Opinião carioca - 22/09/2007

Publicidade

Dia Mundial Sem Carro

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro e o Rio de Janeiro está participando, através de atividades que a Prefeitura do Rio está fazendo pela cidade, como fomentar o uso das bicicletas. Afinal, o Rio de Janeiro tem uma das maiores malhas de ciclovia do mundo.

Mas acho que este não é apenas para deixar o carro em casa, o que é muito complicado para quem mora na Barra, São Conrado ou Jacarepaguá e boa parte da Zona Oeste. Mas é um dia para se pensar no uso exagerado do automóvel que muita gente faz.

Conheço gente que usa o carro para caminhos de menos de um kilômetro, ou aqueles que moram em frente ao metrô, saem e voltam em horário sem ser de pico mas ainda assim preferem pegar o carro. São pequenos atos que prejudicam não só a malha viária como o planeta, afinal aumenta o consumo de combustível e a emissão de gás carbônico.

Outra atitude que ajuda é fazer suas compras perto de casa, pode ser de carro, mas para que dirigir 10/15 Kms para ir a um hipermercado se há um supermercado com o preço similar ao lado da sua casa?

Claro, tem coisas que só com um trabalho de conscientização ajudaria a mudar, como de dar preferência nos empregos para pessoas que moram mais perto. Especialmente aquele tipo de trabalho que não precisa especialização, o Cinemark do Downtown já vi fazendo isso, eles preferem moradores de São Conrado, Rocinha, Barra, Rio das Pedras.

Mas será que um dia veremos cariocas usando a bicicleta para ir ao cinema???

Publicidade

7 comentários

  • Thiago Rachid disse:

    Não concordo com esses movimentos que buscam, limitando a nossa liberdade, diminuir os problemas causados pela ineficiencia estatal.

    Se o poder publico não construiu um metrô proporcional às necessidades de nossa região metropolitana, não somos nós que temos que parar de usar o automovel.

    Sugiro à sociedade pressione o poder publico a investir no transporte coletivo eficiente e não ficar se auto-flagelando por ter um carro.

  • Claudio Lara disse:

    Eu evito várias vezes o carro e ando pra burro, mas confesso que às vezes vou até pra academia de carro porque depois aproveito pra ir ao banco, supermercado, etc.
    Eu tenho até um projeto futuro com base nas ciclovias do Rio.
    O que atrapalha muito as pedaladas de lazer pela cidade ou para o trabalho é a falta de local apropriado de guarda e educação do povo em não ocupar a ciclovia com objetos, descarga de caminhão ou outra coisa qualquer.

    Ao lado das obras do Pan e numa passarela perto da Vila do Pan ficam centenas de bikes dos operários que trabalharam, e, alguns que aidna trabalham nas obras novas ali ao lado.
    Falta um espaço e mais incentivo para uso da bike como se faz em Amsterdã, por exemplo.

  • Diario do Rio disse:

    Eu também gostaria de usar mais bicicleta… mas pôr ciclovia em toda cidade é algo quase impossível, fora o desrespeito com os ciclistas…

  • Claudio Lara disse:

    É impossível mesmo. Um custo muito alto. Mas acho bastante boa a da Barra da Tijuca e do Leblon até o Centro pelo Aterro.
    O problema quase sempre é de educação do povo. Em muitos casos de ambas as partes - do ciclista também com o pedestre.
    Puxa! é legal sempre ver quando todo mundo obedece a sinalização. Em Ipanema existe até desenho de bike no semáforo próprio da ciclovia.

  • André disse:

    A sociedade tem que fazer a sua parte e começar a ajudar a propria sociedade, normalmente a gente fica so cobrando dos governos, certamente eles tem obrigação sim de fazer metro, etc.
    Porém se nós a sociedade podemos fazer algo para melhor nossas vidas porque não o fazemos, otima ideia andar de bicicleta, ir a pé ao mercado mais proximo, evitar usar o carro para locomoção proxima, adotar um canteiro. Isso é normal nos países ditos de primeiro mundo.
    Povo educado se conscientiza do seu papel.
    Se cada um de nós fizer a nossa parte, certamente tudo vai mudar.

  • Thiago Rachid disse:

    A sociedade realmente exige muito do Estado, que acaba fazendo tudo mal feito.

    Mas que o Estado ao menos faça - ou delegue - aquilo que é de fato competencia do Estado.

  • C.Henrique disse:

    A Sociedade exige POUCO do Estado, pelo MUITO que paga de impostos e NÃO tem um retorno DECENTE que melhore sua qualidade de vida.

Deixe o seu comentário

Adicione o seu comentário e participe da discussão