Doutores da Alegria seleciona artistas e grupos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Doutores da Alegria

A partir de hoje (07/04) até 16 de junho deste ano, Associação Doutores da Alegria receberá inscrições para o projeto Plateias Hospitalares, realizado no Estado do Rio de Janeiro desde 2009, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde. O edital deste ano selecionará artistas e grupos para se apresentarem em hospitais públicos em 2018 e 2019. Serão escolhidos trabalhos com foco em Artes Cênicas, Música e Dança. Entre os critérios de seleção do edital estão a excelência artística do projeto, a criatividade, a originalidade, a qualificação dos artistas e técnicos e a adaptação da montagem em diferentes espaços de encenação.

A organização será responsável pela curadoria, pela contratação e também pela orientação dos artistas selecionados para atuarem no ambiente hospitalar. As apresentações serão especialmente adaptadas para cada ambiente, seja ele um hospital que trata a tuberculose – em que a distância do paciente é medida preventiva – ou uma comunidade no entorno que abriga idosos com doenças degenerativas.

O projeto Plateias Hospitalares viabiliza o acesso de pacientes, acompanhantes e funcionários de hospitais a apresentações artísticas de diferentes linguagens, como teatro infantil e adulto, teatro de bonecos, teatro de rua, intervenções cênicas, contação de histórias, circo, música e dança. As encenações ocorrem em sete hospitais públicos – seis da rede estadual e um da rede municipal – do Rio de Janeiro. O projeto é inspirado no programa americano Hospital Audiences, que leva espetáculos culturais aos hospitais, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura de pessoas que muitas vezes têm seu primeiro contato com a arte em um leito hospitalar.

Advertisement

As inscrições para o edital são gratuitas. E os projetos devem ser enviados por correio eletrônico, para o email: editalplateias@doutoresdaalegria.org.br. Mais detalhes sobre os critérios de seleção e condições para a participação do programa acesse o site: www.doutoresdaalegria.org.br/doutores-da-alegria-abre-selecao-para-projeto-plateias-hospitalares

Para quem não sabe o Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social nos hospitais públicos e em ambientes adversos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação já realizou mais de um milhão e meio de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Além das visitas contínuas, entre suas atividades destacam-se a formação, a ampliação do acesso à cultura e a geração de conteúdo para a sociedade. O trabalho é gratuito para os hospitais, e mantido por doações de empresas e de pessoas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Doutores da Alegria seleciona artistas e grupos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui