Domingo tem passeio pelo Engenho de Dentro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

EstradadeFerroDPedro2 em 1881- BN Digital

Já pensou em conhecer um pouco melhor o subúrbio carioca? Pois aqui está sua chance, neste domingo, 26 de junho, a partir das 9h da manhã, o pessoal do Rolé Carioca fará um passeio pelo bairro do Engenho de Dentro, como sempre gratuito, é só chegar e participar.

Ah, pobre preconceituoso, dirá que o bairro não tem história ou ponto turístico? Pois saiba que Engenho de Dentro traz nuances do Rio de Janeiro antigo, com muitas construções do século XIX. Mas o bairro também sofreu algumas mudanças, remodelado pelas obras estruturais da cidade, como a construção da via expressa Linha Amarela e do estádio Olímpico Nilton Santos (o Engenhão). Antes uma parte de três engenhos da época do império, o Engenho de Dentro atualmente detém uma das mais antigas estações de linha férrea da cidade. Será sob estas narrativas que os professores da Estácio Rodrigo Rainha e William Martins se debruçarão no domingo.

PracadoTrem-DivulgaçãoPrefeitura

Advertisement

O roteiro pensado pelos professores seguirá o seguinte traçado: Engenhão, Museu do Trem, Estação do Trem do Engenho de Dentro, Igreja Nossa Senhora da Conceição e São José, Associação Cristã de Moços (ACM), Hospital Pedro II e Praça Amambaí. Com duração de aproximadamente 2h30min, o passeio conduzirá o público presente à história e curiosidades do bairro, como o bloco O Que é Que Vou Dizer Lá Em Casa e a escola de samba Arranco do Engenho de Dentro, a origem do nome Engenho de Dentro, a arquitetura marcante do Hospital Pedro II, as moradias caracterizadas pela construção da casa em cima das lojas, entre outras pérolas deste bairro que é um achado histórico  dentro do subúrbio carioca.

Um outro ponto a se destacar é o Museu de Imagens do Inconsciente, localizado no Instituto Nise da Silveira. Criado em 20 de maio de 1952, no Centro Psiquiátrico Pedro II (atualmente chamado Instituto Municipal Nise da Silveira), no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, por iniciativa da psiquiatra Nise da Silveira. Quem viu recentemente o filme Nise da Silveira – A Senhora das Imagens, com Glória Pires, poderá saber mais sobre o estabelecimento criado pela médica.

Pontos que serão visitados

Pedro Kirilos - Riotur

Engenhão – Estádio Nilton Santos
Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, foi erguido pela prefeitura no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal e encontra-se arrendado ao Botafogo até 2027.  Inicialmente inaugurado como Estádio Olímpico João Havelange, o local teve seu nome mudado a pedido do Botafogo em fevereiro de 2015, tornando-se então Estádio Nilton Santos em homenagem ao ex-jogador do clube.

Praça do Trem
A ideia é revitalizar as construções do passado para dar ao local uma unidade. A grande área de convivência, com cerca de 40 mil metros quadrados, será construída ao lado do estádio (feito em parte do terreno das antigas oficinas ferroviárias). E o projeto utilizará justamente os galpões — hoje símbolo do abandono — como ponto de atração dos moradores para a praça. Prevista para ser inaugurada em 2015, a obra da nova praça incluirá, ainda, paisagismo, instalação de um mobiliário urbano, reparos de drenagem e reforma das calçadas.

Museu do Trem
O Museu do Trem, administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), foi inaugurado em fevereiro de 1984. Instalado no antigo galpão de pinturas de carros da Estrada de Ferro Pedro II que após a proclamação da República passou a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil, localiza   se nas oficinas do Engenho de Dentro, bairro que se desenvolveu a partir da ferrovia. Reformado e adaptado, o galpão abriga um valioso acervo, que vai de mobiliário até locomotivas.

Estação do Engenho de Dentro
Foi inaugurada em 1873. No local se estavam as oficinas da Central (depois RFFSA). Também está localizado nas cercanias o museu do Trem, no qual se encontra a mais antiga locomotiva do Brasil, a Baroneza, que inaugurou a linha de Guia de Pacobaíba em 1854.

Igreja Nossa Senhora da Conceição e São José
Desde a época em que funcionava do outro lado da estação, em uma capela provisória, até a aquisição, em 1919, do atual terreno, a paróquia sempre contou com o esmero de paroquianos para, em 1956, enfim, ser edificada a atual igreja matriz. Com criatividade, conseguiram arrecadar fundos para a obra. Os moradores mais antigos da região contam que o primeiro pároco, cônego Antonio Jerônimo de Carvalho Rodrigues, construiu no terreno um pequeno parque de diversão, então chamado de mafuá, e juntava o dinheiro proveniente da bilheteria.

ACM
Fundada em Londres, Inglaterra, em 6 de junho de 1844, a Young Men Christian Association (YMCA) / Associação Cristã de Moços (ACM) foi criada por um grupo de jovens, entre eles George Williams, durante a Revolução Industrial. A ACM – Engenho de Dentro foi fundada em 1983 com objetivo de atender a família, e a comunidade com suas atividades de esporte lazer e atividades sociais. No terreno onde está localizado a ACM era o famoso cinema Belair que tendo lugar para aproximadamente mil pessoas fazia a alegria dos moradores da região até a década de 1970.

Hospital Pedro II
O Hospício Pedro II, inaugurado no Rio de Janeiro em 1852, foi o primeiro hospital psiquiátrico do Brasil e o segundo da América Latina. Até o início do século XIX, os “alienados mentais” não recebiam qualquer tipo de tratamento. Se fossem calmos ficavam vagando pelas ruas, se fossem agressivos ficavam presos e acorrentados em cadeias.Somente nos meados do século XIX é que as Santas Casas de Misericórdia brasileiras passaram a receber e cuidar de doentes psiquiátricos.

Linha Amarela
A Linha Amarela faz parte do projeto das linhas policromáticas elaborado pela equipe do urbanista grego Constantínos Apóstolos Doxiádis a pedido do governador do extinto estado da Guanabara, Carlos Lacerda. Que originalmente foi projetado por Lúcio Costa para ser uma linha de metrô ligando o bairro do Méier a Barra da Tijuca. A via expressa, inaugurada em 1997, também faz parte deste plano que consiste na construção de vias de trânsito rápido em 5% do território do município do Rio.

Praça Amambaí
De tamanho médio e aconchegante, a praça é bem conservada, tem playground, jardins e mesas, onde muitos idosos passam as manhãs no jogo de cartas. Sem falar na arborização em abundância! Uma área de lazer valiosíssima, que dá prazer em saber que existe e que continua dentro dos padrões normais de funcionalidade. As casas no entorno da Praça Amambaí e ao longo da Rua Alberto Leite são construções dos tempos áureos do subúrbio: casas amplas, varandas enormes, muros baixos, arquitetura exclusiva e, na grande maioria delas, a figura de algum santo religioso no topo da fachada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Domingo tem passeio pelo Engenho de Dentro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui