Domingo, 24/4, tem passeio guiado e gratuito por Santa Teresa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

eiZGAUhNARzPpzotNsD-0oBWhImcMYG4EtIoMDsYkS1V-_AxHYQDHcfBZ8C0prnWNYa4IdLfb5lHnOD42sbG4LCFwPmoEvK2W5ITA6D6H_BPqAQQSk3mXd_jQHC1u8DfQvyfysUq

O pessoal do Rolé Carioca volta com seus passeios guiados pela rua, já em sua quarta edição. E o local escolhido para a estreia foram as charmosas ruas de Santa Teresa, bairro mais pedido pelo público do evento. A vocação artística e a boemia, os casarões antigos e bem conservados, o Parque das Ruínas, a Chácara do Céu, suas ladeiras e ruas de paralelepípedos serão percorridos no último domingo de abril, dia 24, a partir das 9h, com ponto de encontro no Largo do Curvelo. Como de costume, o evento é gratuito e dispensa inscrições.

Mantendo a parceria com a Estácio e a Prefeitura do Rio, que patrocinam e apresentam o projeto, os professores Rodrigo Rainha e William Martins, do curso de História da universidade, são os guias dos passeios.

Já estão agendados os próximos passeios em 2016:

Advertisement
  • Maracanã – 22 de Maio
  • Urca Especial Rolé do Amor – 12 de Junho
  • Engenho de Dentro – 26 de Junho
  • Copacabana – 31 de Julho
  • Del Castilho – 28 de Agosto
  • Circuito Porto – 25 de Setembro
  • Laranjeiras – 30 de Outubro
  • Bairro + Votado no site – 27 de Novembro

Principais pontos do passeio por Santa Teresa:

Largo do Curvelo: o nome é uma homenagem a um ilustre morador das redondezas, o Barão do Curvelo. A localidade já foi palco para bandas independentes se apresentarem. Eventualmente, ainda é cenário para encontros musicais e artesanais. É também o ponto de encontro de moradores no fim da tarde para conversar e jogar xadrez. No Carnaval, é passagem do famoso Bloco das Carmelitas.

Parque das Ruínas: a principal atração é a casa com o mirante. A casa teve suas ruínas aproveitadas em composição com novas estruturas metálicas. O mirante possui ampla e magnífica vista para a cidade a Baía de Guanabara. Ao caminhar pelo interior da construção, onde as paredes ficam aparentes em alvenaria, tem-se uma verdadeira aula de método construtivo de sobrados do início do século XX. O parque  abriga também uma pequena praça, um palco, uma galeria, auditório. Neste local do mirante, sua antiga proprietária, Laurinda Santos Lobo, promovia movimentados saraus que agitavam as noites do início do século XX. Em um painel de metal, exposto no local, existe um breve relato da história do casarão e dos fatos lá acontecidos.

Museu Chácara do Céu: localizada perto da estação Curvelo, parada do bonde de Santa Teresa, e ao lado do Parque das Ruínas, a casa é uma das antigas residências de Raimundo Ottoni de Castro Maya, um bem sucedido empresário e colecionador de obras de arte. Em 1936, Castro Maia herdou uma casa no local, e convidou seu amigo, o arquiteto Wladimir Alves de Souza, para projetar uma nova casa para o local, que é a que hoje abriga o museu com inúmeras obras de arte do colecionador. Trata-se de uma casa modernista clássica, feita de ângulos retos em estilo purista cubista. Destacam-se os inúmeros originais de obras de arte feitos por artistas que estiveram no Brasil principalmente na primeira metade do século XIX, incluindo quase 500 originais de Jean-Baptiste Debret. Além disso, a casa possui belos jardins e uma linda vista da cidade e da Baia de Guanabara.

Convento de Santa Teresa: o convento e sua Igreja possui história que remete ao século XVIII, sendo de grande importância para os fiéis e também de importância histórica no desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro. Foi o primeiro convento feminino do Brasil, construído em 1750 pelo governador Gomes Freire de Andrade, em terreno de sua propriedade, que doou às freiras Carmelitas descalças, suas protegidas. A autoria do projeto e direção das obras do Convento é do Engenheiro Brigadeiro José Fernando Pinto Alpoim. e. As principais reformas e restaurações ocorreram no início do século XX. Os jardins do pátio do Convento e da Igreja possuem uma estátua de Santa Teresa com muitas roseiras, que certamente fazem referência às palavras da freira carmelita do século XIX, Teresinha do Menino Jesus.

Escadaria Selarón: a escadaria liga o Largo da Lapa à parte do bairro de Santa Teresa próxima ao convento de mesmo nome. Decorada com inúmeros azulejos pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, tornou-se um ponto turístico do Rio de Janeiro atraindo inúmeros visitantes. Na verdade, é uma rua de acesso ao bairro de Santa Teresa, chamada Rua Manuel Carneiro, com casas de ambos os lados e tão inclinada que somente é possível à circulação de pedestres.

Sala Cecília Meireles: dedicada à música de concerto, está localizada em edifício construído no final do século XIX, no Largo da Lapa, e tem sido, desde 1965, uma das mais conceituadas casas de espetáculos de música clássica erudita e música de câmara. Grandes pianistas, solistas, e artistas em geral, do Brasil e do mundo já se apresentaram no local. Antes de ser reformado para abrigar as salas de concertos, o edifício abrigou um antigo e famoso hotel, assim como um cinema. Tratava-se do Grande Hotel, construído em 1896 e que aparece em muitas fotos do Rio antigo, do início do século XX.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Domingo, 24/4, tem passeio guiado e gratuito por Santa Teresa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui