Esta na hora de escolher seu representante

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

oquefezseudeputado

Muito se debate na hora de escolher o voto para o cargo de presidente e governador. Marina isso, Dilma aquilo, Aécio mais outra coisa. Mas por outro lado pouca gente presta atenção na hora de escolher um deputado federal e estadual. Tenho para mim que isso se da pela fantasia perpetuada no Brasil de que uma pessoa vai assumir a direção do país e virar o salvador da pátria. Logo, os deputados não são importantes e o que importa é o presidente.

Mas, quem pensa assim não poderia estar mais enganado. A direção de um país não depende de Dilma, Aécio e Marina. Depende de uma conjuntura de poderes e interesses representados de diversas formas. Duas delas são através do poder executivo e do poder legislativo, ambas determinadas pelo voto. O voto para os cargos de deputados e senadores são tão importantes quanto o voto no presidente e governador.

Por isso é importante que cada um gaste um pouco amis de tempo para escolher o seu voto em vez de votar no palhaço, na mulher fruta ou no ex-BBB só porque simpatizou com os 12 segundos do comercial de TV que não diz absolutamente nada. Graças a internet é fácil aprender mais sobre o seu candidato, basta fazer uma busca no Google e ver se o mesmo tem propostas interessantes e qual a trajetória do candidato.

Advertisement

Para quem pensa em reeleger algum candidato existem outras ferramentas que podem ajudar. A página “O que fez seu deputado” lista os deputados do Rio de Janeiro, com minibiografias e como votaram em algumas das questões mais importantes da última legislatura. O site “Excelências” trás dados sobre gastos de gabinete, históricos de votação e outros dados para todos os deputados federais. E para quem quiser ainda mais informações é possível coletar todos esses dados no próprio site da câmera dos deputados.

Escolher bem os nossos representantes é importante porque é muito mais fácil conseguir a atenção de um deputado, e pressionar o mesmo para defender as suas demandas, do que conseguir falar com o presidente da república. Então, gaste meia horinha da sua semana pré-eleição para escolher direito.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Esta na hora de escolher seu representante
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui