Escola SESC de Ensino Médio na Barra da Tijuca | Diário do Rio

Escola SESC de Ensino Médio na Barra da Tijuca

122

Por Bruno Kazuhiro do Perspectiva Política

Imagem Aérea do SESC Barra da Tijuca Alguns podem não saber, porém, o Rio de Janeiro conta com uma escola de ensino médio de excelência inteiramente gratuita. Trata-se da Escola SESC de Ensino Médio, situada entre o bairro de Jacarepaguá e a Barra da Tijuca, que recebe alunos de todo o Brasil interessados em seu ensino em uma área de 59 mil m².

 

A ESEM, mantida pelo SESC, é uma inovação completa. O campus é inteiramente informatizado, com internet wireless e diversos computadores. Os alunos residem na própria ESEM, retornando aos seus estados de origem em datas especiais, e recebem assistência médica e odontológica e laptops em sistema de comodato, além da hospedagem.

O ensino na ESEM é integral e os alunos se formam tendo conhecimentos profundos a respeito do currículo do ensino médio, da língua inglesa e da tecnologia. Como se já não bastasse isso, são oferecidos ainda cursos técnicos.

 

SESC Barra da Tijuca As turmas, que não ultrapassam o número de 15 alunos, facilitando a absorção dos conhecimentos e a qualidade das aulas, são subsidiadas pelo Departamento Nacional do SESC, o Serviço Social do Comércio. Vale ressaltar ainda queos professores também residem na ESEM, o que intensifica muito a interação entre o alunado e o professorado.

 

O horário integral é praticado na ESEM, onde os alunos podem usufruir, além das aulas, de atividades interdisciplinares extraclasse em diversos ambientes internos e externos, dos quais dispõe a ótima infraestrutura do local, que conta com restaurante, teatro com 600 lugares, biblioteca com 40 mil volumes, ginásio coberto, quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, campo de futebol, sala de dança e ambientes para ginástica e musculação.

 

O processo seletivo é feito através de provas e entrevistas com os candidatos e com os pais destes. A preferência é dada aos estudantes de escolas públicas, que, supostamente, teriam mais dificuldade para conseguir estudar em uma Escola de excelência como a ESEM, mas que fosse paga. A Escola recebe anualmente 160 novos alunos e o foco são os jovens talentos.

 

Com certeza, é uma bela iniciativa do SESC que, tomara, continuará economicamente viável por muitos e muitos anos. Vale a pena conferir o site oficial da ESEM e o blog dos seus alunos.

 

A partir de agora, todos vocês já sabem: Sempre que passarem em frente à Escola SESC de Ensino Médio, tenham a certeza de que um ensino gratuito, solidário e de alta qualidade está sendo oferecido ali.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

Comente