Estações de Metrô recebem exposição homenageando o Profeta Gentileza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Gentileza faz 100 anos Vinicius Marins Datrino bisneto gentileza Estações de Metrô recebem exposição homenageando o Profeta Gentileza

Gentileza gera gentileza”. Foi assim com versos simples, mas de enorme profundidade e gestos humildes que evocam a grandeza interior, que o Profeta Gentileza espalhou sua arte e imortalizou seu legado pelo Rio de Janeiro e por todo o Brasil. As frases de José Datrino espalhadas em 56 murais pintados nos pilares do Viaduto do Caju em uma sequência de painéis com tipologia original e escrita própria foram tema de inúmeras expressões artísticas e seguem inspirando as novas gerações. Vestido com túnica e longa barba branca, o artista cruzou o território nacional repetindo palavras que acreditava transmitir o bem, a beleza, a generosidade e, claro, a gentileza.

Tendo em vista sua memória artística e ideológica, em 2017 o centenário de nascimento daquele que é considerado o precursor da arte mural de rua será celebrado com a exposição “Gentileza Faz 100 Anos”, uma realização da Equipe Trinity, com apoio do MetrôRio e do Instituto Invepar, que estreia em 28 de abril em diversas estações de metrô (segundo o cronograma).

As celebrações são parte do projeto “Gentilezinha” – um personagem na figura de um menino impactado pela obra do Profeta Gentileza e que se torna uma espécie de mascote da cidadania -, realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS). A exposição celebra a memória do aniversariante, expondo seu legado particular através de objetos pessoais do acervo guardado há décadas pela família. Um rico material com itens nunca vistos antes e que trazem novamente ao contato do público o universo poético e lúdico do Profeta Gentileza e a sua dimensão política, estética e cultural, através de fotografias em painéis de PVC e totens interativos.

Advertisement

Para muita gente, a imagem de Gentileza – falecido em 1996 aos 79 anos -, está associada a de um fanático que passava a vida pintando paredes. Mas quem conviveu com ele garante que na mesma figura singular também conviviam o artista popular, o homem do interior inconformado com as injustiças sociais, o poeta, o pintor e o religioso. E parte do legado dessa vida profícua será contado através de teatrinhos socioeducativos encenados em comunidades ao redor das estações do MetrôRio.

Locais e datas da exposição “Gentileza Faz 100 Anos”:

28/04 até 05/05 – Estação São Conrado (saída Rocinha próximo as esteiras)
08/05 a 19/05 – Estação Coelho Neto (parede de acesso)
22/05 a 02/06 – Estação Central (parede saída Centro Administrativo MetrôRio)
05/06 a 19/06 – Estação Jardim Oceânico (acesso Lagoa)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estações de Metrô recebem exposição homenageando o Profeta Gentileza
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Estações de Metrô recebem exposição homenageando o Profeta Gentileza
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui