E como foi 2007 para o futebol carioca?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Engenhão Sim, eu sei que não entendo nada de futebol… mas algumas coisas foram memoráveis em 2007:

  • A torcida do Flamengo pelo conjunto da obra;
  • As duas vagas para Libertadores do Fluminense
  • A novela dos 1000 gols do Romário
  • E o Botafogo por não conseguir chegar ao fim da praia, o que gerou esta excelente paródia com o filme Tropa de Elite.
  • O futebol carioca ganhou um estádio super-moderno, o Engenhão

O BlaBla Gol fez sua lista de quem subiu e desceu no Futebol 2007, veja como ficou a lista dos times cariocas:

SUBIRAM:

  • Rio de Janeiro (Estado): Está longe do que representava o futebol do Rio de Janeiro em um passado não tão distante, mas é um alento que os 4 grandes do Rio tenham terminado na metade superior da tabela, tendo 2 times entre os 4 primeiros (Zona de Libertadores). Um de seus times ganhou a Copa do Brasil (o que não é um feito propriamente dito, mas é passível de ser citado).
  • Fluminense: Começou o ano abaixo das expectativas mas venceu a Copa do Brasil voltando a disputar a Libertadores. Isso por si só não seria o “Quem Sobe” tricolor, mas sua participação no Brasileirão o credencia a tanto, pois o time conseguiu ótima colocação e montar uma base para 2008.
  • Flamengo: O rubro-negro começou 2007 com a boa preparação deixada de 2006.Planejou bem o Estadual que disputava concomitantemente com a Libertadores e o venceu. Foi eliminado da Libertadores que ninguém levava muita fé mesmo e manteve seu planejamento. Ao julgar necessário no Brasileirão, trocou de técnico, reforçou cirurgicamente seu elenco e foi bem sucedido. Brilhante reação no Campeonato e casamento com a Nação. Chega para a Libertadores de 2008 muito mais forte que entrou para disputar a Libertadores de 2007.

DESCERAM:

Advertisement
  • Vasco: Em um cenário positivo para o futebol carioca em 2007, o time da Colina não conseguiu ir bem em nenhuma competição que disputou. Envolveu-se no início do ano com o Gol 1000 do Romário que pode ter custado uma participação mais competitiva no Estadual e na Copa do Brasil (eliminado pelo Gama no Maracanã com Romário em campo). O Vasco ainda fez um brilhareco em algum momento do Brasileirão, mas nada que desse alento ou esperança ao torcedor. Pelas competições que inicia em 2008, o Vasco nem contrata mal neste começo de temporada, mas é temerário começar o ano sem técnico. Ao menos, o Vasco conseguiu um patrocinador.

NÃO ME PERGUNTEM:

  • Botafogo: Esquizofrenia total. Por um lado eu penso que 2007 foi positivo, lembrando que durante bom tempo o Glorioso apresentou o melhor futebol do País e chegou a encantar quem via seus jogos. Lembro que por esse período, o torcedor alvinegro recuperou a auto-estima simbolizados até mesmo pela sua música cantada nas arquibancadas e a aquisição do Engenhão. Mas não há como não deixar de ressaltar que 2007 foi ano em que o Botafogo não concretizou a expectativa gerada pelo próprio bom futebol. Foram derrotas com requintes de crueldade: Taça GB para o Boa Vista, Estadual para o Flamengo, Semi-Final da Copa do Brasil para o Figueirense, Sul-Americana para o River Plate e talvez o pior de todos, abdicar de ao menos brigar por uma vaga na Libertadores muito em função do destempero do comando de General Severiano, que trouxe a tempestade, que deveria ficar por conta de torcedores apenas, para dentro de seus portões após derrota para o River. O clube entrou em parafuso com Montenegro, Cuca, Bebeto, Mario Sergio e cia e chutou o balde no Brasileirão. Prefiro esperar 2008, sabendo qual caminho o Botafogo preferiu seguir, para analisar 2007. Resta ao Botafogo manter o foco no que de bom aconteceu no ano que passou e não adotar o Tropa de Sofredores como o resumo de seu ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp E como foi 2007 para o futebol carioca?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui