Comércio Carioca tem o pior janeiro dos últimos 13 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Empty Store por Alex Weimer

O comércio carioca não vê um janeiro tão ruim desde 2003, quando as vendas caíram 23,3%. é o que informa o Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio. O comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro vendeu menos 11,6% em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2015.

Em comparação com o mês anterior (dezembro de 2015), o índice foi de -49,2% e no acumulado dos últimos doze meses (fevereiro de 2015 a janeiro de 2016) as vendas também registraram queda de 2,3%.

“Normalmente janeiro é um mês fraco em termos de vendas. É o início das férias, quando muita gente viaja, imprensado entre o Natal e o Carnaval. Mesmo assim, apesar do grande esforço dos lojistas para estimular os consumidores com iniciativas como o alongamento dos prazos de financiamento, lançamento de produtos, liquidações, promoções e descontos, as vendas tiveram o pior desempenho para um mês de janeiro desde 2003, refletindo a dramática crise que o País atravessa, que castiga severamente os setores produtivos, especialmente o comércio”, explica Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio.
A pesquisa também mostra que nenhum setor apresentou resultado positivo. No Ramo Mole (bens não duráveis) os que registraram as maiores quedas no faturamento foram Tecidos (-13,3%), Confecções e Moda Infantil (-9,5%) e Calçados (-8,2%) e tecidos (-7,4%). No Ramo Duro (bens duráveis) os índices também foram negativos: Móveis (-15,1%), Eletrodomésticos (-12,1%), Óticas (-4,9%) e Jóias (-3,5%). A venda a prazo, A venda à vista, com menos 10,8%, foi a forma de pagamento preferida pelos consumidores.
Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Duro (bens duráveis) as lojas Zona Norte venderam menos 29%, as da Zona Sul menos 22% e as do Centro menos 18,8%. No no Ramo Mole (bens não duráveis), as lojas do Centro venderam menos 15,9%, as da Zona Norte menos 10,9% e as da Zona Sul menos 5,8%.

Advertisement

Dívidas Quitadas

A pesquisa mostra também que o número de consumidores que quitaram suas dívidas em atraso com o comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro diminuiu 0,8% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os registros do Serviço Central de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio. Ainda no comparativo do mês, as consultas (item que indica o movimento do comércio), registrou queda de 6,3% e a inadimplência cresceu 1,8%. No acumulado dos últimos doze meses (fevereiro/2015 a janeiro/2016) as dívidas quitadas e a inadimplência aumentaram, respectivamente, 1,3% e 0,8%, e as consultas diminuíram 2,8%. Comparando-se janeiro com o mês anterior (dezembro) as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas diminuíram, respectivamente, 15,5%, 31% e 35,1%.

Movimento de Cheque

Segundo o registro do cadastro do LIG Cheque do CDLRio em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2015, as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas caíram, respectivamente, 9,4%, 0,3% e 0,9%. No acumulado dos últimos doze meses (fevereiro/2015 a janeiro/2016) as consultas diminuiram 6%, a inadimplência e as dívidas quitadas cresceram , respectivamente, 1% e 0,5%. Na comparação de janeiro com o mês anterior (dezembro), as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas diminuíram, respectivamente, 18,7%, 0,5% e 7,4%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comércio Carioca tem o pior janeiro dos últimos 13 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui