E se Garotinho for condenado como ficam os deputados eleitos?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Brasilia007 por Royal Olive Para quem não sabe o Brasil usa o sistema de proporcionalidade na eleição de deputados e vereadores. Em miúdos, cada voto que você deu em um deputado foi para o partido ou coligação dele, soma-se o total, então daí sai o número total de cadeiras que o partido ou coligação teve e eleitos os mais votados. Por isso caso com os do ex-BBB Jean Willis (PSol), eleito com 13 mil votos devido a grande votação de Chico Alencar do mesmo partido.

 

Bem, Garotinho foi o deputado federal mais votado do Rio de Janeiro e seu partido, o PR, acabou com 8 vagas para deputado federal. Ocorre que o ex-governador foi candidato com uma liminar, devido a Lei do Ficha Limpa, seus quase 700 mil votos podem ser anulados se ele for declarado “ficha suja”, e o partido pode perder além de sua vaga mais 4 (Neilton Mulim, Dr. Paulo Cesar, Liliam Sá e Paulo Feijó).

Advertisement

O Blog do Campbell fez um post sobre como ficará a bancada federal caso Garotinho não seja eleito. Dá para ver os 5 deputados que estão torcendo, rezando e indo para a porta do TSE para tentar a impugnação de Garotinho.

 

  • PMDB-PSC-PP – Fez 13 e passaria a fazer quinze deputados. Entrariam o ex-prefeito de Angra, Fernando Jordão e o deputado federal Bornier, ambos do PMDB.
  • PR, que está elegendo oito passaria a ter apenas três: Francisco Floriano, Dr. Adilson Soares e Zoinho. Neilton Mulim, Dr. Paulo Cesar, Liliam Sá e Paulo Feijó perderiam suas vagas.
  • DEM-PSDB-PPS, que elegeu cinco representantes, passaria a ter seis. Entraria o deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB).
  • PMN-PSB passaria de três para quatro vagas e entraria Dr. Carlos Alberto, do PMN.
  • PCdoB elegeria o segundo deputado, Edmilson Valentim.
    Nos demais partidos e coligações não haveria alterações.
    (*) Esta conta vale apenas se só os votos de Garotinho forem considerados nulos. Há outras decisões judiciais mantendo com nulos votos que podem ser computados e o inverso, mas, obviamente, que não modificariam tanto a composição da Câmara como a anulação dos votos de Garotinho.
  • Foto: Brasilia007 por Royal Olive

    Advertisement
    Receba notícias no WhatsApp
    entrar grupo whatsapp E se Garotinho for condenado como ficam os deputados eleitos?
    Advertisement

    Comente

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui