Crise é braba, vendas este trimestre já caíram 9%, pior resultado em 10 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Comércio Fechado

Shoppings vazios lojas fechando, é a crise, como disse dias destes, está difícil ser carioca em 2016 e que digam os comerciantes. De acordo com a a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, as  vendas do comércio varejista da Cidade do Rio de Janeiro caíram 9 % no acumulado do primeiro trimestre (janeiro/março) em comparação com o mesmo período de 2015. O resultado marca novo recorde negativo dos últimos dez anos.

Em março, em relação ao mesmo mês do ano passado, o comércio vendeu menos 6,1%, também o pior resultado para um mês de março desde 2006, quando registrou menos 10,6%.

O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, considerou fraco o desempenho de março, mesmo não sendo um mês de grandes vendas. Vem depois das férias e do Carnaval, quando as pessoas investem muito em lazer, explica. “Mas não há dúvida que o resultado negativo refletiu a crise econômica, que vem afetando as atividades produtivas, principalmente o comércio”, diz Aldo.

Ainda de acordo com o presidente do CDLRio a elevação dos juros, o desemprego e a inflação em patamar elevado podem ser considerados como os principais fatores para os resultados negativos do primeiro semestre e do mês de março. “Além disso, outro fator que influenciou no resultado do mês foi a desaceleração registrada nas vendas das lojas do Centro da cidade. Por tudo isso, o comércio está se empenhando com uma série de ações para melhorar o desempenho das vendas para o Dia das Mães, a segunda data mais importante, depois do Natal, com o lançamento de promoções, descontos, sistemas de crédito diferenciados e diversificação de produtos, esperando um crescimento das vendas da ordem de 2%”, concluiu.

Segundo a pesquisa, no mês de março, todos os setores do Ramo Mole (bens não duráveis) e do Ramo Duro (bens duráveis) apresentaram resultados negativos: Confecções (-4,1%), Tecidos (-7,7%), Calçados (-7,3%), Óticas (-12,3%), Móveis (-7,9%), Jóias (-6,9%) e Eletrodomésticos (-6,5%). Quanto à forma de pagamento as vendas à vista com menos 7,4% foram às preferidas pelos consumidores contra menos 5% das vendas a prazo.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, a pesquisa mostrou que em março, no Ramo Mole, as lojas do Centro venderam menos 21,1%, as da Zona Sul menos 3,3% e as da Zona Norte venderam mais 0,4%. No Ramo Duro, as lojas do Centro venderam menos 13,6%, as da Zona Norte menos 7,1% e as da Zona Sul menos 2,3%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crise é braba, vendas este trimestre já caíram 9%, pior resultado em 10 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui