Empreendedorismo: Mude o seu horário comercial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Mude o seu horário comercial

Eu nem precisei fazer pesquisa com outras pessoas para elaborar esse texto: sou notívago com muito orgulho! Quando falo que pela manhã não sou ninguém, não estou exagerando. Horário decente pra reunião é a partir da hora do almoço pra mim. Não rendo tanto pela manhã e incorporei isso ao meu dia-a-dia de trabalho.

Não preciso me adequar ao horário comercial, ele é que precisa se adequar a mim. Obviamente, existem momentos e compromissos que não conseguimos escolher o horário, mas quando se trata de reuniões, atendimentos a clientes e produção só começo por volta de 12:00. Em contrapartida, costumo dormir por volta das 3 da manhã, por conta de produção e envio de projetos, de textos e matérias.

Como é bem normal eu ir a eventos à trabalho, seja acompanhando clientes, indo conhecer pessoas, fazendo cobertura para sites, consegui incorporar à noite como o meu horário comercial. Mas mesmo se esse não for o seu caso e você não trabalhar com um segmento que normalmente pede horário comercial, você que é empreendedor (ou quer ser) pode sim determinar quando e como você quer atender clientes, fornecedores e parceiros.

Advertisement

O que importa é que quando você empreende esses hábitos que vem da escola, da faculdade ou do próprio mercado de trabalho podem ser substituídos pelo que fizer mais sentido e for mais adequado ao seu perfil produtivo. Muitas empresas grandes já vêm percebendo que grande parte dos seus colaboradores tem picos de produtividade e funcionam em determinado horário e estilo de trabalho, por isso ao invés de ter pessoas produzindo menos do que o esperado, eles se adéquam e determinam funções customizadas para cada profissional. E isso é uma evolução.

Ao mesmo tempo, a falta de amarras e estabelecimento de rotinas pode fazer você trabalhar muito mais do que deveria. Se for durante um projeto específico, ok! Mas regularmente pode te levar ao esgotamento físico e mental. Eu já sofri disso. Hoje formato cada semana com antecedência, levando em conta os compromissos já confirmados e os que ainda devem ser fechados para que exista um equilíbrio. E dependendo do compromisso que tiver, já deixo avisado a clientes mais próximos ou que demandam mais que na época tal vai ser difícil de entregar projetos que deem mais trabalho.

O ponto é que como empreendedor é você quem dá as cartas, não dá pra deixar o cliente na mão, mas dá pra você estabelecer seu ritmo de trabalho e uma certa rotina para que você não frustre as expectativas de ninguém. Por isso, decida o que é melhor pra você e se mantenha firme e fiel ao que estabeleceu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Empreendedorismo: Mude o seu horário comercial
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui