Empreendedorismo: O problema da falta de estratégia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Strategy - It's game of life por Anil Jahdav

Toda empresa deve entender que cada ação que fizer deve ter um propósito e uma estratégia bem definida e exclusiva. Tentar aproveitar “sobras” de outras ações pode se tornar um verdadeiro tiro no pé empresarial.

Recentemente eu estive trabalhando em uma feira durante o lançamento de uma empresa cliente minha e nos quatro dias que passei lá percebi como a grande maioria dos expositores não criou estratégias ou não as personalizou para o público visitante de forma a explorar o máximo que aquele potencial de consumidores pode gerar. A grande maioria acreditou que panfletar daria o resultado que eles esperavam e esqueceram de coisas simples como afiar o discurso de vendas, estimular vendas e fechamento de contratos com profissionais capazes de apresentar, convencer e vender em poucos minutos e obviamente, não adaptaram discurso, demonstração e propaganda para o público passante.

De cada ação que você participa, seja criando um evento, fechando um espaço publicitário na mídia, participando de exposições do setor ou criando campanhas de divulgação você, como empresário, precisa entender para quem está falando e vendendo. Se você tiver que criar material específico para cada ação, crie. Melhor investir certo e atingir as pessoas que você quer do que investir em exposição e se comunicar de maneira errada para esse público.

Advertisement

Sei que o budget de pequenas e médias empresas é normalmente bem menor do que grandes empresas possuem, por isso sempre oriento aos meus clientes focarem em qualidade de cliente e potencial de exposição contra grandes ações massificadas (e normalmente caras). Mais importante do que participar de grandes iniciativas é entender qual o seu público-alvo e produzir campanhas, vídeos, conteúdo, eventos e ações que possam verdadeiramente se relacionar e vinculá-los emocionalmente à sua marca, empresa ou iniciativa.

Gerar valor em ações publicitárias hoje é o maior desafio para empreendedores que acabam firmando “parcerias” com outros empreendedores que não complementam ou que não pertencem ao perfil que você quer atingir. Muitas vezes prefiro criar ações exclusivas e trabalhar nicho por nicho de cliente, compreendendo o potencial que cada uma delas pode gerar, do que criar ações replicáveis que não atinjam de forma adequada os prospects que meus clientes desejam. Inclusive, boas ações normalmente não são criadas do dia pra noite, devem ser pensadas, ajustadas e refinadas até acontecerem, tendo sempre em mente a possibilidade de aumentar o retorno de forma mais assertiva cada vez que forem iniciadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Empreendedorismo: O problema da falta de estratégia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui