Esquerda carioca pode ficar fora do 2º turno para Prefeitura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Candidatos de Esquerda - 2016

A esquerda carioca tem 3 representantes como pré-candidatos a prefeito do Rio, Alessandro Molon (REDE), Jandira Feghali (PCdoB) e Marcelo Freixo (PSol) mas para o vereador Cesar Maia (DEM) nenhum deles deve ir para o 2º turno. Eles se acotovelariam durante a campanha, já  que os 3 veriam ter chances de vencer o poderia prejudicá-los e ferir de morte suas candidaturas.

Maia também prevê que Marcelo Crivella (PRB) mudou de patamar, com muitas chances de ir ara o 2º turno e com reais chances de vitória Leia o texto publicado em seu ex-blog:

NO RIO, A ESQUERDA PODE FICAR FORA DO SEGUNDO TURNO PARA PREFEITO!

1. Pesquisas diversas mostram que Crivella mudou de patamar, saindo do entorno dos 20% para o entorno dos 30%. Aferições mais ajustadas sobre estas pesquisas, incluindo diversos cruzamentos, indicam que o piso de Crivella tradicionalmente em torno dos 15%, agora está acima dos 20%.

Advertisement

2. Crivella tem passado ileso das polêmicas e dos confrontos, seja do impeachment, seja da crise estadual. O foco da oposição no prefeito e seu candidato supõe que a máquina e os recursos elevarão o patamar deste, hoje em 5%. E esquecem de Crivella. Crivella já conseguiu o apoio do Solidariedade, o que torna sensível seu tempo de TV. E virão outros de menor tempo de TV que, somados, aumentarão a visibilidade dele.

3. A ideia anterior, que Crivella perderia para qualquer um no segundo turno, deveria ser revista, até porque seja qual for seu adversário, nesse caso, a tendência é que os que não forem para o segundo turno apoiarem Crivella, seja quem for. Assim, num segundo turno, um candidato de esquerda ou de direita enfrentando Crivella, os demais apoiarão Crivella.

4. As pesquisas mostram também que o risco de um candidato dito de esquerda não ir para o segundo turno é crescente. Freixo, depois de ter obtido 23% dos votos totais (incluindo brancos e nulos) no primeiro turno, em 2012, aparece agora em todas as pesquisas pouco acima dos 10%. Isso mostra que parte de seus votos em 2012 foram dos que não querendo votar em Eduardo Paes votaram em Freixo por ser o mais próximo ao favorito.

5. A saída do PT da prefeitura não ajudou Freixo, ao contrário. O primeiro movimento do PSOL foi lavar as mãos e não querer nada com ninguém, afirmando seu isolamento. Mas a apresentação do nome de Jandira Feghali (pelo PT/PCdoB) deve estar trazendo preocupação ao PSOL. Feghali tem muito mais cancha, retórica e contundência de campanha que Freixo. E com o tempo de TV do PT ainda mais. Se Marina Silva entrar de corpo e alma na campanha do Rio, Molon, seu candidato, deve subir uns pontinhos. Mesmo que fique no patamar dos 5%, esses votos estarão sendo extraídos da dita esquerda.

6. Com isso, Feghali ganhará entusiasmo ao perceber que pode ultrapassar Freixo. As cotoveladas serão inevitáveis. Se ambos caírem –o que é provável- para o patamar dos 10%, também Molon será motivado. Com isso, em campanha, inevitavelmente haverá um triângulo de cotoveladas: um passará a atacar o outro. Isso corresponde à lógica da história do Tigre com dois homens correndo para ver quem o Tigre alcançará primeiro.

7. E, claro, os outros três candidatos já lançados, do PMDB, do PSDB e do PSD: cuja probabilidade de chegar em segundo aumentará muito no caso da pulverização da dita esquerda, transformarão aquele triângulo em hexágono, formato do ringue da UFC.

8. A coluna de Fernando Molica, no jornal O DIA, informa, dia 21/05: “Pré-candidato do PSOL à prefeitura, Marcelo Freixo aceitou participar de encontro com o PCdoB e o PT para definir uma estratégia para a esquerda nas eleições municipais. Organizado pelo grupo Fora do Eixo, o evento, marcado para o próximo dia 3, quer reunir também partidos como a Rede, do pré-candidato Alessandro Molon.”

9. Faz todo o sentido, pois há sempre a memória de um slogan carimbado pela história da própria esquerda: “A esquerda só se une na prisão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Esquerda carioca pode ficar fora do 2º turno para Prefeitura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui