Em quem votar para prefeito do Rio de Janeiro em 2016?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Diário do Rio segue o que deveria ser um ato normal de veículos de imprensa, declarar seu voto. E não resta dúvidas que o melhor candidato a prefeito do Rio no primeiro turno é Indio da Costa, do PSD.

Primeiro por um motivo simples, não podemos votar em um agressor, apesar de um dos processos arquivados, e outro de São Paulo, Pedro Paulo se fosse eleito envergonharia a cidade. Sempre estaria sobre ele a pecha de covarde. Há quem diga que é um caso pessoal, que isso não interfere em seu trabalho para prefeito. Digo que interfere sim, como podemos imaginar um prefeito destes defendendo a luta contra a violência doméstica?
Crivella também não é merecedor do voto do carioca neste primeiro turno. Ele não é o candidato, nem seu programa de governo, quem votar no PRB na verdade vota em um projeto de poder da Igreja Universal, de seu tio Edir Macedo. Pode até ter substituído a rejeição antiga, mas a verdade que faz parte de algo maior e não é o interesse do carioca.
Mas ainda que assim não fosse escolheria para Prefeito do Rio, o Indio, a nossa cidade precisa de um gestor mas que também tenha capacidade política para governar. O Rio precisa de um prefeito para a cidade, que consiga se comunicar com a prefeitura, com os vereadores, os cariocas e também valorize o funcionalismo público. E, mais, precisa de alguém que tenha se preparado para governar e não um aventureiro que coloca sua ideologia acima do interesse de seus cidadãos.
Também vejo nele a capacidade de manter os acertos de Paes, só que com mais pé no chão e sem a verborragia e narcisismo do atual prefeito. Ou também não entregaria as obras com tantos problemas, seja de estações de VLT com goteira até a ciclovia que cai.
Há quem diga que Osório tem um perfil similar. Não discordo, mas o que tem mais potencial para ir ao segundo turno é Indio e, além disso, tenho para mim que Osório foi candidato apenas para ter uma votação  melhor para deputado. E, claro, vale lembrar que ele era PMDB até ontem e só saiu do partido porque não conseguiria ser candidato por lá.
Quanto aos candidatos ideológicos, Freixo, Jandira e Bolsonaro, eles realmente teriam capacidade para gerir a cidade? Creio que não, são pouco adeptos às conversas com quem não concorda com eles e não é assim que se administra uma cidade.
Finalmente, Indio da Costa é o candidato com mais potencial para vencer Crivella no segundo turno. Seu nome tem baixa rejeição, e teria capacidade para aglutinar a esquerda e a direita carioca, além dos eleitores que esperam gestão da cidade.
Por isso e outros tantos motivos o Diário do Rio declara e sugere a seus leitores o voto em Indio da Costa 55.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em quem votar para prefeito do Rio de Janeiro em 2016?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui