E como andam as eleições para prefeito do Rio em 2016? E essa tal de Frente de Esquerda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

MArcelo Freixo tem chances

Hoje o vereador Cesar Maia (DEM) trouxe em seu ex-blog, newsletter enviada para assinantes, sua leitura da pesquisa GPP para prefeito do Rio, que traz o nome de Romário (PSB) na frente nas intenções de voto.

Maia chama atenção para o fato que até o momento apenas Pedro Paulo (PMDB) e Marcelo Freixo (PSol) são candidatos declarados. Romário, por exemplo, indicou o secretário de esportes do atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB), o PSB nacional diz que ele será candidato, mas o mesmo não diz nada. O PRB de Crivella diz que o mesmo será candidato e, provavelmente será, especialmente se Romário não for candidato, é o que mais ganha com isso.

Já o próprio Cesar Maia diz que só responderá se é candidato ou não em abril ou maio de 2016. Clarissa Garotinho (PR) talvez mantenha a candidatura para relançar seu sobrenome. Seu entorno afirma que Crivella se comprometeu em apoiá-la como retorno ao apoio que recebeu de Garotinho no segundo turno de 2014.

Advertisement

A Frente de Esquerda

Tarso Genro

Ainda faltou Maia falar da frente de esquerda que Tarso Genro (PT), ex-governador do Rio Grande do Sul, quer fazer no Rio de Janeiro. Ele, Alessandro Molon (PT) e Lindbergh Farias (PT) estão articulando um grande apoio a Marcelo Freixo, o que ajudaria muito o candidato que tem pouco tempo de Tv, capilaridade e dinheiro.

A intenção é reunir intelectuais e políticos de diferentes políticos de esquerda para lutar contra o PMDB no Rio. Contra ele está o fato que sua ala no PT, Mensagem ao Partido, faz oposição ao comando nacional do partido.

No Zero Hora, jornal gaúcho, é dada a seguinte informação sobre esta Frente de Esquerda:

A frente de esquerda, uma alternativa à crise do PT e ao possível vácuo de representação desse campo de pensamento, reuniria líderes políticos, partidos, intelectuais, acadêmicos e movimentos sociais. No Rio, o PT está enfraquecido desde o final da década de 1990. Nos últimos anos, colecionou um histórico de aproximação coadjuvante ao PMDB, com apoios ao prefeito Eduardo Paes e ao ex-governador Sérgio Cabral.

Pessoas próximas a Tarso dizem que uma das possibilidades é que ele tente levar o PT a apoiar Freixo nas eleições municipais de 2016. Seria uma forma de comprometer a sigla com causas de esquerda. Na avaliação de Tarso, o ideário petista está perdido dentro prática partidária, sobretudo após o início do programa de ajuste fiscal do governo Dilma, comandado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

– O PT está muito fragilizado lá (Rio), submetido ao PMDB, com apoios ao Paes e Cabral. Ele vai tentar levar o PT ao encontro do Freixo – afirmou um parlamentar próximo a Tarso

Será que vai? Eu apostaria que não… a máquina sempre fala mais alto nesta hora.

Quanto aos comentário de Cesar Maia, leia seu artigo de hoje:

O QUADRO PRÉ-ELEITORAL DO RIO, 15 MESES ANTES DAS ELEIÇÕES DE 2016!

Cesar-Maia.jpg

1. Normalmente, as pesquisas pré-eleitorais começam a ser feitas um ano antes das eleições. Ou seja, começariam em outubro, logo após a data-limite para os candidatos firmarem suas filiações partidárias. Mas, neste ano, dada a imprevisibilidade, o instituto GPP (que nos últimos anos tem antecipado com maior precisão as tendências eleitorais no Rio) realizou uma ampla pesquisa na Cidade do Rio de Janeiro entre 9 e 10 de maio com 1.200 entrevistas.

2. De uma forma geral, os resultados informam o que já se tinha visto em pesquisas nacionais dos principais institutos: o enorme desgaste de Dilma e do PT. No caso do Rio, esse desgaste –provavelmente em função dos graves problemas financeiros e o recrudescimento da violência- se estende ao governador.  E, embora em patamar um pouco melhor, o prefeito da capital não escapa disso. As avaliações setoriais de governo aprofundam isso.

3. A pesquisa elencou todos os nomes de candidatos possíveis, adjetivando por suas funções: Romário e Crivella, senadores; Freixo do PSOL; Cesar Maia vereador; Pedro Paulo candidato do prefeito Eduardo Paes; Clarissa Garotinho deputada do PR; e Molon deputado do PT.

4. Com pequenos ajustes, Romário e Crivella se situam no patamar dos 20%. Freixo e Cesar Maia no de 10%. Pedro Paulo 5%, Clarissa e Molon 3%. Depois se excluem alguns nomes e o disco passa a contar com uns 3 ou 4 nomes, o que permite se ver para onde o voto migra. Por exemplo: sem Crivella, sem Cesar Maia, sem Clarissa e sem Molon, Romário sobe para 33,7%, Freixo para 19,2% e Pedro Paulo para 7%.

5. Todos os cruzamentos mostram que Romário e Crivella têm um voto mais concentrado entre os de menor renda e nível de instrução e na zona oeste popular. Freixo, ao contrário, e na Zona Sul e Tijuca. Um corte político dos pré-candidatos indica que o voto na antipolítica –Romário e Crivella- é muito forte no Rio, somando mais de 40% numa lista com todos os nomes.

6. O x da questão é na verdade saber quem serão os candidatos. Romário indicou o secretário de esportes da prefeitura. Há compromisso definitivo em não ser candidato? O PSB nacional garante que será. E Crivella depois de uma eleição para governador em que foi ao segundo turno e venceu em boa parte das áreas populares?  Será candidato? Se Romário não for candidato, Crivella cresce muito e passa a ter a certeza de ir para o segundo turno. Será candidato outra vez para manter seu nome divulgado dois anos antes de disputar um novo mandato de senador?

7. Pedro Paulo, secretário principal do prefeito, o acompanha em todas as inaugurações e movimentos. Com um tempo elástico de TV tenderá a crescer? Quanto? Essa, na verdade, é a questão de fundo na busca de apoio do PT ao PMDB no Rio. Pensam: só um grande tempo na TV lhe dará visibilidade. Sendo assim, Molon não teria apoio do PT. Cesar Maia –calçado na experiência e na prudência- responde sempre que é decisão para abril ou maio de 2016. Clarissa talvez mantenha a candidatura para relançar seu sobrenome. Seu entorno afirma que Crivella se comprometeu em apoiá-la como retorno ao apoio que recebeu de Garotinho no segundo turno de 2014. Será?

8. Enfim, há que acompanhar este quadro de candidatos. Menos para conhecer tendências e muito mais para ter informações e saber quem destes manterão seus nomes. Certeza só com Freixo e Pedro Paulo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp E como andam as eleições para prefeito do Rio em 2016? E essa tal de Frente de Esquerda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui