Expo Mundial Rio 2020 - Di√°rio do Rio de Janeiro

Expo Mundial Rio 2020

4

Exposição Nacional Rio 1908 O Pan 2007, Copa 2014, Olimpíadas 2016 e agora o Rio de Janeiro é candidato a organizar a Expo Mundial 2020. E seria uma excelente desculpa para dar continuidade a revitalização do Porto do Rio.

 

A Expo Mundial, tamb√©m conhecido como Exposi√ß√£o Universal ou Feira Mundial, √© o terceiro maior evento em termos de impacto cultural e econ√īmico, logo ap√≥s a Copa do Mundo e os Jogos Ol√≠mpicos. E vem sendo realizado nos √ļltimos 150 anos.

 

A principal atra√ß√£o de uma Expo Mundial s√£o os pavilh√Ķes nacionais, criado pelos pa√≠ses participantes. No Expo 2000 Hanover, cada pa√≠s criou sua pr√≥pria arquitetura, e o gasto m√©dio por pavilh√£o foi de 13 milh√Ķes de Euros (mais de R$ 33 milh√Ķes). O pr√≥ximo Expo ser√° o Expo Xangai (China) que acontecer√° de maio a outubro de 2010, e a estimativa √© que tenha a participa√ß√£o de mais de 200 pa√≠ses e um p√ļblico de 70 milh√Ķes de pessoas.

 

O Rio de Janeiro já teve uma Exposição Mundial, foi a Exposição Nacional de 1908 que aconteceu na Praia Vermelha. Do Fotolog de Luiz Darcy (Saudades do Rio):

Em menos de um ano constru√≠ram-se imponentes edif√≠cios para abrigar estandes exibidores da produ√ß√£o econ√īmica brasileira.

 

Montaram-se, ainda, dois restaurantes, um teatro, cervejarias e caf√©, al√©m de uma pequena via f√©rrea, para que o p√ļblico pudesse locomover-se em trenzinhos.

 

O antigo pr√©dio da Escola Militar, constru√≠do na Praia Vermelha, no sop√© do Morro da Urca, foi transformado no Pal√°cio das Ind√ļstrias durante a Exposi√ß√£o de 1908.

 

O pr√©dio j√° existente na Praia da Saudade, na atual Avenida Pasteur, que era sede de um estabelecimento de ensino militar, durante a Exposi√ß√£o Nacional abrigou o Pal√°cio dos Estados e, depois, o Minist√©rio da Agricultura. Atualmente, sedia o Museu de Ci√™ncias da Terra, sendo a √ļnica constru√ß√£o remanescente deste memor√°vel evento

Além do Rio, que ainda não apresentou sua candidatou, São Paulo também está listada entre as cidades candidatas a sediar a Expo Mundial 2020.

  1. Copenhague, Dinamarca 
  2. Houston, Texas, EUA 
  3. Manila, Filipinas
  4. Montr√©al, Qu√©bec, Canada 
  5. New York City, New York, EUA 
  6. S√£o Francisco, California, EUA 
  7. Brisbane, Queensland, Australia 
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

Comente