Abertura da Rio 2016 foi linda e a cara do carioca

Rio!

Quem acompanha este site sabe que várias vezes critiquei a Rio 2016, o quanto temi pela abertura, pela escolha dos artistas. Mas o receio passou, nada aconteceu, arautos do caos tiveram de se calar e foi uma abertura totalmente emocionante. E em menos de uma década nossa cidade recebeu, com sucesso, o Pan, a JMJ, a Copa do Mundo e agora as Olimpíadas!!!!

Foi uma cerimônia que conseguiu homenagear a cidade sede e sua população, começou cantando “Aquele Abraço”, teve “Garota de Ipanema” e até o funk “Só Quero Ser Feliz”. Não foi uma abertura, rica, de ostentação, ultra tecnológica, mas criativa e feita com paixão. Dava para ver a emoção de quem participava, o bom gosto na Gisele Bundchen modelando e sorrindo.

Screenshot_20160805-230103-2

Não houve sexualização, meu medo. Ou um excesso de mensagens, não, pouca como meio-ambiente, diversidade e pronto! Não ofendeu ninguém, elogiou o Rio, o Brasil e os Jogos Olímpicos. Provavelmente a maior dificuldade em uma cidade, país e mundo divididos.

A novidade dos atletas atravessando o estádio, no lugar da tradicional volta olímpica, por um problema no Maracanã que só tem duas entradas mostrou que a criatividade brasileira vence no final. Eles desfilaram, foram artistas deste momento e ainda deve ter um bosque olímpico no Rio no futuro ao plantar suas sementes. É uma cidade de olho no futuro.

Os arcos também foi ímpar, um respeito ao pensamento ambiental que nos domina, ainda bem, hoje. Os arcos não foram de 5 cores, não era uma representação de cada continente, uma cor só, o verde, representou o planeta!

Screenshot_20160806-000105-2

E os três últimos a carregar a tocha, não foi uma figura da cultura brasileira, não foi um atleta do monotemático futebol, foram Atletas Olímpicos de verdade. Guga pelo que representa, não dá para não vê-lo e sorrir, até por seus belos momentos fora da quadra. Hortência medalhista do basquete e que é parte da vida de tantos brasileiros que acompanham Olimpíadas. Mas nada melhor do que o Vanderlei Cordeiro para acender a Pira Olímpica, não lembrava dele, já tinha esquecido, mas na hora que apareceu o maratonista que mesmo depois de ser derrubado na maratona em Atenas 2004, quando tinha a medalha de ouro garantida, continuou correndo e ganhou uma medalha de bronze. Juro que me emocionei.

E a Pira Olímpica? Não sei ainda quem criou, vou falar dela em um post único, mas foi a mais bela que já vi, repetindo, criativa como o Brasil. Um Sol que iluminará o Rio de Janeiro nos próximos dias. E que venham os jogos.

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire8912 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

87 Comentários

  • Joana Andrade Reply

    14 de agosto de 2016 at 19:25

    Moro fora do Brasil há alguns anos e confesso que estava preocupada com a negatividade de grande parte dos brasileiros e não só. Fiquei comovida e feliz com a abertura. Estamos todos de parabéns. Foi fantástica.

  • Airton Flores Reply

    10 de agosto de 2016 at 10:47

    Achei muito bacana, mas isso não é novidade afinal, em termo de festas somos imbatíveis!!
    Agora quero ver a performance no quadro de medalhas! Nosso target é ficar no “Top Ten”, com 29 medalhas! Tenho assistido o JN todos os dias e, até agora, aquele famoso “Quadro de Medalhas” ainda não apareceu…sei não, acho que o COB, com seu eterno presidente Carlos Nuzman, já jogou a toalha! Taí um bom motivo para os gringos tirarem nova onda com a nossa cara!

  • Maria Beatriz Belinaso Reply

    7 de agosto de 2016 at 22:15

    MARAVILHOSA!!! PRA NINGUÈM BOTAR DEFEITO….UM SUCESSO!!!

  • Rita Melo Reply

    6 de agosto de 2016 at 21:07

    Abertura foi showw! Temos que nos sentir orgulhosos e curtir este momento olimpico. lindo, lindo..show.parabéns nosso Rio de Janeiro!

  • Alberto Dos San Reply

    6 de agosto de 2016 at 15:09

    Por Mentor Neto

    “A gente achava que o Brasil estava doente.
    Terminal.
    Que não tinha mais salvação.
    A gente achava que precisava, quem sabe, de um herói.

    Ou de um reset.
    A gente que é cínico, sarcástico, ranzinza e mal humorado.
    Estava na lona, nocauteado por esse país.
    Só esperando o gongo final.

    Aí vem você, Rio de Janeiro, e me apronta essa.
    Justo o Rio de tantos problemas, de tantas críticas.
    Bem o Rio, do Eduardo, da Ciclovia.
    Por quatro horas, fez essa lavagem cerebral na gente.

    Esfregou na nossa cara que continua lindo.
    Esfregou na nossa cara a nossa música.
    Esfregou na nossa cara as nossas cores.
    Esfregou na nossa cara o que somos.

    E mostrou que doente não é o Brasil.
    Doente é a canalhada de nossos políticos.
    A gente só precisava de um pouquinho de orgulho.
    Só um pouquinho.

    E o Rio nos deu uma overdose.
    Obrigado Rio de Janeiro.
    Era só isso que a gente precisava.
    Dessa gente bronzeada mostrando seu valor.

    Manchetes pelo mundo:

    The Guardian, UK: “[Paulinho da Viola] Simples e elegante.”

    El Clarín, ARG: “Uma festa de música, cores e esporte no Rio de Janeiro, à altura da cidade maravilhosa, com ritmo e beleza”

    New York Times, EUA: “Você vê que as fantasias e o cenário não são tão luxuosos como os de outras cerimônias, mas isto realmente não importa quando você tem uma energia como esta.”

    Washington Post, EUA: “Rio, pelo menos por uma noite, está fazendo o que faz de melhor.”

    Boston Globe, EUA: “Se você estava em dúvida sobre assistir à cerimônia de abertura, vale a pena! Uma apresentação visualmente deslumbrante.”

    La Tercera, CHI: “Espetacular, espetacular, espetacular.”

    Telegraph, UK: “É como se alguém tivesse apertado o botão e ligado as pessoas. De repente, tudo é esplêndido.”

    La Vanguardia, ESP: “Chega a construção do Brasil contemporâneo com todas as cidades que o formam. Espetacular o efeito visual que se vê neste momento no Maracanã.”

    Sport, ESP: “O Brasil surpreendeu com uma festa cheia de luz e música, assim como com várias cenas muito marcantes. Teve festa, um pouco de samba e, sobretudo, uma enorme celebração nas arquibancadas.”

  • Marcela Lessa Reply

    6 de agosto de 2016 at 14:56

    Aaahhh… Parem de reclamar… Quem aqui nunca comprou carne e cerveja pro churrasco de domingo e parcelou no cartão estourado? Quem aqui nunca fez a festinha de um ano do filho sem condições e foi linda? Brasileiro é isso! Temos problemas? Temos problemas. Mas estamos com visitas, e vamos curtir a festa, que foi linda ontem é continuará sendo nos próximos dias. Depois a gente vê como vai pagar, depois a gente xinga pelos copos quebrados, pela sujeira que ficou.
    Parem de ser hipócritas, pq em pequenas doses é oq brasileiro faz todo dia!
    “Isto aqui, ô ô
    É um pouquinho de Brasil iá iá
    Deste Brasil que canta e é feliz,
    FELIZ, FELIZ

    É também um pouco de uma RAÇA
    Que NÃO TEM MEDO de fumaça ai, ai
    E NÃO SE ENTREGA NÃO!”

  • Helida Silva Arruda Reply

    6 de agosto de 2016 at 14:23

    Maravilhoso e emocionante. Viva o meu RIO DE JANEIRO. Temos que acredecer os idealizadores desta linda festa PARABÉNS.

  • New Camaleoa Reply

    6 de agosto de 2016 at 13:32

    Irretocável a abertura das Olimpíadas… Faço minhas as palavras da IMPRENSA INTERNACIONAL!

  • New Camaleoa Reply

    6 de agosto de 2016 at 13:30

    Estamos realmente em um país democrático… Que maravilha… Cada um pode se manifestar pelas redes e falar a m…??? que quer, não é verdade?

  • Daniele de Oliveira Reply

    6 de agosto de 2016 at 13:09

    Foi uma superprodução! Mas infelizmente não era o momento! Muito gasto, enquanto a populacao não tem o básico, educação, saúde, segurança, etc… Poderíamos estar curtindo, os atletas brasileiros merecem uma oportunidade dessa, mas e depois, como fica? Os salários atrasados…é triste. #Brasilpaisdedesigualdadeseinjustiças

  • Nilo Barrantes Melgar Reply

    6 de agosto de 2016 at 11:28

    O pessoal esquecendo das suas reclamações e dos problemas em 3, 2, 1. E Q venha o carnaval Q esquecemos é tudo.

  • Gabriela Ruberg Reply

    6 de agosto de 2016 at 10:53

    Como assim “apesar das diversidades”?!? Não seria das dificuldades, dos problemas? Porque nossa diversidade é um dos nossos diferenciais, dos nossos pontos fortes!!

  • Marco Antonio Braz Neto Reply

    6 de agosto de 2016 at 10:18

    Não temos saúde, educação, transporte, nossos políticos são os mais corruptos do mundo, mas nosso povo é do ca#&$ho!!!superamos tudo, até falta de grana com uma vontade imensa de fazer acontecer. Qdo ninguém acredita olha nós aí fazendo!!!!! Linda festa.

  • Regina Fischer Reply

    6 de agosto de 2016 at 07:39

    O Brasil mostrando o que sabe fazer e acontecer! Parabéns! 🙂

  • Rodrigo Fairbairn Rocha Reply

    6 de agosto de 2016 at 07:24

    O mais engraçado nessa abertura das olimpíadas, foi a delegação das Bermudas, aparecerem de shorts!

  • Mary JM Reply

    6 de agosto de 2016 at 05:39

    Parabéns Rio de Janeiro! Fez bonito pra mostrar ao mundo que não somos só um bando de políticos sujos, tem gente muito Boa e competente aqui!

  • Reynaldo Pires Reply

    6 de agosto de 2016 at 04:01

    Só acho que a verdadeira Garota de Ipanema chamada Helo Pinheiro está viva e ela poderia muito bem entrar com a Gisele… Só acho!!!

  • TaTi Mendonça Reply

    6 de agosto de 2016 at 03:53

    Foi tudo lindo demais! E, pra completar, se tem uma coisa que o RIO sabe fazer é show pirotécnico!???

  • Esmeralda Laplace Reply

    6 de agosto de 2016 at 03:46

    Lindo, emocionante, porém o que acaba com o carioca além da roubalheira dos políticos são idiotas que acham que pessoas que reclamam por não ter segurança e saúde tem síndrome de vira lata! Espetáculo único parabéns mas problemas continuam

  • Cris Vieira Reply

    6 de agosto de 2016 at 03:42

    Nem sempre dinheiro e tecnologia é tudo. Criatividade sobrou.

  • Isadora Alonso Reply

    6 de agosto de 2016 at 03:40

    Parabéns aos criadores!! Uma abertura criativa, emocionante e linda! Surpreendente

  • Osvaldo Dos Santo Filho Reply

    6 de agosto de 2016 at 03:40

    Foi um tapa n cara d gringos, principalmente d ianques recalcados

  • Guzman Cris Reply

    6 de agosto de 2016 at 03:39

    Arrasaram! Parabéns aos organizadores… Não só pela beleza da apresentação, mas pelo desenvolvimento da história do nosso Pais

  • Tony Rezende Reply

    6 de agosto de 2016 at 03:39

    Inesquecível!!!! Parabéns aos idealizadores desse show que foi um sonho. Maravilhoso.

  • Larissa Newton Reply

    6 de agosto de 2016 at 03:37

    De fato a coreografa capturou a alma carioca! Esqueci o nome dela. Gênio!

  • Corinta Lavor Reply

    6 de agosto de 2016 at 03:36

    A única que assisti por inteiro! E quero ver de novo!

  • Ivison Torres Reply

    6 de agosto de 2016 at 03:34

    Abertura das Olimpíadas #Rio2016:
    Um péssimo dia para quem insiste em ter complexo de vira-latas.