Expo Mundial Rio 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Exposição Nacional Rio 1908 O Pan 2007, Copa 2014, Olimpíadas 2016 e agora o Rio de Janeiro é candidato a organizar a Expo Mundial 2020. E seria uma excelente desculpa para dar continuidade a revitalização do Porto do Rio.

 

A Expo Mundial, também conhecido como Exposição Universal ou Feira Mundial, é o terceiro maior evento em termos de impacto cultural e econômico, logo após a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. E vem sendo realizado nos últimos 150 anos.

Advertisement

 

A principal atração de uma Expo Mundial são os pavilhões nacionais, criado pelos países participantes. No Expo 2000 Hanover, cada país criou sua própria arquitetura, e o gasto médio por pavilhão foi de 13 milhões de Euros (mais de R$ 33 milhões). O próximo Expo será o Expo Xangai (China) que acontecerá de maio a outubro de 2010, e a estimativa é que tenha a participação de mais de 200 países e um público de 70 milhões de pessoas.

 

O Rio de Janeiro já teve uma Exposição Mundial, foi a Exposição Nacional de 1908 que aconteceu na Praia Vermelha. Do Fotolog de Luiz Darcy (Saudades do Rio):

Em menos de um ano construíram-se imponentes edifícios para abrigar estandes exibidores da produção econômica brasileira.

 

Montaram-se, ainda, dois restaurantes, um teatro, cervejarias e café, além de uma pequena via férrea, para que o público pudesse locomover-se em trenzinhos.

 

O antigo prédio da Escola Militar, construído na Praia Vermelha, no sopé do Morro da Urca, foi transformado no Palácio das Indústrias durante a Exposição de 1908.

 

O prédio já existente na Praia da Saudade, na atual Avenida Pasteur, que era sede de um estabelecimento de ensino militar, durante a Exposição Nacional abrigou o Palácio dos Estados e, depois, o Ministério da Agricultura. Atualmente, sedia o Museu de Ciências da Terra, sendo a única construção remanescente deste memorável evento

Além do Rio, que ainda não apresentou sua candidatou, São Paulo também está listada entre as cidades candidatas a sediar a Expo Mundial 2020.

  1. Copenhague, Dinamarca 
  2. Houston, Texas, EUA 
  3. Manila, Filipinas
  4. Montréal, Québec, Canada 
  5. New York City, New York, EUA 
  6. São Francisco, California, EUA 
  7. Brisbane, Queensland, Australia 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Expo Mundial Rio 2020
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui