Empreendedorismo: Sobre processo criativo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Crativity por Lauren Finkel
Nesse final de semana estive numa “imersão em processo criativo” na Biblioteca Pública de Niterói, uma iniciativa do Zine Disfunção, publicação criada pelo Estúdio Sopa. E o encontro me fez refletir sobre como cada empreendedor criou seu negócio ou produto.

No mundo de hoje que demanda imensamente negócios criativos independente do segmento econômico de atuação, como as empresas se mantêm a frente da curva e conseguem gerar valor no que entregam a clientes, parceiros e fornecedores?

Existe realmente uma preocupação em criar ou a maioria acaba fazendo mais do mesmo? Se a realidade for a segunda questão, qual o motivo pra isso acontecer? Preguiça? Falta de propósito? Não existência de vinculo (amor, vontade de trabalhar com isso) entre o empreendedor e sua criação? Ou simplesmente não saber como criar?

Se o problema for a dificuldade em criar e explorar sua criatividade o que esse empreendedor pode fazer para melhorar? Primeiro, se criar não for o seu ponto forte vale a pena se aliar a algum especialista na área. Hoje a maioria dos criativos percebeu que vale mais a pena ser um prestador de serviço do que trabalhar fixo como um colaborador, já que a demanda pelos diferentes serviços envolvendo criatividade só aumenta.

Advertisement

A grande questão é que muita gente acha que determinadas áreas não precisam ser criativas na entrega, no atendimento ou na execução como por exemplo, engenharia, contabilidade, seguros e advocacia. Mas o que essas pessoas não percebem é que ser criativo em áreas consideradas “formais” pode se tornar um diferencial incrível perante à concorrência, já que esperamos certas atitudes “usuais” dessas áreas listadas.

Com isso dito, já estabelecendo que a criatividade é elemento imprescindível nos negócios atuais, só falta você começar a se expor a diferentes situações que gerarão insight suficiente para você iniciar a criação de estratégias. E como acredito no compartilhamento de informações, blogs, eventos, workshops e cursos que celebram a criatividade podem ser a solução para você e sua empresa se tornarem criativos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Empreendedorismo: Sobre processo criativo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui