Curiosidade: Os esportes inventados no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Painel na Praça Sarah Kubitschek em Copacabana O carioca pode até estar meio gordinho mas ainda é uma cidade intimamente ligada ao esporte e junta a criatividade do povo, e pronto, dois esportes foram inventados aqui no Rio de Janeiro. E, claro, são dois esportes que se pratica normalmente na praia, o futevôlei e o frescobol.

Segundo o site futevôlei "o criador do futevôlei foi o ex-jogador Octávio de Moraes, o "Tatá" do Botafogo e da seleção, filho da cronista Eneida. Em 1965 na Rua Bolívar em Copacabana, para burlar a proibição da policia de se jogar futebol e "linha de passe" na praia, Octávio resolve jogar em uma quadra de vôlei com rede e campo delimitado, o que era permitido."

Já o frescobol, segundo a Wikepedia "surgiu no Brasil entre 1945 e 1946, em Copacabana-RJ, após  o término da IIa Guerra  Mundial, idealizado pôr Lian Pontes de Carvalho, que morava no edifício de n.º 1496, na Avenida Atlântica, esquina de Rua Duvivier, já demolido.  O falecido escritor Millor Fernandes, ex-jogador de frescobol , fez um painel em Copacabana em homenagem ao esporte , que ele chamava de " único esporte com espírito esportivo, sem disputa formal, vencidos ou vencedores".

Advertisement

Painel na Praça Sarah Kubitschek em Copacabana do site CeramicanoRio. Vocês se lembram de algum outro esporte criado no Rio?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Curiosidade: Os esportes inventados no Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Curiosidade: Os esportes inventados no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui