Domingo tem Rolé Carioca por Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Calado-de-Copacabana.jpg

Que tal conhecer um pouco mais da História de Copacabana? Pois você vai ter essa chance nesse domingo, 31/7, quando acontece mais uma edição do Rolé Carioca às 9h da manhã. E você poderá levar seu amigo gringo, é que o passeio será em português e inglês para os turistas da Rio 2016. O melhor, o evento é gratuito e não precisa de inscrição.

Guiado por professores da Estácio o Rolé contarão, entre curiosidades e fatos históricos, o como a população migrou até a região de Copacabana durante a organização da Cidade do Rio de Janeiro. É interessante pensar por exemplo que Copacabana – hoje um dos bairros com maior densidade demográfica do Rio de Janeiro,  já foi uma zona bucólica, frequentada apenas por aventureiros. “Precisamos lembrar que pela topografia do Rio de Janeiro, a extensão de nossos maciços cria um bloqueio entre a região da Urca e Botafogo atuais, dificultando o acesso para a região de Copacabana.  A solução era subir os morros da região, ou, o que era mais comum: contornar em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas passando pelo pequeno acesso entre as depressões dos morros e até chegar a Copacabana”, diz o professor William Martins.

Copacabana 1970

Advertisement

Além disso, quem for irá revisitar muitas histórias da cidade: o período em que o Rio se protegia de navios inimigos com seus fortes militares, a fase de modernização e expansão a cidade no inicio do século XX; o boom imobiliário de Copacabana quando se torna o símbolo do balneário carioca, o surgimento da Bossa nova, a degradação e reinvenção de Copa.  Um bairro de muitas histórias e anedotas, de personagens e curiosidades.

O roteiro começará pela Praça Cardel Arcoverde e depois seguirá para o Beco das Garrafas, passando pelo o Copacabana Palace, pela Praça Serzedelo Corrêa, pelo lendário Cine Roxy e o endereço onde será o novo Museu da Imagem e do Som, chegando à Praia de Copacabana, visitando a Estátua Carlos Drummond de Andrade e finalizando no Forte de Copacabana.

 Pontos no mapa:

Praça Cardeal Arcoverde – Pernambucano, Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, filho de Antônio Francisco de Albuquerque Cavalcanti e Marcolina Doroteia de Albuquerque Cavalcanti, nasceu na fazenda do Fundão, freguesia de Cimbres, atual Pesqueira, em 17 de janeiro de 1850. Teve importante atuação mediando os atritos com novo regime republicano principalmente no relativo ao ensino religioso nas escolas públicas, pois os republicanos defendiam um Estado laico. Sua obra dirigiu-se em dar à Igreja, no Brasil, saída há pouco do regime imperial, a posição superior. Mas na praça do Cardeal Arcoverde a homenagem é aos judeus, com um Minorah, símbolo judaico que faz referência, segundo alguns autores a árvore da vida, e que fica bem no centro da praça.

Beco das Garrafas – Ponto de encontro da nova música carioca entre os anos de 1950 e 1960, o beco das garrafas para muitos é o local de nascimento da Bossa Nova, um dos primeiros espaços em que se misturou chiclete com banana, e o jazz casou com o samba. Foi lá que Elis Regina estreou nos palcos do Rio de Janeiro, Jorge Ben levou seu swing, e teria por ali conhecido Wilson Simonal, que contam as más línguas encontrava com Carlos Imperial para pensar na famosa pilantragem.  Em Copacabana o Rio queria se tornar mais moderno, e regado a álcool, boa música e bate-papos inesquecíveis, nossa música e intelectualidade nunca mais foram as mesmas.  Depois de anos fechado, está reaberto e vivo, marcando a resistente boemia carioca.

Copacabana Palace – O hotel Copacabana Palace é um projeto do arquiteto Joseph Gire e tinha como marco ser um símbolo de um novo Brasil na década de 1920.  A ideia era abandonar o status de uma cidade perigosa, doente, e criar a ideia de uma cidade cinco estrelas, e para isso seu hotel precisava ter o mesmo nível. Até meados de 1922, o banho de mar só existia até oito horas da manhã como prescrição médica. A cidade dava as costas para o mar.

Praça Serzedelo Corrêa –  uma das principais praças de Copacabana, era o ponto final destes bondes.  Dali passaram a sair os bondes que alimentavam o restante do bairro e deu vida ao antigo areal.  Serzedelo Corrêa é paraense, mas militar de carreira, participou de movimentos importantes da história do Brasil.  Um dos mais emblemáticos está justamente quando se tornou um dos principais defensores e propagandistas na escola militar da necessidade do país tornar-se uma república.

Cine Roxy – último dos cinemas de rua de Copacabana, algo que já foi a marca do bairro.

Museu da Imagem e do Som  – novo museu do Rio de Janeiro, há muito prometido, e ainda não inaugurado.  No mesmo local, funcionava a Discoteca Help (1984 – 2010) – um dos mais animados locais do Rio de Janeiro, e um dos points mais famosos de prostituição da Cidade do Rio de Janeiro, famoso pelo mundo inteiro pelas suas belas mulheres, mas estimulando um turismo muito ruim, o famoso turismo sexual da cidade do Rio de Janeiro.

Praia de Copabacana – Foi Burle Marx que em 1970 construiu um novo modelo de calçadão e paisagismo na Av. Atlântica.  Burle Marx ao ser chamado para redesenhar as já famosas pedras portuguesas de Copacabana reestrutura a orla, triplicando o tamanho do calçadão, mudando as formas das ondas e criando pequenos, e marcantes paisagismos que marcam e transformam inteiramente a ora de Copacabana.

Forte de Copacabana – concebido, ao final do século XIX, para compor o sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro e de seu porto. Sua função principal dentro de tal sistema era impedir a aproximação de navios inimigos que pudessem ameaçar a entrada da Baía de Guanabara. 1908 O início da construção do Forte de Copacabana ocorreu em 1908, durante um momento conjuntural propício para a construção de grandes unidades militares. A chamada “reforma do Exército” começou ainda no final do século XIX, mais precisamente no término do governo de Floriano Peixoto. O local escolhido para a construção do Forte foi o chamado promontório da Igrejinha, local onde existia a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, sendo, portanto ideal para posicionar canhões de longo alcance.

Serviço

Rolé Carioca – Copacabana
*Bilíngue
Dia 31 de julho – domingo, às 9h
Grátis – Sem inscrições
Duração: aproximadamente 2h
Contato: 21 22085952

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Domingo tem Rolé Carioca por Copacabana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui