Conheça os motivos que levaram o Rio a ser sede das Olimpíadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rio 2016
Dois anos depois de sediar o Pan-americano de 2007, a Cidade do Rio de Janeiro foi eleita para receber os Jogos Olímpicos de 2016.  A escolha se deu no dia dois de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca. O Rio de Janeiro teve 66 votos, contra 32 de Madri, capital da Espanha.

Antes e durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, muito se questionou se o evento deveria mesmo acontecer aqui. Embora em uma escala (ainda) menor, a ocorrência das Olimpíadas em terras tupiniquins também vem sendo posta em xeque. De acordo com o site Autoridade Pública Olímpica (APO), cinco motivos levaram o Rio de Janeiro a faturar a realização do maior evento esportivo do mundo.

Confira abaixo a lista e opine se concorda ou não com os pontos destacados e com a realização dos Jogos Olímpicos na Cidade Maravilhosa.

Lista de Motivos

Rio 2016 Copacabana

Advertisement

Proposta sólida: as candidatas precisavam apenas assegurar que os compromissos firmados na Carta Olímpica seriam respeitados. Mas o Rio foi além e ressaltou pontos como melhoria nos transportes e reforço na segurança.

Legado: o poder de transformação que estes Jogos significam para o Rio

Ineditismo: o fato de os Jogos nunca terem sido realizados na América do Sul foi outro ponto forte da candidatura do Rio.

União dos três níveis de governo: o envolvimento dos entes federal, estadual e municipal reforçou que o país iria abraçar os Jogos Olímpicos. Dessa união, surgiu a APO, um consórcio Inter Federativo cujo objetivo, entre outros, é a coordenação de ações para o planejamento e a entrega das obras e dos serviços necessários à realização dos Jogos. O consórcio é o integrador dos esforços dos três governos para garantir a realização dos dois eventos.

O povo: o brasileiro é conhecido mundialmente por sua forma de celebrar o esporte.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça os motivos que levaram o Rio a ser sede das Olimpíadas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui