Curiosidades sobre os hinos de futebol do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Futebol por Edu MarinA Veja Rio publicou 10 curiosidades sobres os hinos de futebol dos times cariocas. Eu, por exemplo, nem sabia que havia hino oficial e hino popular, mas sabia que os não-oficiais do América, Flamengo, Fluminense e Vasco são década de 40 e do Lamartine Babo (que pensava ser Barros).

As curiosidades foram retiradas do livro-CD Os Hinos do Futebol Carioca – de Coelho Neto a Lamartine Babo, feita pelo professor e músico Bruno Castro. Abaixo tem 9 curiosidades mas tem coisa bem legal no site da Veja Rio (como um infográfico da história dos hinos e os  oficiais),

 

Advertisement

1 – Com exceção do Flamengo, que tem um hino oficial e um popular, Vasco, Fluminense, América e Botafogo possuem dois hinos oficiais e um popular.

2 – Todos os hinos não-oficiais – entoados pelos torcedores até hoje – foram escritos na década de 40 por Lamartine Babo em ritmo de marchinha carnavalesca. Americano fanático, o compositor protagonizou cenas memoráveis como a vez em que desfilou em carro aberto pelas ruas do centro do Rio, fantasiado de diabo, para comemorar o último campeonato do América em 1960.

3 – Ao contrário do que muitos pensam e é dito, os hinos populares de Babo não foram escritos todos de uma vez só, em um único dia. O primeiro foi o do Flamengo em 1945, depois o do América em 1947 e, em 1949, foram feitos os do Vasco, Fluminense e Botafogo.

4 – O Fluminense é o único time que não teve o hino extra-oficial composto exclusivamente por Babo. O compositor teve como parceiro o maestro Lírio Panicalli, encarregado da melodia para a letra que diz "sou tricolor de coração".

5 – Já os hinos oficias dos clubes, extremamente rebuscados, são da década de 1910. De difícil execução, refletem um período em que o futebol ainda era bastante elitizado.

6 – O primeiro hino oficial do Vasco foi composto em 1918 por Joaquim Barros Ferreira da Silva e sua gravação original tem uma interpretação com sotaque luso bastante carregado.

7 – O Botafogo de Futebol e Regatas é o único clube que tem no estatuto a presença completa de seu hinário: primeiro hino oficial (Hino do Remo do Club de Regatas Botafogo) , segundo hino oficial (Glorioso Hymno do Botafogo Football Club) e o hino popular de Lamartine Babo escrito em 1949, período da fusão das duas agremiações alvinegras.

8 – Uma grande mágoa de Babo foi ter sido acusado de plagiar o hino do América, que teria sido criado, supostamente, em cima da canção norte-americana Row, Row, Row (1912), de Willian Jerome e James Monaco.

9 – O hino popular do Botafogo, chamado 1907, teve o título oficialmente reconhecido em 1989 pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro depois de conturbadas brigas judiciais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Curiosidades sobre os hinos de futebol do Rio de Janeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Curiosidades sobre os hinos de futebol do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui