Conheça a história do vira-lata caramelo que foi à Guerra do Paraguai

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Brutus, o cachorro vira-lata que foi à Guerra

O vira-lata caramelo, que já virou um símbolo do Rio de Janeiro no imaginário popular, tem um herói de guerra para chamar de seu. Durante a Guerra do Paraguai, que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870, as tropas brasileiras, no 31º Corpo de Voluntários da Pátria, tinham como mascote o cachorro Brutus.

batalhanavalparaguai widexl Conheça a história do vira-lata caramelo que foi à Guerra do Paraguai

Brutus era um cão vira-lata do centro da cidade que uma vez entrou no quartel e acabou ficando por ali, sendo criado pelos soldados. Quando se deu a apresentação naquele quartel dos praças e oficiais que integrariam o 31ª Corpo de Voluntários da Pátria.

“Brutus se apresentou no pátio e marchou com os soldados até a praça Mauá, onde embarcou no navio até o Paraguai”, informa um artigo de  Matias Maxx, chamado Armas, Fardas, e um Cachorro Empalhado no Museu da PMERJ.

Os relatos históricos mostram que Brutus auxiliou em missões de resgate a soldados feridos e foi até ferido em combate, mas sobreviveu e voltou vitorioso ao país na condição de herói.

Advertisement

No entanto, anos depois, passeando pelo Campo de Santana, Brutus morreu envenenado.

O cão era muito querido por todos. Por isso, soldados fizeram uma vaquinha para pagar a autópsia e taxidermia do cachorro, confeccionando uma coleira comemorativa que pode ser vista com ele até hoje no museu.

101678922 2347303938899633 1334725808094183424 n Conheça a história do vira-lata caramelo que foi à Guerra do Paraguai

Hoje em dia, o animal está  empalhado no museu da polícia militar do Rio de Janeiro, que fica na Rua Marquês de Pombal, 128, Centro do Rio de Janeiro.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça a história do vira-lata caramelo que foi à Guerra do Paraguai
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui