Comércio tem o pior outubro em 12 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Fechado

No menor desempenho do mês de outubro dos últimos doze anos, as vendas do comércio varejista da Cidade do Rio de Janeiro diminuíram 4,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que ouviu cerca de 750 estabelecimentos comerciais.

No acumulado dos dez meses de 2015 (janeiro/outubro) houve uma queda de 1,3% em comparação com o mesmo período de 2014. A pesquisa mostra que os indicadores do mês de outubro foram afetados pelo desempenho negativo das vendas do comércio varejista especializado nos segmentos de Confecções (-4,6%), Calçados (-9%), Tecidos (-10,1%), Eletrodoméstico (-3,8%), Jóias (-7,3%) e Óticas (-5,7%). O setor de Móveis com mais 1,3% foi o único a registrar resultado positivo.

O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, disse que devido a série de obras e a mudanças de trânsito, o resultado de outubro foi prejudicado pelo desempenho das lojas do Centro da cidade, que registraram queda nas vendas de 12,2% nos produtos do Ramo Mole(bens não duráveis) e 5,2% no Ramo Duro (bens duráveis). “Mas o fraco desempenho das vendas no Dia das Crianças foi determinante para o resultado de outubro”, concluiu.

Advertisement

Segundo a pesquisa, o Ramo Mole (não duráveis) teve uma performance pior do que o Ramo Duro (bens duráveis): -5,9% contra -3,7%. Quanto à forma de pagamento a venda a prazo foi a preferida pelos clientes: -3,3% contra -4,8% da venda à vista.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, a pesquisa mostrou que no Ramo Mole as lojas do Centro registraram índices negativos de 12,2% as da Zona Norte menos 7,5% e as da Zona Sul menos 0,1%. Já no Ramo Duro, as lojas do Centro venderam menos 5,2%, as da Zona Norte menos 4,2% e as da Zona Sul menos 1,6%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comércio tem o pior outubro em 12 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui