Dia de São Jorge - Diário do Rio de Janeiro

Dia de São Jorge

6

Como hoje é Dia de São Jorge, e é um dos feriados municipais do Rio de Janeiro, fui até a Wikipedia fazer uma pesquisa sobre São Jorge, e recolher algumas curiosidades.

  1. O dia de São Jorge é o dia de seu falecimento, 23 de Abril de 303 em Nicomédia, quando o Imperador Romano Diocleciano mandou degolá-lo por não negar a fé no cristianismo.
  2. Seus restos mortais estão na Igreja de São Jorge, em Lídia, Israel.
  3. Apesar do conhecimento geral, São Jorge não é o padroeiro da Inglaterra, pois o Papa Leão XII substituiu em 1893 São Jorge por São Pedro como padroeiro da Inglaterra. Entretanto, a bandeira da Inglaterra ainda usa a Cruz de São Jorge (a bandeira com fundo branco e cruz vermelha, a outra é do Reino Unido)
  4. O Papa Paulo VI em 1963 rebaixou São Jorge para santo menor de terceira categoria (na hierarquia católica), mas em 2000 o Papa João Paulo II (que se dizia carioca) o restaurou a relevância do santo que voltou a aparecer nos Missais como Santo Patrono da Inglaterra.
  5. São Jorge ainda é o patrono da Catalunha, da Geórgia, do Líbano e dos palestinos cristãos.
  6. Na Bulgária o dia de São Jorge é comemorado no dia 5 de Maio e é feriado nacional
  7. São Jorge é Ogum nas religiões afro-brasileiras, orixá guerreiro.
  8. O dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu, representaria a província da qual ele extirpou as heresias. Diz a tradição que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.
  9. As tatuagens com o Santo Guerreiro estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.

Oração para São Jorge:

Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem ao meu corpo, amarrar.

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos: superiores, colegas e subordinados. que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração , no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus , protegendo-nos sempre , abrindo e iluminando os nossos caminhos , ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam. amém.

Festa de São Jorge em 2005 por Mariana Mattesco Foto de Mariana Mattesco.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
Quintino Gomes Freire

Latest posts by Quintino Gomes Freire (see all)

Comente