E se o Rio de Janeiro ainda fosse Capital do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Palácio do Catete por Leonardo Chaves

Algumas vezes me pergunto o porque de alguns cariocas admirarem Juscelino Kubitschek, afinal foi ele que tirou a capital federal do Rio de Janeiro, apesar de que já estava previsto na Constituição que a capital fosse no Planalto Central, para ser mais exato a de 1891, a 1ª da República, o que já inicia pessimamente a República com uma constituição se metendo onde não deve.

E, o pior, monarquista que sou, não posso nem dizer que a culpa é da República, a ideia de sair do Rio de Janeiro vem de muito antes, de 1827, quando José Bonifácio de Andrada, conselheiro de Dom Pedro I, sugeriu ao Imperador uma capital distante do litoral, para evitar ser bombardeada por navios, e central, para manter um país unido. O que era, claro, uma verdadeira preocupação na época, basta lembrar das aulas de história com as várias revoluções que pipocaram no período pós-independência. Aí vieram os militares, os republicanos, criaram a Constituição e colocaram este absurdo. E, convenhamos, em 1950 já não fazia sentido uma capital central, mísseis chegam fácil em qualquer lugar e o Brasil não sofria problemas na federação.

A Superinteressante, em maio de 2010, fez um “E se Brasília não tivesse sido construída”, parte está reproduzida abaixo mas aconselho a ler inteira a matéria no link. Acho que faltou chamar atenção para qualidade dos políticos, em uma cidade como o Rio, maior e próxima de São Paulo, a tendência era ter mais figuras como médicos, advogados e empresários no Congresso e eles não seriam políticos profissionais, já que poderiam manter sua real carreira.

Advertisement

Correio Carioquense


1º de maio de 2010

Congresso caça mandato de Sarney

A pressão popular seria maior no Rio, uma cidade de 6 milhões de habitantes (contra 2 milhões de Brasília) e que está mais perto de outros centros urbanos. Isso diminuiria a corrupção? Nova Délhi, Caracas e Buenos Aires, megametrópoles e capitais ao mesmo tempo, não são oásis de probidade. Mas a pressão faria diferença pelo menos nos casos que mexem mais com a opinião pública.

ESPORTES

Volkswagen do Brasil estreia na F-1

Sem Brasília não haveria a inflação dos anos 60. Sem essa crise, não viria o golpe militar. Nisso o sindicalista Lula não ganharia a notoriedade que ganhou combatendo o regime. E não viraria presidente. Mas ei: alguma multinacional, uma Volkswagen da vida, poderia ficar encantada pelo carisma do líder operário e apontá-lo como CEO para o Brasil. E como Luís Inácio gosta de esportes…

“Vou continuar até os jogos da Espanha”

Com a economia tinindo sob o governo do Marechal Lott, sucessor fantoche de JK, o Rio bateria Cidade do México, Detroit e Buenos Aires em 1963 na disputa por sediar a Olimpíada de 1968. Essa poderia ser uma ambição do próprio Juscelino, que de fato pretendia estar reeleito no ano olímpico. Como o Rio já teria sediado os jogos uma vez, poderia perder a batalha por 2016 para Madri.

ELEIÇÕES 2014

“Eu tenho medo de Antônio Fagundes”

Petista confirma candidatura e tucana parte para o ataque. O ator José Dirceu substituirá Fagundes na novela das 8 durante campanha.

Uma realidade com políticos e atores globais fazendo cooper lado a lado no Leblon alimentaria uma figura comum em outros países, como os EUA: a do artista político. A explosão de popularidade da Globo nos anos 70 já poderia ter começado a eleger atores há 30 anos. Com essa nova cultura, a disputa pela Presidência poderia estar entre a tucana Regina Duarte e o petista Antônio Fagundes.

PUBLICIDADE

Se JK não fizesse Brasília, montaria uma nova sede de governo no Rio, para marcar seu mandato. Onde? Na Barra da Tijuca. Funcionários públicos seriam alojados num megacondomínio de classe média não muito longe: a Cidade de Deus. Então o filme de Fernando Meirelles teria que ter outro nome. E disputaria o Oscar com um nome mais sonoro! Poderia ser German Complex (Complexo do Alemão) ou Inland Mill (Engenho de Dentro). Aí ganhava sem erro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp E se o Rio de Janeiro ainda fosse Capital do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui