10 Curiosidades sobre Anchieta | Diário do Rio

10 Curiosidades sobre Anchieta

161

Anchieta

Vamos falar a verdade, o Diário do Rio basicamente fala da Zona Sul, de vez em quando da Barra, Centro e Tijuca. Pois em 2008 fiz um texto baseado em um blog que nem existe mais, o História de Anchieta, bairro do subúrbio carioca, ali na fronteira com Nilópolis.

Que tal conhecer mais da cidade e algumas curiosidades sobre o bairro?

1. O nome do bairro é em homenagem ao padre José de Anchieta

José de Anchieta

José de Anchieta é um dos fundadores da cidade de São Paulo

2. Anchieta pertenceu ao município de Nova Iguaçu até o início do século XX

Nova Iguaçu

Juntamente com Nilópolis, Mesquita e São João de Meriti.

3. A maior praça do subúrbio carioca se localiza em Anchieta, a Granito.

Praça Granito

4. Devido ao clima agradável, D. Pedro II queria construir no bairro um sanatório para tratamento de tuberculosos.

Dom Pedro II

5. Metade do bairro está na Zona Norte, e outra metade na Zona Oeste.

Metade

E é quase Baixada!

6. A partir de Baixada Fluminense, Anchieta é o primeiro bairro do Rio de Janeiro, e uma de suas principais portas de entrada.

Beija Flor

7. A passagem de pedestres (ou simplesmente o túnel de Anchieta) foi inaugurada pelo então presidente Getúlio Vargas no início da década de 50.

Getúlio Vargas

8. Diz-se que havia na região da praça Itanhomi (Mariópolis) um grande cemitério indígena

praça Itanhomi

Daí a origem dos nomes de grande parte das ruas da região (Aiacá, Aiúba, Juarana, Cracituba, Aripuá, Japoara, Araçá, etc.)

9. A nascente do Rio Pavuna se localiza na área militar do Gericinó

Nas divisas entre Anchieta, Realengo e Nilópolis, no Pântano do Sítio do Retiro.

10. O Parque Anchieta é um dos poucos bairros do subúrbio com expectativa de vida maior que a média da cidade (66,6 anos).

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)

161 Comentários

    • A praça Granito fica em anchieta sim! a praça em frente a estação de trem em ricardo de albuquerqe é a praça Claudio de Souza.

      *Consulte o Google antes de comentar ok? até.

    • Gurizada, sou Sergio Rozino, morei por 22 anos na Rua Araujo Rozo, 411, uma travessa da Rua Tenente Lassance e atualmente resido em Porto Alegre RS, mas minha familia ainda pernanece enraizada em Anchieta, bairro o qual me orgulho muito de ter nascido e me criado e posso afirmar com todas as convicções que o Praça Granito é em Anchieta. A Praça de Ricardo, a qual na minha ida ao Rio agora em janeiro, onde fui comer um cachorro quente, se chama Claudio de Souza. Abração bem apertado a todos Anchientenses e Ricardinos.

  1. Pelo que tô lendo, não se refere apenas ao bairro de Anchieta o texto acima, mas à região de Anchieta.

    Por que se não há muitos erros.

  2. Não conheço nada nesta região e seria legal ver esta proposta de blogs falando dos bairros e adjacências.

    As grandes cidades são muito complexas. Até porque poucas pessoas conseguem conhecer sua cidade de verdade. Nós conhecemos é a nossa rua e no máximo o nosso bairro. Para dizer que conhecemos a cidade, deveríamos saber como se comporta aquela rua num dia normal, nos finais de semana, dia e noite.

  3. Do suburbio eu conheço um pouquinho. Anchieta começa no limite com Olinda, bairro de Nilópolis, de um lado. De outro lado o Maciço do Gericinó. Do outro o bairro de Pq. Anchieta e ainda do outro, Ricardo de Albuquerque.

  4. Chara, Thiago,a praça Granito fica sim em Anchieta ou no Parque Anchieta.
    A praça de Ricardo de Alburquerque se chama Claúdio de Sousa.

  5. Olha, o Pq. Anchieta fica em Ricardo de Albuquerque, pois seus limites são as ruas Jurubeba, Calatéia e Av. Cipriano Barata, todos em Ricardo de Albuquerque. A Pça Granito fica entre as Av. Cipriano Barata (Ricardo) e Rebelo Silva (Anchieta. Portanto a Pça. Granito fica entre Anchieta e Ricardo e o Pq. Anchieta está localizado em Ricardo de Albuqueruqe. Verifiquem nos mapas,Ok?

  6. Moro ha 27 anos no Parque Anchieta.
    E nunca, nunca ouvi dizer que faz parte de Ricardo de Albuquerque.

    Mas…gostaria de saber essas fontes.

  7. Sou criador do blog HISTÓRIA DE ANCHIETA, e gostei muito de saber que sua existência foi aqui relatada.
    Aos leitores, esclareço as dúvidas:
    – Praça Granito fica em Anchieta, mais precisamente no Parque Anchieta, por passa a avenida Cipriano Barata;
    – A praça de Ricardo em frente à estação se chama Cláudio de Sousa;
    – O Parque Anchieta não fica nem em Anchieta, nem em Ricardo. Isso mesmo: segunda a Prefeitura, Parque Anchieta é um bairro “emancipado” de Anchieta, mas nós, os moradores do lugar, sempre consideramos Anchieta e Parque Anchieta o mesmo lugar;
    – Sim, o blog não fala apenas do bairro de Anchieta, e sim dos bairros que compõem a 22ª R.A. (Anchieta, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque e Guadalupe), pois além de ser um “só lugar” politicamente, tem uma história bem parecida.

    Qualquer dúvida, podem entrar em contato.
    Nossa comunidade no Orkut:
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=42813858

    Abraços!

  8. gostaria de adicionar com algem que mora na rua alcobaça porx. o nº1227 campo do brasilerinho e uestou em maceio alagoas eu naci e me criei na rua alcobaça na minha tera natal saudade do meu bairro.

  9. nasci no hospital carlos chagas e me criei,casei e tive 2 filhos em ricardo de albuqueque na rua arapiranga
    gostaria de contatos com alguem desta rua morei no numero 85 fundos hoje moro em florianópolis santa catarina
    mas tenho muitas saudades da minha infancia naquela rua que tempo bom.

  10. Sonia azevedo on

    Eu gostaria de alertar a população dessa localidade que se encontra fugitivo na região um estuprador que violentou sua filha de 3 anos de idade em Cabo frio e fugiu para essa região.Gostaria que me passasem um E-MAIL,para eu mandar foto dele e o mandado de prisão.e com isso alquem denuncia-lo, para que possa ser feita justiça e que ele não faça isso com mais ninguém. O nome dele é SAMUEL DO NASCIMENTO ROSA, 48 anos, mulato, e gosta de se infiltrar nas igrejas evangélicas, se passando por tal.

    Caso queira mais informações, ligue para (022) 9927-8498.

    Grata!!

  11. Sonia azevedo on

    Estou pedindo ajuda para localizar SamuelDo NascimentoRosa, ele está fugitivo da polícia ,por ter estuprado a sua filha de apenas 3 anos de idade.Ele é mulato ,48 anos ex morador de Cabo Frio ,onde ocorreu o fato.Agora ele pode está em qualquer parte ,derrepente tentando estuprar a sua filha ou parente seu.Por isso peço me ajude a fazer justiça e previnir que isso não aconteça mais.Ele gosta de dizer que é evangélico.Tenho toda a prova do que digo.Caso queira saber mais detalhes ou me ligue ou deixe umE-mail,para contato.O meu tel 22 99278498.Tenho foto dele ,mandado de prisão e todos os exames que foram usados para se ter certeza.SOCORRO!Ele tem sido visto nessa área.Portanto me passe um E-MAIL,que lhes mando foto dele ,mandado de prisão e toda a explicação do caso .Ele tem parentes aí.

  12. eu gostaria de saber

    Eu moro em Campo Grande no bairro “Cosmos” como faço pra chegar em Guadalume?
    Como e pra chegar “Guadalume” até Campo Grande bairro “Cosmos” ?

    Podem me ensinar?

    Obrigada;

    =))

  13. HOUVE UM ERRO DO SR THIAGO, A PRAÇA GRANIO FICA NO BAIRRO PARQUE ANCHIETA, PROXIMO AO RESTAURANTE MANOEL E JOAQUIM, PIZZA PLANET, A PRAÇA EM FRENTE A ESTAÇÃO DE RICARDO É PRAÇA DE RICARDO

  14. Adriana Pereira on

    A maioria dos meus amigos sempre me perguntam a mesma curiosidade que sempre tive.De onde veio a idéia de por o nome na praça, de Granito,quem e porque? quando foi inaugurada e se é por causa de ter sido retirado muito granito para que pudesse ser construida a praça?Muitos que pedem informações confundem o nome com “granizo”..
    -Sempre brinco dizendo que a pedra é diferente…

  15. KKKKKKK
    PARECE QUE DE ANCHIETA VCS SÓ CONHECEM A GRANITO…RSRSRSRS
    EM ANCHIETA EXISTE O LADO A (PARQUE ANCHIETA) E O TB O “LADO B”
    (A ANCHIETA DA ALCOÇA E Pça NAZARÉ)
    A PRAÇA NAZARÉ É PKENA, MAS É ANCHITA TB…
    E É NOSSA TB!!!!

  16. Janaína Menezes on

    Estou elaborando um trabalho sobre a História de Anchieta, gostaria de receber fotos antigas do bairro e curiosidades. Desde já agradeço.

  17. Anchieta é um bairro maravilhoso! As pessoas saem numa boa com a família, os jovens aproveitam para se divertir, temos a lona cultural, os showzinhos de final de semana na praça granito, muito lugar para praticar esporte, andar de skate, bmx.
    Em relação a praça granito,estou um pouco preocupada. Alguns camelôs estão ocupando espaços da praça que não deveriam, e acabam por involuntariamente degradar a vegetação, e tirando a paisagística do lugar. Essa parte deveria ser melhor organizada pela prefeitura, ou um órgão competente do bairro.
    PAZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. A praça Granito fica em Anchieta. A praça em frente à estação de Ricardo de Albuquerque,é a Claudio de Souza.Li o comentário de várias pessoas – comentários na maioria das vezes equivocados – a respeito da localização das referidas praças.

  19. Gostei deste blog pude ler sobre a história mas gostaria de ver fotos antigas pois sou moradora do bairro a 45 anos e só me lembro das transformações que houve perto da estação e gostaria de ver fotos antigas. parabéns pelo trabalho realido por vocè. Continue a divulgar mais detalhe sobre o nosso bairro de Anchieta.

  20. a minha rua se chama coroaci na frente da praça bonança minha rua está cheio de buraco fica um jogo de empurra purrua não e prefeitur não e a cedae detesto isso

  21. NA DECADA 1950 AVIA NO BARRIO DOIS CINEMAS UM ERRA AV MARECHAL ALENCASTRO EMFRETE A ESTACAO O OUTRO NA AV NAZARE TAMBEN EMFRETE A ESTACAO OS JOVES DA DECADA 1980 DEVEM LEMBRAR DO RIO DAS DRAGAS QUE FICAVA NA MATA DO GOVERNO ONDE NOS TOMAVAMOS BANHO DE RIO OUTRO LUGAR BOM ERA A PICINA DO SEU JARBAS PROXIMA A RUA CALATEIA MINHA FAMILHA RESIDI NO BARRIO A MAIS DE CINCO DECADAS SO APAIXONADO PELO BARRIO GRATO

  22. Amigos,
    Ricardo de Albuquerque, Parque Anchieta, Anchieta e Guadalupe. São bairros do meu coração, meus pais cresceram e se conheceram em Guadalupe, morei em Ricardo, mas a maioria dos meus amigos foram de Anchieta e Parque Anchieta. Fico feliz com o blog…quanta a praça de Ricardo é chamda assim pelo moradores, mas seu nome é Claudio de Sousa.
    Fica a uma pergunta, alguém sabe, quem foi Claudio de Sousa?

  23. Adorooooooo Anchieta, podem falar o que quiser, mas quando visitei fui nu restaurante muito simples e simpatico na pça granito…foi muito bom, moro em são joão, e to pensando seriamente em morar no bairro de Anchieta.

  24. Alexandre Santos on

    Moro em Anchieta a 40 anos, minha família a pelo menos mais de 60, pelo lado de meu pai, minha avó mudou-se pra cá vinda da Abolição, meu pai nessa época tinha 7 anos, cresceu e estudou aqui, foi aluno da E.M.Paraíba, teve como colega de classe entre outros o Sr. Presidente da Assembléia Legislativa, Sr. Jorge Picciani, foi aluno de explicação do Sr. Rex Nazareth, conhecido como Requinho que preparava as crianças para os exames da Admissão. Minha mãe é nascida e criada na rua General Augusto Sisson, parte de sua família ainda reside lá outros já sairam de Anchieta, mas constantemente retornam. Conta que em sua infância ia sempre ao consultório do Dr. Otacílio Pedro Vasco, buscá-lo para atender a sua avó, minha avó hoje tem 96 anos está bastante lúcida e lembra-se muito bem de histórias do meio do século passado. Minha mãe está prestes a completar 70 anos e tb lembra muito de seu passado. Hoje me dedico a pesquisas a respeito da história desse bairro maravilhoso, no qual nasci e adoro e onde crio meus filhos.

  25. Karaaa Eu Moroo Akii em Anchietaa .. A granito éh muitoh bom.. nunca vi uma praçinha igual a kelaa ser tao cheia ee tem diaa de domigoh q fika mais cheia ainda hhaaa ela naum fika em ricardoh naum tah

  26. Moro em anchieta há 50 anos,vi o parque anchieta nascer.Meu pai,já falecido construiu muitas casas no parque anchieta.
    Como construtor e carpinteiro que era,ajudou por vários anos a montar os coretos de carnaval bem na estação de Anchieta que era sempre feito com a colaboração do deputado Edson Guimarães entre outros ilustres moradores
    sempre conheci o parque anchieta como sendo parte de Anchieta e logicamente a praça Granito tambem.
    me senti um saudoso de Anchieta do passado quando tinha dois cinemas,armazens e muitos espaços livres como campos de futebol que hoje não existem mais,gostaria muito ver fotos do nosso bairro de ontem e tambem de hoje.Amo esse bairro e meus filhos já estão aprendendo tambem a amá-lo.

  27. Como já escreveram,a praça granito está com barracas de churrasquinhos e outros,em lugares impróprios ,tem barracas q ficam a semana toda na praça,atrapalhando o trânsito,com risco de ocorrer acidentes,não tem banheiros químicos ,o que causa um cheiro insuportável em toda praça.

  28. boa tarde gosria de saber sob uma criança que está desarecida e filha de karen cristina mendes malheiros
    esta matriculada e escola particular do bairro de anchienta e pq anchita alegria do saber ou em outras escolas

    que tiver informação ou telefone desta escola que fica na rua otcilio pedro vasco

  29. oque eu não gosto do pq anchita são os grupos paramilitares que estão dominad a area .isto eu acho que teveria ter também as upps aqui no pq anchieta seria bem melhor eu acho!!

    alem de pagar impostos caros tbm temos que pagar segurança antens erão os bandidos agora a melicia !! quero é o estado agindo e não pessoa que estão fazendo este serviço.

  30. O parque Anchieta é maravilhoso, só está faltando expandir mais o comércio tais como: casa lotericas, agenciaas bancárias e correios, fui morador do parque a mais de 30 anos ainda é um bairro tranquilo e bom para se morar. Outracoisa: a condução ainda está um pouco precária, seria bom cria uma linha que ligasse parque anchieta a zona sul tipo:Anchieta / Copacabana ou Anchieta / Leblom

  31. Vivi em Anchieta 15 anos e vim para Portugal em 1975.Em 76 fui para Paris e actualmente estou em Portugal de vez.Em nenhum lugar do mundo fui mais feliz que em Anchieta!Adorava a praça Nossa Senhora de Nazaré e estar na paróquia com o Padre Lino,padre Francisco…O que farão os meus amigos agora? Moravam quase todos na rua Macaíba! Tenho muitas saudades,muitas mesmo!

  32. Pingback: O trauma de morar em Mariópolis « Crônicas do Tchê

  33. Sou nascido e criado em anchieta,na Rua Engenheiro Armindo Rangel,a famosa “rua do buraco” ate inicio da decada de 90.Amo meu bairro e sinto saudades de andar pelas ruas largas com lampadas de mercurio,da praca Granito e dos amigos de outrora.Acho que e uma coisa genuina amar o seu bairro,Anchieta pra sempre!

  34. Olá Boa Tarde, Estou fazendo uma pesquisa sobre o Rio Pavuna,eu gostaria de saber quais sao os afluentes desse rio,para que lado ele corre,onde ele nasce onde é sua foz,a sua importancia economica e historica para a regiao Obrigado pela sua atençao !

  35. Pingback: Anchieta « Rio, eu gosto de você

  36. A única informação que eu discordo é a de que metade do bairro está na zona norte e outra metade na zona oeste. O bairro que tem essa divisão é Parque Anchieta, devido à ligação com o Campo do Gericinó (Anchieta não possui ligação com este campo), que muitos consideram eradamente como fazendo parte de Anchieta, mas é outro bairro.

    Daí vem a alta expectativa de vida de Parque Anchieta que é citada na última informação. O bairro de Anchieta possui expectativa de vida menor, assim como também há uma grande diferença no IDH destes dois bairros que, apesar de serem vizinhos, são completamente diferentes.

  37. legal essa fala sobre a curiosidade dos bairros… poderia ser feito algo parecido com outros… marechal tem várias, desde a estação do trem à própria criação do bairro; as antigas casas balões (iglu) de guadalupe (muitos, mesmo moradores do bairro, não conhecem); na década de 30, vila valqueire foi cogitada para ser a sede da ufrj (essa quase ninguém sabe), são cristovão, ramos, etc

  38. Muito bom artigo, parabéns . Só fiquei triste pelo cemitério indígena ter sido perdido e não ter nenhuma menção no local a respeito, uma pequena homenagem para a população lembrar , as atuais e futuras gerações conhecerem melhor sua história, assim como em tantos outros lugares, onde nossos antepassados foram felizes um dia. Seria interessante saber mais, como por exemplo o que significa os nomes mencionados, pelo menos sabemos que a Praça conservou seu nome, Praça Itanhomi. Bom saber que o lugar onde moro é tipicamente brasileiro, que um dia foi povoado por nossos antepassados, claro como todo Brasil, mas com estas informações da impressão de ser bem mais especial, os nomes ficaram, o que quer dizer um influência mais profunda, pois deixaram sua lembranças em algumas ruas. Obrigada. Lindo, bem Brasil. Oh! Como me orgulho.
    Creio que ainda temos muito mais para conhecer sobre nossa história, quem sabe um dia.

  39. CLIMA AGRADÁVEL,LOCALIZADO ENTRE DUAS REGIÕES,( ZONA OESTE E ZONA NORTE ),BOA PERSPECTIVA DE VIDA,JÁ PERTENCEU AO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU ……MAIOR PRAÇA PÚBLICA DO SUBÚRBIO…..LAÇOS HISTÓRICOS COM COMUNIDADES INDÍGENAS QUE HABITARAM A REGIÃO…VIVA ANCHIETA.UM REDUTO DE PARTE DA HISTÓRIA DO NOSSO ESTADO.

  40. Ricardo de Albuquerque

    "Suas terras pertenciam ao engenho N. Sra. De Nazaré, dos herdeiros do capitão Bento de Oliveira Braga, cuja sede ficava em elevação de onde se avistava panorama deslumbrante das baixadas ao redor.

    Do lado leste da Estrada de Ferro Dom Pedro II, depois Central do Brasil, uma parte do engenho de Nazaré ficaria com o fazendeiro Luiz Costa, loteador da região. Ali, o “Lar Brasileiro” fundaria, em 1935, o loteamento “Vila N. Sra. de Pompéia” – aprovado na gestão do prefeito Pedro Ernesto -, onde vários logradouros foram abertos e reconhecidos posteriormente, em terrenos da Cia Suburbana de Terrenos e Construções S.A. A Igreja Nossa Senhora de Pompéia, construída na região, teria como seu primeiro vigário o padre Aldolino Gesser.

    A estação de Ricardo de Albuquerque, inaugurada em 1913, deve seu nome a José Ricardo de Albuquerque, antigo diretor da ferrovia e poeta. Na década de 1950 saía desta estação um ramal de uso militar que seguia para base militar no campo de Gericinó e cujo leito acompanhava a estrada do Engenho Novo e dividia um morro em dois, fazendo no meio um corte chamado de “Rasgão”, atualmente extinto e desaparecido.

    Na avenida Marechal Alencastro fica o cemitério de Ricardo de Albuquerque, que faz limite com a extensa área militar do campo de Gericinó. À leste da ferrovia, no início do século XX, as terras pertenciam a Dona Joana Fontoura, que vendia lotes próximos a estrada do Camboatá. O coronel Carneiro da Fontoura dela compraria um lote para a sua chácara, lá para os lados da estrada Dona Joana (atual rua Fernando Lobo) e estrada do Alcobaça (atual rua Alcobaça), naqueles campos e colinas verdejantes, atualmente ocupados por loteamentos proletários e comunidades de baixa renda.

    Nota: A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985."

  41. Parabéns! Pouquíssimas pessoas têm a informação de que Anchieta, e também Ricardo de Albuquerque e parte de Deodoro, até o início do Século XX pertenciam ao Município de Nova Iguaçu (que naquela ocasião se chamava Município de Iguassú)..

  42. Que fins cultural levaram vocês com esse post? O que acrescentou a vocês esse conteúdo? Esqueceram o tópico 11 e 12. 11: moramos LONGE de tudo que é bom no Rio de Janeiro, e 12: 95% das pessoas que saíram de Anchieta cresceram ou melhoraram de VIDA. #ficadica Moro em Anchieta mas lutando pelo tópico 12.

Leave A Reply