Dilma se despede com mais do mesmo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

DIlma se defende no Senado, 2016

O último capítulo da presidência de Dilma Rousseff deu a todos a sensação de que o desfecho do processo de impeachment, cada vez mais próximo, é justo e devido. Reconheça-se que Dilma teve a coragem de enfrentar os questionamentos dos senadores. Contudo, seu depoimento provou, mais ainda, que não possui – e talvez nunca tenha possuído – condições de presidir um país tão complexo como o Brasil. Além disso, mostrou que não existem argumentos técnicos e jurídicos que possam, de fato, desmentir que ela tenha cometido crimes de responsabilidade que ensejem o impedimento. Restou a Dilma fazer – ou tentar fazer – o inútil enfrentamento político.

Dilma culpou diversos motivos como causadores da péssima situação econômica brasileira, mas não admitiu que ocultou dos brasileiros, na campanha de 2014, os problemas vindouros. A Presidente afastada alegou que a crise internacional foi enorme e que o Brasil foi atingido. Mas não foi essa mesma crise que Lula chamou de marolinha?

Dilma não defendeu a Justiça, não aplaudiu o combate à corrupção, não repreendeu aliados que cometeram desvios, não pediu desculpas por nada a não ser o pouco diálogo com o Parlamento. Enfim, falou apenas para os seus e repetiu os argumentos malfadados que seus advogados utilizaram nos últimos meses.

Advertisement

A impressão que fica é a de que Dilma fez um discurso que muito mais registrou pontos simbólicos e tentou construir uma narrativa e um final heróico para o seu capítulo biográfico. Ela não se propôs a apresentar uma defesa consistente, apenas disse que outros presidentes também erraram, tentando nivelar a todos por baixo, como o PT sempre fez.

Em nenhum momento Dilma respondeu a questionamentos sobre o que faria pelo Brasil se fosse absolvida, mostrando que essa hipótese nem foi considerada. Ao contrário, mesmo com diferentes perguntas, a Presidente apresentava as mesmas respostas, repetindo umas cinco ou seis linhas de raciocínio pré-concebidas e que a colocam como uma injustiçada.

Parece que Dilma quis apenas marcar uma suposta posição política e ideológica pois sabe que, em algumas horas, se despedirá de um cargo que ela não soube ocupar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dilma se despede com mais do mesmo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui