto"devido ao seu combustivel, não conta com uma estrutura aeroportuaria adequada.O Brasil, em termos de transporte, está em um atraso de "mil anos", pois tendo a dimensão territorial que tem, já deveria ter dezenas de linhas de trens balas operando.

    • Arthur Gutemberg on

      mas somente um pequeno grupo de países possui o trem bala. o japão, a china a países da Europa já possuem sistemas de trem de alta velocidade. o Brasil será o segundo da América e o primeiro do hemisfério sul a ter esse tipo de transporte.

Leave A Reply