Cultura japonesa dos anos 60 em cartaz no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Kazuo Shiraga

Os amantes da cultura japonesa tem de aproveitar uma série de exposições que a Fundação Japão traz para o Rio. Em uma junção das Olimpíadas Rio 2016 e, a sequência, que é Tóquio 2020, a Fundação celebra que este será a 2ª vez que o país sediará os Jogos Olímpicos, a 1ª vez foi em 1964.

Para celebrar esta trajetória, Fundação Japão promove nos meses de julho e agosto três eventos dedicados à cultura japonesa, que irão relembrar grandes artistas em atuação na década de 60.

ARTES PLÁSTICAS
A Emergência do Contemporâneo: a Vanguarda no Japão, 1950 – 1970
 Inédita no país,a exposição de arte de vanguarda japonesa traz 70 obras produzidas ao longo de 20 anos por artistas como Kazuo Shiraga, Sadamasa Motonaga, Atsuko Tanaka, Genpei Akasegawa, Jiro Takamatsu, Natsuyuki Nakanishi, Arata Isozaki, Yoko Ono, Yutaka Matsuzawa e Kishio Suga.

Advertisement

De 14 de julho a 28 de agosto, no Paço Imperial, obras do pós-guerra ao auge da economia japonesa estarão expostas baseadas em temas como Política da Abstração”, Intervenção Urbana” e Arte e Engajamento Social”.

Data: 14 de julho a 28 de agosto de 2016
 Entrada franca
Paço Imperial: Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro

 CINEMA
 Mostra de Cinema Japonês – Especial Ko Nakahira
 Pela primeira vez no Brasil, a mostra de longas-metragens de Ko Nakahira estará em cartaz de 27 de julho a 1 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil. Um dos principais cineastas atuantes no período dos Jogos Olímpicos de 1964, destaca-se pelo andamento dinâmico e técnicas cinematográficas diversas.

Na mostra, oito obras apresentarão o variado universo de Nakahira, incluindo temática juvenil, ação, comédia, suspense e filme de arte.

Data: 27 de julho a 1 de agosto de 2016
Entrada franca (retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão. Limite de 2 ingressos por pessoa.)
Centro Cultural Banco do Brasil: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

 MÚSICA
 Concerto POP: Olha pro Céu – Look at the Sky
 Dias 29 e 30 de julho, no Vivo Rio, a produção conjunta Brasil-Japão traz uma apresentação de união dos dois países, com a participação de grandes nomes da música japonesa e brasileira. O ponto alto será a apresentação deSUKIYAKI – ue wo muite arukou”, a canção japonesa que conquistou o mundo em 1964. Este momento reunirá, no palco, os artistas japoneses e brasileiros cantando em japonês, inglês e português. Participam do showVanessa da Mata, Tokyo Ska Paradise Orchestra e Marcia, e com participação especial de Emicida.

Data: 29 e 30 de julho de 2016, às 20h30 (abertura da casa para o público às 19:30)
Ingressos à venda: www.vivorio.com.br ou na bilheteria do Vivo Rio
Vivo Rio: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cultura japonesa dos anos 60 em cartaz no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui