Em 2009 o Brasil vai virar França?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por Silvana Vargas

Bandeira da França De abril a novembro de 2009, os brasileiros terão oportunidade de compartilhar diferentes aspectos da cultura da França. Os eventos irão acontecer em 16 capitais de todo o Brasil, e é claro no Rio, onde ocorrerão inúmeras festividades alusivas, que serão uma contrapartida do Ano do Brasil na França ocorrido em 2005.

 

Advertisement

A moda será contemplada com vários eventos e exposições das coleções de costureiros famosos ,em especial a comemoração dos 150 anos da marca Vuitton.

 

Haverá festival de cinema em diversas cidades brasileiras com apresentação de filmes da importante cinemateca francesa.

Nas vésperas do Natal esteve aqui no Rio o presidente da França e sua bela primeira -dama.  Que vieram prestigiar o ato que contou com um show de artistas do talento de Gilberto Gil (acompanhado de sua banda) e Lenine.

 

E na virada do Ano Novo, Bruno Chateaubriand e André Ramos, dois dos mais badalados festeiros do edifício Chopin – endereço de elegantes cariocas ao lado do Copacabana Palace –  irão organizar uma recepção inspirados neste importante evento cultural de 2009. Com paredes estampadas com as cores da bandeira francesa, fotos da Cidade Luz, desfiles de grifes famosas e do balneário de Saint -Tropez, a festa tem tudo  para atrair gente bonita,celebridades.

 

Duas mil bolas de gás nas cores branca, azul   e vermelha irão enfeitar o ambiente e flores, seguindo o estilo de renomado florista que trabalha para o George V (o mais luxuoso hotel de Paris).

 

Trata-se de uma super – festa para embalar o sonho de Ano Novo de 300 felizardos que fazem o Rio acontecer.

 

Clarice_Lispector Festas temáticas costumam render bons textos em literatura.  Clarisse Lispector escreveu um dos seus melhores contos – Feliz Aniversário – baseando-se numa festa natalina em família. Conto numa perspectiva intimista, confessional e reflexiva. Neste conto, a autora explora com plasticidade e fina ironia os preparativos de uma ceia de Natal com lances de aparente sobriedade.

 

Sem contar a influência ortográfica que a cultura francesa exerceu sobre nós até a primeira metade do século passado. Palavras como glacê, vitrine, garage e abajur são exemplos de influencia da língua francesa sobre nós.

 

Esse tal Ano França – Brasil? Sem dúvidas, vai dar muito pano para manga.

 

cidade da musica no flickr do cesar maia Em 2009 o Brasil vai virar França? Outro fator a destacar e que certamente é mais uma ligação entre a França e o Brasil nestas comemorações culturais, é a inauguração da Cidade da Música, monumento franco carioca projetado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc.

 

Que venham os franceses!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em 2009 o Brasil vai virar França?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui