Eleição para governador em 2018 deve ser com novatos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Potenciais candidatos em 2018 Eleição para governador em 2018 deve ser com novatos

Normalmente nesse mês, faltando pouco mais de um ano para as eleições, já há vários pré-candidatos a governador. Os partidos começam a jogar os nomes, e observar quem tem mais potencial de crescimento e alguns deles já começam a falar como candidato. Normalmente, porque no Rio até agora não há praticamente candidatos, com exceção de um nome, Indio da Costa (PSD).

E deve ser Indio, que foi candidato a prefeito, vice-presidente, é deputado federal e secretário de Urbanismo, o único político tradicional da lista. Seu nome já tem o apoio de seu partido e do PRB de Crivella.

Mas e os outros partidos? Hoje o PMDB está queimadíssimo, Eduardo Paes que até 2016 era praticamente pacífico que seria o próximo governador, pode nem ser candidato graças a lista da Odebrecht e outras delações que podem arrastar seu nome para a lama. No lado do clã Picciani, além das denúncias de corrupção, o patriarca, Jorge Picciani, está com um câncer agressivo. Ainda tem outros hoje deputados ou vereadores, mas o PMDB do Rio ainda carrega nas costas a corrupção de Sérgio Cabral (PMDB/Bangu) e o péssimo governo de Luiz Fernando Pezão. Não há um nome do partido hoje que seja possível enxergar alguém capaz de tirar o Rio do atoleiro que eles mesmo nos meteram.

Advertisement

16220519 Eleição para governador em 2018 deve ser com novatos

O PSDB, bem, o PSDB do Rio tem três nomes Luiz PauloOtávio Leite Carlos Osório, os 3 serão provavelmente candidatos a reeleição em seus respectivos cargos de deputado. O próprio partido tem tentado insistir em lançar Bernardinho, o técnico de vôlei, como pré-candidato a governador, mas para isso vai ter de tirá-lo do NOVO, que quer lança-lo senador.

E é nestes novos nomes como de Bernardinho que pode estar a opção da maioria dos partidos. O próprio presidente do PT do Rio, Washington Quaquá, com seu partido em cinzas depois da Lava Jato e o maior nome, Lindberg Farias, ao que parece nem tentará a reeleição ao Senado e virá deputado federal em 2018. Pois, Quaquá tem dito que a esquerda deve procurar um candidato na sociedade, um intelectual-artista.

Talvez só alguém totalmente fora da realidade da política para aceitar o campo minado que virou o Estado, que só deve voltar a arrecadar mais do que gasta em 2029, de acordo com o jornal Estado de São Paulo.

2f1ztebu4jl4y2wkm6whlzfh2 Eleição para governador em 2018 deve ser com novatos

Seguindo o mesmo caminho de um nome fora política, Cesar Maia (DEM) tem dito que o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, se convencido poderia ser um potencial nome para candidato a governador. Afinal, juntaria um nome conhecido por sua ética mais o fato de ser um respeitado economista,

Sergio Besserman 1 1 Eleição para governador em 2018 deve ser com novatos

Outro nome, que é sempre ventilado em campanhas é o do economista Sérgio Besserman, mais conhecido por alguns por ser irmão do falecido Bussunda. Muito respeitado em sua área, especialista em Sustentabilidade, ambientalista e uma vida dedicada ao serviço público. Nunca aceitou ser candidato, mas em uma situação como a atual, pode rever seus conceitos.

936 expresso nova presidente do bndes maria silvia bastos marques ainda consta como filiada ao dem Eleição para governador em 2018 deve ser com novatos

Com o mesmo perfil tem a atual presidente do BNDES, Maria Silva Bastos Marques, que foi a primeira mulher a ocupar a CSN, e já foi incluída na Times como uma das doze executivas mais poderosas do mundo. Ex-presidente do Icatu Hartford, ela foi secretária da Fazenda do município do Rio durante a primeira gestão de Cesar Maia, onde  ficou conhecida como “a mulher de 1 bilhão de dólares”, montante que conseguiu amealhar para os cofres da cidade em seus últimos meses no cargo. Na época o nome dela era ventilado como candidata a prefeita pelo PFL, vaga que acabou sendo de Luiz Paulo Conde.

Não exatamente novato, o senador e ex-jogador Romário (PSB) também pode decidir ser candidato a governador, ele tem mais 5 anos como Senador e não perderia o mandato em caso de candidatura. O mesmo caso acontecer com o vereador Tarcisio Mota (PSol) hoje vereador, foi candidato em 2014 e deve ser o candidato do partido novamente em 2018.

Ainda há muita água para rolar até os partidos começarem a divulgar seus candidatos, mas não resta dúvidas que a “cédula eleitoral” será cheia de candidatos novatos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eleição para governador em 2018 deve ser com novatos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui