Como será o trem-bala Rio de Janeiro-São Paulo

Trem Bala A Revista Mundo Estranho que minha namorada faz questão de comprar todo mês trouxe uma matéria bem interessante para os cariocas. Dados sobre o Trem Bala que ligará Rio de Janeiro até São Paulo.

 

Vale comprar a revista, peça ao jornaleiro já que foi a ME de Março, para ver o infográfico.

 

Como será o primeiro trem-bala brasileiro?

 

Movido a energia elétrica, ele poderá ter um traçado com 518 quilômetros e fazer a viagem entre Rio de Janeiro e São Paulo em cerca de uma hora e meia. Nome oficial ele até já tem: Trem de Alta Velocidade (TAV), mas falta o governo federal fechar seu projeto definitivo, o que pode ocorrer agora em abril.

Depois, ainda é preciso abrir uma licitação para escolher as construtoras que farão a obra e muita paciência para vê-lo finalmente correndo pelos trilhos. Na melhor das hipóteses, uma pequena parte do trajeto entrará em operação apenas em 2014. Com base em alguns detalhes divulgados pelo governo e de projetos já estudados pelo Ministério dos Transportes, dá para ter uma ideia de como o nosso trem-bala poderá ser. : –>

VAI ENTRAR NOS TRILHOS?
Trajeto deve ter sete estações e custo de 11 bilhões de dólares
ESCALAS PREVISTAS
Pelos planos do governo, o trem-bala iria de Campinas ao Rio de Janeiro, num trajeto total de 518 km. Entre o ponto final e o inicial a ideia é passar por cinco paradas em cidades estratégicas, a principal delas, claro, em São Paulo.

POR QUE É RÁPIDO?
Movido a energia elétrica, o trem-bala é uma variação sofisticada dos trens comuns que já circulam no país. O que o ajuda a ser mais veloz é principalmente o traçado especial (mais reto, com curvas mais abertas) e o menor número de paradas.

PONTES E TÚNEIS
Para o trem-bala ser rápido, ele precisa de um traçado o mais reto possível. E para conseguir isso é bem provável que haja muitos túneis e pontes. Um dos projetos já estudados previa que 26% do trajeto seria feito em viadutos ou pontes e 33% em túneis!

SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS
A energia elétrica necessária para alimentar a linha do trem viria de subestações elétricas espalhadas ao longo de todo o trajeto. Alguns projetos falam em pelo menos 11 subestações. Além delas, seria preciso uma rede de cabos de alta tensão suspensos.

CUSTO DA OBRA
A previsão oficial do governo é que o trem-bala custe 11 bilhões de dólares, ou cerca de 25 bilhões de reais! Para ter uma ideia, isso é equivalente ao PIB anual do Mato Grosso do Sul, ou seja, tudo o que o estado produz de bens e serviços em um ano.
27 bilhões de dólares: Usina Hidrelétrica de Itaipu
11 bilhões de dólares: trem-bala
2,1 bilhões de dólares: 12,8 KM de metrô em SP

VELOCIDADE MÉDIA
Ainda estão sendo estudados modelos de trem-bala de vários países. O japonês N700, um dos mais modernos em operação, tem média de velocidade de 270 km/h. Mas os planos do governo são ambiciosos: fala-se em pelo menos 285 km/h de média!

VAGÕES E PASSAGEIROS
Tudo vai depender do tipo de trem escolhido pelo governo. Mas, tomando como exemplo o modelo japonês N700, cada trem seria capaz de levar 546 passageiros em oito vagões, três vezes a capacidade do avião mais usado no Brasil.

PREÇO DA PASSAGEM
Por enquanto, só dá para estimar usando um projeto – da empresa Italplan – aprovado pelo Ministério dos Transportes em 2004, mas depois deixado de lado. Por esse projeto, a passagem sairia por 120 reais.

CRONOGRAMA DO PROJETO
Confira a previsão do governo para as obras do trem-bala
1º TRIMESTRE DE 2009
Final dos estudos técnicos
ABRIL DE 2009
Divulgação do projeto definitivo
2º SEMESTRE DE 2009
Licitação da obra
2010
Início das obras
2014
Conclusão da primeira fase das obras

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire8935 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

89 Comentários

  • Nita Percalho Reply

    5 de setembro de 2012 at 20:34

    GOSTARIA QUE VOLTASSE O TREM BALA DO RIO HÁ SÃO PAULO , SERIA MARAVILHOSO , N PEGUEI A ÉPOCA QUE TINHA MAIS OS ANTIGOS DIZIA QUE ERA MUITO LINDO O ROTEIRO QUE O TREM FAZIA.

    • Nita Percalho Reply

      5 de setembro de 2012 at 23:56

      O TREM BALA É AGORA ,O TREM DE PRATA QUE ERA NO PASSADO ÉPOCA DOS MEUS AVÔS

  • Geovanna Piccinin Reply

    19 de julho de 2012 at 18:13

    40.000 mortes no trânsito ocorrem todo ano no Brasil, e boa parte delas são em rodovias estaduais e federais, pois o viajante é obrigado a "dividir a estrada"com caminhões carretas e onibus, em pistas que não são duplicadas, e que não tem acostamento, e quando o viajante pensa em não enfrentar o perigo das rodovias,é obrigado a usar o avião, que alem de não ser "ecologicamente correto"devido ao seu combustivel, não conta com uma estrutura aeroportuaria adequada.O Brasil, em termos de transporte, está em um atraso de "mil anos", pois tendo a dimensão territorial que tem, já deveria ter dezenas de linhas de trens balas operando.

    • Arthur Gutemberg Reply

      10 de agosto de 2012 at 23:36

      mas somente um pequeno grupo de países possui o trem bala. o japão, a china a países da Europa já possuem sistemas de trem de alta velocidade. o Brasil será o segundo da América e o primeiro do hemisfério sul a ter esse tipo de transporte.

  • Geraldo Pinto Reply

    3 de julho de 2012 at 01:32

    É realmente uma necessidade o Trem Bala para aliviar o transito da Dutra. Está demorando!

  • Silvia Barbosa Barbosa Reply

    26 de junho de 2012 at 03:05

    vai ficar shou de bola.

  • Wagner Do Carmo Reply

    3 de Maio de 2012 at 22:52

    Muito show!!!

  • Edson Trindade Reply

    7 de setembro de 2011 at 01:08

    e quem tá na reta qual vai ser o papo

  • Edson Trindade Reply

    7 de setembro de 2011 at 01:07

    quero saber qual vai de geral que ta na reta

  • Mcgiffoni Reply

    9 de agosto de 2011 at 15:44

    o brasil precisa do trem bala para se “atualizar“ com a tecnologia dos outros paises.

  • Maoormhigm123 Reply

    4 de agosto de 2011 at 19:07

    Eu trem bala da colina

  • JEFIN BM 16 Reply

    31 de julho de 2011 at 18:42

    E UMA BOA O TREM BALA 

  • claudinei Reply

    24 de julho de 2011 at 12:18

    tem que fazer o trem bala mesmo se nao for pro trem bala vai pro bouso dos puliticos mesmo

  • Lmberto Reply

    16 de julho de 2011 at 23:32

    nem que quisesse o Brasil teria essa capacidade de cumprir esse cronograma pq nada no brasil corre do modo previsto!!!

  • Framklim Reply

    13 de julho de 2011 at 16:01

    Imaginem que o valor atual é de R$ 34,6 bilhões.. veja no link http://www.deputadoheinze.com.br/index.php/proposicoes/informacoes/abaixo-assinado

  • marcelo Reply

    5 de julho de 2011 at 22:24

    Isso é para países ricos como o Japão,Alemanha e Inglaterra que não têm problemas sociais. Nós estamos com problemas na saúde,educação e também nos transportes.
    Aqui é o Brasil! Uma obra dessas virará uma verdadeiro rombo nos cofres públicos pela nossa lentidão e corrupção desenfreada!

  • jayr Reply

    29 de Maio de 2011 at 16:26

    jayr

    É um bom projeto e audacioso, mas vamos pensar em melhorar os trens que circulam no nosso país que é uma coisa de dar vergonha à qualquer um, eu ando de trem e sei como é viajar em um trem sem conforto e lotado, uma vez ou outra que vc viaja em um trem de ar condicionado, que não estar suportando mais à quantidade de pessoas que viaja nele.
    E quando acontece de vc estar em um trem e ter que sair correndo, igual um desesperado, pois o que vai sair estar em outra platoforma.
    Falta segurança e após certo horário ele não funciona, isso é um absurdo?
    Precisamos melhorar à avenida brasil que quando chove e uma droga e melhorar à praça da bandeira, que desde de que eu me entendo por gente, nada foi feito e não vai ser feito nada, e se acontecer vai ser um milagre.
    Colocar mais segurança na avenida brasil, pois se um carro enguiçar é melhor sair correndo do local, do que ficar esperando um socorro.
    Eu só vi os trens novos cumprirem os horários conforme manda o regulamento, nos dias em que teve show no engenhão, pois à super via não colocou trens sem ar, somente circulou trens com ar condicionado, pois nestes dias só viajaram os mauricios da zona zul, nos dias comuns os pobrinhos sofrem com os trens sem condições de uso, uma vez ou outra que surge um trem com ar condicionado.

  • LUCIANO Reply

    27 de Abril de 2011 at 05:55

    NÃO SENDO FEITO COM GRANA DESTINADA AO NORDESTE COMO FOI A PONTE RIO NITEROI.

  • Carlos Santos87 Reply

    27 de Março de 2011 at 13:54

    Notícia Velha, estamos em 2011 e as obras nem começaram!!! O Brasil é isso, muito blá-blá-blá e pouca ação. Se queremos ser uma potência devemos investir em educação primeiramente e não em obras faraônicas…..

  • rildo Reply

    8 de Fevereiro de 2011 at 20:27

    Sou inteiramentre favorável à implantação do trem-bala.E que não seja apenas entre Rio e São-Paulo mas em todo o Brasil. O trem-bala trárá desenvolvimento e milhares de empregos.Viva o trem-bala!

  • Roberto Reply

    7 de Fevereiro de 2011 at 12:22

    Preferia que o governo investisse mais para combater as favelas,a poluição e a violência dessas duas cidades.

  • Jorge Silva Reply

    6 de dezembro de 2010 at 20:09

    Prezados,

    Temos várias carências na área da saúde, educação e segurança pública. Acredito que tal valor que será utilizado neste mega projeto, pode ser destinado às várias lacunas de empreendimentos necessários para a população.

    Obs.: O Fluminense é TRICampeão brasileiro e não BI.

    Abraços,

  • Brasil é merda Reply

    29 de novembro de 2010 at 15:23

    Eu acho q esse dinehiro esta sendo mal investido
    pq eles querem isso para melhorar a economia mais não e disso q o pais precisa esim de invesimentos de verdade como na educação e Saude

    Eu fico puto com essas coisas depois brasil fica na merda

    e ninguem sabe porque os brasileiros estão indo para os outros paises.

  • Edson Ribeiro Reply

    21 de novembro de 2010 at 16:38

    Com um dinheirão desses aí não dá prá pesquisar na construção de uma nave, nos moldes das espaciais extra-terrestres? Não invade terra de ninguem nem desaloja ninguém. Basta que nossos dirigentes sejam honestos em suas intenções e que estas sejam de benefícios sociais. Solução aparece nestes casos. Não que eu acredite em milagres, esses nem existem. Mas, será que não aconteceria algo insólito se derrepente tais dirigentes fossem realmente sinceros e agissem com HONESTIDADE? Vejo neste projetão apenas mais uma oportunidade para meterem a mão com vontade.

  • Darwin Frick Reply

    8 de novembro de 2010 at 14:37

    Acontece que a velocidade media das ferrovias brasileiras é em torno de 45 km parece que estamos ainda no seculo XIX ,o problema que o Brasil só perde por ter essa rede ferroviaria arcaica e os governantes não estão nem ai como sempre, esse trem bala ja devia ser fato consumado desde a decada de 70 quando veio a crise do petroleo.
    ja devia-mos ter uma linha que ligasse as capitais do sul ate as capitais do nordeste passando por entroncamentos pelo sudeste com centro oeste ligando com outros modais. Agora o governo Lula/Dilma estao planejando o tal Trem Bala enquanto as rodovias estao horriveis quando estão otimas tem pedagio e o IPVA pra que serve???
    Se sair esse Trem bala ogoverno vai ter que buscar fundos, sabem a onde??? a volta da CPMF
    Esse papo do trem bala ta que nem o papo da “volta” do Homem a Lua disserem que nao tem condicoes de mandarem o homem a lua denovo, mas querem mandar a Marte

  • Edge Oliver Reply

    26 de outubro de 2010 at 22:07

    Ehhhhh!!!
    Agora os traficantes do Rio vão poder fazer arrastão em Sampa e ainda voltarem a tempo de não perderem a novela da Globo!!!

    Brincadeira, mas falando sério, num vejo necessidade desse investimento todo nesse tipo de transporte. A idéia em si de unir as duas metrópoles é interessante,fora o como facilitaria a vida de muita gente que depende da “ponte aérea”. Acredito que esse dinheiro poderia ser melhor investido em saúde no Rio (que passa uns maus bocados no momento, violência nas duas cidades e meio de transporte aqui em sampa ( ta osso aki, vcs nem imaginam). Fica aí o meu recado.

  • laerte Reply

    7 de outubro de 2010 at 13:42

    Oi pessoal so fala mal do trem bala quem não conhece a praticidade e a pontualidade do Trem!!! dez veses melhor que de avião. vi muitos comentários no site, infelizmente tem muita gente cabeça dura que falam mal. eu conheço e não tem transporte mais rapido e melhor que ele na terra essas pessoas que puderem andar viajar, ja viajei de trem muitas veses é algo especial , so de pensar que não precisa ir ao aeroporto e ficar na fila esperando mais de hora, É FANTASTICO!!! como nosso amigo disse eu contradigo a ele que vai ficar muitos milhonarios no Brasil e se não gastarmos como vai ficar !!!

  • João Reply

    29 de setembro de 2010 at 20:50

    É aqui no Brasil o que mais tem é bala passando de um lado para o outro.(Bala não trem bala entendeu Rsrsrs)

  • Bodhi Reply

    21 de setembro de 2010 at 19:23

    E as obras já começaram?
    O cronograma diz início das obras em 2010!

  • Moisés Dias Reply

    21 de setembro de 2010 at 00:38

    Viajar na ‘goma’. Sonhamos. Sonhar faz bem. Sabe da Petrolífera inaugurada pelo LULA nas eleições passadas chamada ABREU LIMA, lá em Pernambuco, pois é, sua sucessora também quer inaugurá-la outra vez. Os locais informam que faltam 70% da construção. É muita ‘cara de pau’. Sabe por que o Lula falou na semana passada que deveriam acabar com o DEM (partido Democratas)? Pois não deixaram que ele inaugura-se um trecho de 400 km da BR-101 sul de Santa Catarina, pois só há canteiros de obras, e estas estão paradas a mais de 1000 dias por falta de verba. TREM BALA!? Espereeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmm…

  • jeje Reply

    20 de setembro de 2010 at 22:16

    O Brasil precisa é de um maglev!!!!!!

  • Bruno Pinheiro Reply

    20 de setembro de 2010 at 08:29

    Eu acho interessante a ideia do trem de alta velocidade, como morador de sp sera uma coisa muito interessante para mim e provavelmente para os cariocas tambem, mas seria interessante tambem se reativassem ferrovias de velocidade normal em todo o Brasil por que todos os paises que tem transporte ferroviario de alta velocidade tem tambem os de velocidade normal. Por que se o Brasil tiver apenas essa linha de alta velocidade e nada mais será o país mais ambiguo do mundp.

  • luizclaudio Reply

    14 de setembro de 2010 at 19:18

    loucura 11 bilhoes daria para comprar 190 jatos 737-800, nem a tam que é a mior do pais nao tem essa frota

  • Moisés Dias Reply

    13 de setembro de 2010 at 21:47

    Quando era pequenininho falavam tanto no trem bala, que minha mãe dizia ser coisa do outro mundo. Sempre tive medo do TREM BALA. Ainda bem que ficou só na promessa e nunca o TREM BALA veio. Quantos políticos foram eleitos prometendo o maldito TREM BALA da minha infância querida. O Zé da vida acredita novamente. Xô satanás!!!!!!!!!!!

  • Bruna de Oliveira Reply

    2 de setembro de 2010 at 12:10

    Olá gostaria de saber onde ficará as linhas do trem que saíra de barra mansa via Rio de janeiro gostaria de saber todos locais que passara se irá passar pela via Dutra ou pelas linhas ferroviarias que serão construidas e quais locais?
    Que moro na berada da via dutra ligando rio são paulo e estou preocupada em saber se vamos ficar sem casa!
    Solicito resposta mais rapido possivel.
    Obrigado

  • hércules cordeiro de novais Reply

    18 de agosto de 2010 at 13:18

    O nosso Brasil, o nosso povo, a nossa gente, merecem o que é bom, o que é melhor, o que é moderno e útil. Inicialmente, trens “maria fumaça”, Vapores e carroças. Após, os automóveis, ônibus, e a modernização constante. Agora, o trem bala. Vamos “pra frente, Brasil”. Merecemos o que é melhor. Como diz o velho adágio ” enquanto a cachorrada late, o trem bala passa” .

  • De França Reply

    12 de agosto de 2010 at 11:51

    O povo Brasileiro tem que viver na Merd. e Morrer na Merd. A construção do Trem Bala, iria facilitar muito os Brasileiro que pagam passagens caras de ônibus e não tem nenhuma segurança nas estradas, com as passagens caras de avião, assaltos nas estradas, burracos, pedagios… Com o Trem Bala o Tempo de viagens é muito bom, segurança e facilidade para fazer negocios Rio X SP. Apoio o projeto, assino em Baixo.

  • André Ellwood Reply

    6 de Abril de 2010 at 12:21

    Só espero q isso saia sim do papel pois sera de extrema importancia tanto a obra como as vantagens do trem, eu trabalho com construção civil em uma conceituada empresa e sera maravilhoso participar de uma obra deste tamanho alem de ligar as duas maiores capitais do pais sera muito bom

  • Jurandir Reply

    31 de Março de 2010 at 08:07

    Acho que tá demorando para começar esta construção.
    Infelismente tudo é demorado neste País.
    Se nossos governantes, deixassem de brigarem, e houvesse menos corrupção, e, não colocar a mão no dinheiro alheio, teríamos condições de fazermos muio mais trens bala neste pais.
    Imaginem, quanto mais trem bala, menos poluição, menos congestionamento nas rodovias, menos transtornos nos aeroportos.
    Seria muito mais rápiodo que os aviões, lógico, contando-se o tempo de espera, embarque etc.
    Temos que fazer uma pressão nos políticos para que estimulem a construção de trem bala, ligando norte ao sul, leste ao oeste brasileiro.
    Vamos incentivar a construção de trem para ligar as grandes cidades.
    Não só o trem bala, mas, a volta da ferroria é muito importente para o Pais.
    Imaginem quanto abaixaria o custo dos alimentos ??
    O pobre teria condições de alimentar-se com menos dinheiro.
    Pense nisto Brasil.

  • Sebastiâo Reply

    20 de Março de 2010 at 09:08

    Porque Lula quer construir o Trem Bala se ele diz que estar cortando despesas.
    Nós Funcionários Públicos, estamos tentando um mísero reajuste há mais de ano e não se consegue, além, disso os juízes junto com a CNJ já tiveram aumento no salário retroativo a set/09 e receberam tudo, inclusível até uma diferença q tinhamos a receber em jan/10 eles abocanharam. Fala-se em reajuste para funcionário só em 2019, intressante q comprei, (falando no popular) uma saca de açúcar em 2009 por R$ 43,00 e ultimamente fui comprar outra, o preço foi R$ 98,00. Conclusão em 2019 com meu salário se eu escapar não vou poder comprar o saco ou melhor vou ficar só com o saco pendurado. E aí, Lula da prá pegar o trem…

  • kesamak Reply

    19 de Fevereiro de 2010 at 15:53

    Gostaria que a credulidade de vcs ( o que eu chamo de pureza)fosse concreta e real.Estimo que pela quantidade de mentiras lancadas pelo governo petista, o trem bala seja a maior delas. O chefe da nacao e’ um mitomano, aquele que tem compulsao por mentiras. Vc. pra ter um trem desta monta, tem que ter tradicao em vias ferreas mais lentas, como ocorreu no passado com a Estrada de Ferro Santos- Jundiai e Estrada de Ferro Araraquarense.Os trens destas ferrovias do nosso Estado eram de bitola larga e a Diesel, consoantes com os existentes na Europa no final da decada de 50.Eram trens de luxo, fabricados na Republica Tcheca ou Hungria, se nao me engano. Velocidade destes trens- 50 kms por hora ,`as vezes 60 kms por hora. Hoje, estamos querendo sair de 0 km por hora pra 240 Kms por hora. Nao temos mais tradicoes de recursos humanos para lidarem com ferrovias. Sabemos que este modelo cruel, foi pra favorecer montadoras, fabricantes de pneus, petrobras e distribuidoras. O custo em mortes nas estradas foi altissimo, o que jamais teria ocorrido com os trens.Sou otimista, mas nao acredito nos homens que comandam este Pais. Pode trocar o que quiser, que o sacrificio do povo brasileiro sera’ eterno..kesamak

  • kardecgonzaga Reply

    28 de Janeiro de 2010 at 17:34

    tenho certeza que para concretizar esta obra muitas comunidades pobres serão sacrificadas,sera que o governo vai usar de justiça justa com estas comunidades? Pessoas que representam votos que o col

    ocaram no poder,espero do nosso ilustre presidente, justiça!!!!

    Sim o trem bala sera uma coisa muito útil para o brasil e creio eu muito mais seguro que aviaõ, enterligando as duas mais importantes cidades do brasil com certesa sera um grande sucesso!!! desejo que de tudo certo para todos, que todos tenham um final feliz!!!

  • michell Reply

    14 de Janeiro de 2010 at 18:57

    Como será o primeiro trem-bala brasileiro?

  • ben Reply

    8 de Janeiro de 2010 at 18:27

    antes de se falar em tres e trem bala o mais importante é regulamentação da classe metroviária que esta tramitando em brasilia onde vai estabelecer entre outras coisas a equiparação dos salários em todo brasil.

  • Bradock Reply

    8 de Janeiro de 2010 at 15:04

    Pessoal, pessoal!!!

    Trem Bala nome sugestivo, imagine quando estiver chegando e entrando no Estado do Rio de Janeiro, vai ser bala pra todo lado, não é não???

  • carlos Reply

    7 de Janeiro de 2010 at 20:14

    Qual éo Trem Mais Rapido

    • laerte Reply

      7 de outubro de 2010 at 13:52

      o trem do japão Hikahi chega a 500 por hora

  • jefferson Rei's Reply

    6 de Janeiro de 2010 at 14:39

    Companheiro de blog, bacana sua matéria, parabens. tenho um blog pessoal, nada formal, percebi q sua matéria está bastante completa, estou pedindo autorização para colocar um link direto para seu blog, numa brincadeira que fiz entre o trem bala e a supervia. caso permita, peço q me add no jeffersonreis205@hotmail.com e diga ok? grato.

  • Bodhi Reply

    28 de dezembro de 2009 at 21:16

    Quem escreve “anciosamente” dificilmente faz parte da elite.
    Ou pior, talvez faça…

  • Walter Reply

    28 de dezembro de 2009 at 10:23

    O Trem Bala é um ótimo projeto, pois dará algo de útil para a elite paulista e carioca, e não seremos obrigados a conviver com maloqueiros e favelados no interior do trem, haja vista o preço da passagem, que não será para qualquer um.

    Espero anciosamente por esse trem!

  • Paulo Pimont Reply

    6 de dezembro de 2009 at 15:59

    CREIO QUE OS INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO TREM BALA PODERIA SER FEITO PELAS EMPRESAS FORNECEDORAS DO PROJETO E DAS UNIDADES.ASSIM TERÍAMOS UM MODERNO MEIO DE TRANSPORTE ENTRE AS PRINCIPAIS CIDADES DO BRASIL, SEM TERMOS QUE GASTAR O NOSSO SUADO DINHEIRO.

  • alisson Reply

    27 de novembro de 2009 at 10:23

    oba trem bala e bom demai

  • SOARES Reply

    26 de novembro de 2009 at 22:56

    vao comesa a obra no final do mamdato dele pra pucha vto despois vao abamdonar.eles sao mestre nesta .

  • lll Reply

    22 de novembro de 2009 at 18:28

    Putz, tem gente falando mal do projeto, mais que gente burra!!
    se o governo não investe fala mal, se investe fala mal também..vai entender!!
    infraestrutura de transportes não é bom para o país??
    acho que o certo seria desenvolver um maglev nacional e fazer uma linha de porto alegre até manaus passando pelas capitais do litoral e outra de santos ate brasilia passando por diversas cidades, além de um trem de carga ligando os polos agricolas e industriais aos portos..
    já para as grandes cidades seria adotado o monotrilho como transporte coletivo, mais barato, moderno e rápido que o metro..

  • Carlos Reply

    21 de novembro de 2009 at 19:26

    ………..Ooooops, falha nossa. Temos por trilhos. Só que este, nem se compara. Sem dúvida é muuuuuuuito melhor. Falei!

    http://Twitter.com/RioSaoPauloRio

  • Carlos Reply

    21 de novembro de 2009 at 19:21

    Bom, por terra, ar, agua; agora por trilhos. Rota Rio São Paulo Rio, é sem dúvida onde ocorre o maior tráfego de pessoas e mercadorias. Merecemos esta oportunidade.

    http://Twitter.com/RioSaoPauloRio

  • Carlos Compa Reply

    5 de novembro de 2009 at 12:42

    Não sei se o Brasil está preparado para realizar projeto de tamanha monta, a previsão é 11 Bi $, ou seja 25 Bi R$, quanto será o custo final, incorporando ai, falcatruas e desvio de verbas de todo os modos. E no final vai beneficiar a quem vive na ponte Rio/São Paulo, este dinheiro seria melhor aplicado na Educação, Saúde e Segurança nesta ordem.

  • Murata 1 Reply

    25 de outubro de 2009 at 12:09

    Diz o velho ditado “É por isso que o Brasil não vai pre frente” pura verdade. Eu acho ótimo o Brasil querer um trem bala, mas porque tem que ser com tecnologia estrangeira, porque não insentivar os nossos tecnicos, engenheiros e afins a fazer um melhor que o dos outros, será que ainda não temos tecnologia para tanto? O japão já tem o seu trem bala desde os anos 60 e foram um dos pioneiros (por isso já começando a ficar ultrapassado). Acho eu que se o governo incentivar, nossos engenheiros tambem tem condições de fazer o nosso trem bala, já com tecnologia mais moderna, quem sabe magnetico ao invez de sobre trilhos. Pode ser que o custo de fazer assim saia um pouco mais caro, mas o lucro posterior (exportação de tecnologia) compensa em muito. Moro no Japão há 18 anos e ultimamente ouço muito comentários dos amigos japoneses dizendo: o Brasil está se tornando um país rico, mas o povo sempre vai ser pobre, por falta de escolaridade e tecnologia própria. Por isso se o governo não cuidar da educação deste povo sofrido e principalmente não incetivar os nossos cientistas, vamos continuar comprando tecnologia ultrapassada dos outros e pior, pagando altos preços. E nós povão, continuaremos sempre nesta merda … ACORDA BRASIL!!!

  • der Reply

    24 de outubro de 2009 at 17:36

    na minha opiniao, é um bom investimento, se mudarmos a cara do brasil ate para nosso povo iremos mudar tambem as nossas atitudes, o brasil esta melhorando…esperem!

  • CLÁUDINHO G Reply

    13 de outubro de 2009 at 11:00

    ACHO QUE É MELHOR USAR ESTE DINHEIRO P/ ACABAR C/ A FOME DO BRASIL OQUE ESTE TREM VAI TRAZER DE BOM PRO POVO?????????

  • Fabricio Reply

    13 de outubro de 2009 at 08:32

    Vamos que vamos para copa do mundo 2014.
    vamos que vamos para olimpidas 2016 de trem bala.

  • cláudio g Reply

    13 de outubro de 2009 at 08:21

    O LULA DEVERIA TOMAR VERGONHA NESTA CARA GRANDE DELE E OLHAR UM POUCO MAIS P/ OS MENORES ABANDONADOS INVES DE FICAR CORRENDO ATRAS DE TREM IMAGINARIO. ELE NÃO TEVE INFANCIA NOVE DEDO DO CARALHO.

  • Fabricio Reply

    13 de outubro de 2009 at 08:11

    Acho muito impossivel para poder fazer esse tal trem bala …..
    Só acredito quando estiver pronto.Infelismente estamos no brasil.
    XOXOXXOXO…..

  • MARIO DE MOURA Reply

    12 de outubro de 2009 at 17:57

    VAMOS AGUARDAR, ESSE GOVERNO SEMPRE TEM PROJETOS PARA O FUTURO, SETE ANOS SE PASSARAM E SO SE FALA EM FUTURO. ATÉ AGORA , NADA, SO CORRUPÇÃO, DESMANDOS E DINHEIRO PUBLICO JOGADO PARA AS JANNELAS DOS PTISTAS , COMUNISTAS E ANARQUISTAS QUE ESTÃO COM O GOVERNO

  • Luiz Fernando Horta `O Leary Reply

    3 de outubro de 2009 at 13:19

    Parabens.

    Acho que o Trem Bala vai ser muito bom para a nova fase que o Brasil esta entrando.
    De certa forma vai trazer beneficios parecidos com o da revolucao industrial ( de acordo com nossa epoca )
    A condicacao de estarmos participando do processo e estarmos tendo acesso a tecnologia, sera de fundamental inportancia para nosso desenvolvimento.

    Fernado

  • Celso Reply

    28 de setembro de 2009 at 09:12

    O Brasil possui uma das mais atrasadas e precárias malhas ferroviarias do mundo.
    O transporte de carga não existe por aqui.
    O transporte ferroviário de passageiros a nível nacional é precário, antiquado.
    Os trens são velhos, e as estradas de ferro também.
    Com exceção dos metrôs urbanos, o transporte ferroviário no Brasil está totalmente esquecido pelo governo.
    Diante dessa realidade, não dá para entender a ambição de instalar por aqui o trem de alta velocidade.
    Se o País não tem condição de manter a ferrovia normal, porque trazer para o Brasil o trem bala?
    São centenas de bilhões de reais gastos desnecessariamente; um artigo de luxo que somente pode equipar paises mais desenvolvidos. Cada viagem de trem bala não vai sair por menos do que R$ 600,00.
    O Brasil necessita de outras coisas mais importantes do que isso.

  • Quintino Gomes (Editor) Reply

    23 de setembro de 2009 at 18:23

    Robert,
    sem querer te decepcionar mas o trem não será mais barato que uma passagem aérea hj

  • Robert Reply

    23 de setembro de 2009 at 13:15

    Sou a favor do trem bala, afinal esse aeroporto é só para empresários e pessoas de alto padrão, já o trem bala atenderá a todos como um aeroporto comum, não como um aeroporto ” de particulares “.

    • laerte Reply

      7 de outubro de 2010 at 13:48

      alem disso o maior problema do aeroporto é o atrazo os problemas com voo no trem bala não tem nada disso a não ser uma tempestade!!!

  • Godoy Reply

    3 de setembro de 2009 at 15:10

    pensem pelo lado “bom” os meliantes não vão poder fazer o sequestro relampago.Ah!!!!! por enquanto.

  • Bodhi Reply

    24 de agosto de 2009 at 21:53

    Alguém me explica o que é “uma incógnita a se pensar”???

  • João Paulo Reply

    21 de agosto de 2009 at 14:00

    Resumindo: Esse projeto não sai…

  • João Paulo Reply

    21 de agosto de 2009 at 13:59

    Piada…

    Na minha opinião, devem melhorar o metrô do RJ, implementando estações em toda a zona oeste e rodoviária, promover a mudança das composições(está sendo feito), implementar reforma completa no porto do RJ.
    Enfim, não é necessário ter um trem bala apenas para ligar as duas cidades, poderia ser uma composição comum, com o dobro da velocidade do nosso metrô hoje em dia… Se fosse para ligar do sul do Brasil até o Rio de Janeiro, já é uma incógnita a se pensar…

    E outra, a maior dificuldade de se ter um trem bala no Brasil é a presença de deformidades no terreno. O que faz com que haja um investimento muito grande em furações de túneis e “aplainagem” do terreno.

    Na minha opinião, isso é apenas mais uma idéia mirabolante dos nossos governantes para torrar o dinheiro do povo. Sem contar que ocorrerá revolta de empresas rodoviárias, aéreas, etc etc…

    • luiz a. l. barros Reply

      22 de Janeiro de 2010 at 20:53

      não esquenta cara, daqui um bilhão e quinhentos milhões de anos o Sol vai acabar engolindo a Terra mesmo.

  • Roberto Reply

    20 de agosto de 2009 at 17:41

    adoro trem bala

  • ilson ricci Reply

    26 de julho de 2009 at 16:43

    vai ser muito bom, este trem para unir ainda mais o povo destes dois estados maravilhosos e com a comodidade que todos merecemos.
    sei que terá muitos visitantes de outros estados que vai adorar o passeio e a convivencia destes estados, abraços e até breve povo BRASILEIRO………………..ILSON RICCI

  • Ernani Fernandes Reply

    20 de julho de 2009 at 13:50

    Concordo inteiramente com o Bodhi (ver comentario anterior), e ainda gostaria de acrescentar: se o objetivo do Governo Federal é dispor de uma linha ferroviária de alta velocidade a partir de 2014, deve-se fazer um estudo preliminar sobre outras tecnologias. Tais estudos já estao em fase avancadas, por exemplo na China, e na Russia. A Corea já venceu várias barreiras, e espera entrar no “grupo” dos países com trens de alta velocidade. Por outro lado, deve-se tambem tomar cuidado com as colocacoes abordadas nos meios de comunicacao. Frases como as publicadas em globo.com ou uol.com.br, de que o percurso de aproximadamente 520Km seria superado em uma hora e meia é “absolutamente” utópico, irreal, ilusório… A “literatura-ferroviária” está cheia de exemplos das gigantescas obras ferroviárias dos últimos 20 anos, principalmente no que se refere aos fatores ambientais e sociais. E para os mais interessados, em particular para os nossos políticos dessa frente, existem ainda inúmeros dados técnicos disponíveis sobre o KTX da Corea, do ICE na Alemanha, do TGV na Franca, do Thalys da Bélgica, etc etc… Apenas como exemplo eu gostaria de citar a linha ferroviária mais rápida da Alemanha nos dias de hoje: Frankfurt-Colônia, com aproximadamente 320Km entre as duas estacoes. O trecho Stuttgart-Colonia, com aproximadamente 410Km foi reconstruido com apenas 3 estacoes, e que o “trem-bala-germanico ICE” nao supera em menos uma hora e 50 minutos! As obras dessa linha duraram 6 anos e meio, e muitas pessoas deixaram de contar os “zeros” nos milhoes estimados no início da obra, que foram se acrescentando ao longo desse período. Com uma demanda de aproximadamente 2 milhoes de passageiros por ano (apenas nessa rota), a Companhia Ferroviária Alema DB passou a ter lucro apenas 3,5 anos após o início das operacoes. A passagem nesse trecho custa em media 150 Euros. O resto dessa matemática eu deixo por conta da(s) firma(s), que assumirao a obra, bem como dos nossos parlamentares, que aprovarao as verbas (ou melhor, “a aplicacao dos impostos arrecados”…).

  • Bodhi Reply

    6 de julho de 2009 at 12:50

    Existe um porém: Já há no mercado tecnologia de levitação magnética de trens de alta velocidade, com um custo de energia muito menor. Parece que a China está adotando esta tecnologia alemã. É o caso de se tomar cuidado nessa decisão pois não faz sentido o Brasil adotar uma tecnologia obsoleta.

  • Luiz Claudio Reply

    29 de junho de 2009 at 11:03

    Engraçado, para se pegar um onibus que vai da central do brasil para o aeroporto na ilha é nescessário pagar quato reais, por que só tem uma linha regular de onibus pra lá. Ou seja, não cuida nem do que tem imagine o que ainda será feito. Tem que dar mais atenção ao trasporte já existente porque este já está totalmente degradado, defasado e VELHO.

  • Rei Davi Reply

    3 de junho de 2009 at 16:49

    O trem bala é excelente, porém, como anteriormente já citado, falta ampliar as linhas do metro bem como melhorar as vias terrestres. As estradas do RJ estão todas esburacadas e onduladas. No bairro Ilha do Governador a situação é mais caótica e não há interese em melhorar, salvo a pontinha dela, só porque tem o aeroporto Tom Jobim. Nesse bairro necessita de metro aéreo ligando ao centro, barra e etc. Também se faz necessário mais uma saída, uma vez que só há 1 acesso e quando congestiona é horrível. Para a copa de 2014 serão realizadas muitas obras de melhoria, entretanto todas voltadas ao público relâmpago que passará por aqui, quanto ao povo, só resta trabalhar, comer, dormir, falsa diversão e esperar a morte.

  • larissa Reply

    11 de Abril de 2009 at 09:00

    eu quero ques vcs façam show aqui no benedito bentes ou em maceio mesmmo obrigados pela sua atenção beijosssssssssssss

  • Bodhi Reply

    9 de Abril de 2009 at 23:01

    É um investimento estratégico. O Brasil não pode ter como meio de transporte entre suas duas maiores cidades apenas rodovias e ponte aerea.
    Sou a favor.

  • Giancarlo Reply

    9 de Abril de 2009 at 22:16

    Acho que seria uma boa idéia, magine o trem bala do RJ a Sp, em 1 hora vc estaria em Sp, as duas maiores cidades do Brasil. Só acho que vai demorar pra ter um trem bala, é um investimento muito alto.

  • Fábio Reply

    6 de Abril de 2009 at 19:05

    Não se faz um investimento decente no transporte público do RJ, como o Wendel citou, mas devemos lembrar que um trasnporte público que melhore a “comunicação” das cidades do grande Rio, ou até mesmo “apenas” dos bairros de nossa cidade só benificiará o povo, e isso não interessa a ninguém. Quem vai se benificiar deste trem será o Povo? Imagino talvez uma empregada doméstica que more em Austim, Belford Roxo, pegando esse trem para ir atender sua Patroa em Higienópolis (SP).

    • Cabau Reply

      8 de novembro de 2010 at 14:15

      Fábio

      Você tem razão nas reenvidicações mas suas sugestões são para a cidade do Rio. Não são da alçada do Governo Federal.

  • Jujúh Reply

    6 de Abril de 2009 at 17:08

    boa noite,queria saber se quinta-feira (09/04)vai ser ponto facultativo só no Rio ou para todo o estado?
    obg aguardarei a resposta.

  • Luis Reply

    6 de Abril de 2009 at 07:11

    Acho melhor construirem um muro ao longo do trajeto assim que este estiver definido. Senão uma “comunidade” invade o percurso, se instala por lá, constroi um minhocao e depois pede indenizacao para que seja feita a remocao. Sem contar as ONGs e pseudo-sociólogos de plantao que irão protestar contra a atroz remocao.

    Exagero é claro, o problema social existe de fato, mas infelizmente, a industria da invasao eh uma triste realidade hoje…

  • Wendel Reply

    5 de Abril de 2009 at 17:09

    Acho que melhorar o nosso metrô é mais essencial do que construir o Trem-bala…Extender o metrõ à Barra,ao Grande Rio,a Niterói e a outros lugares;Trocar os vagões velhos por novos;Melhorias nas estações( Novas e antigas );Substituir os trens da Supervia por Trens de metrô;Fazer com que se termine ou melhore a questão das superlotações…Terminar tudo que tem que ser terminado pra depois fazer o TAMBÉM importante trem-bala…Mas acho que o nosso metrô hoje é prioridade !!