Exposição de fotojornalismo no MAR

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Evandro-Teixeira.-Demolição-do-Palácio-Monroe.-Rio-de-Janeiro-1976.-Inkjet-print.-Pigmento-mineral-sobre-papel-Custom

No último dia 22/09, o Museu de Arte do Rio (MAR) abriu a mostra “Evandro Teixeira: A constituição do mundo”. A exposição, que apresenta a trajetória dos quase 60 anos de carreira de um dos mais importantes fotojornalistas do Brasil, fica aberta ao público até o dia 31/01/2016.

São mais de 150 obras que retratam cenários como o universo da praia, da música e das manifestações estudantis ao longo da ditadura militar –, além de ampliar seu olhar para além Rio e além Brasil, com ensaios sobre Canudos, o sertão e a questão indígena, a morte de Neruda e a política chilena.

Chico-Buarque-Tom-Jobim-e-Vinicius-de-Moraes-numa-churrascaria-Foto-Evandro-Teixeira

Advertisement

“Diante das fotos de Evandro Teixeira – como já colocava Carlos Drummond de Andrade em poema (1986) homônimo sobre o artista – enxergamos a nós mesmos também em perspectiva e, especialmente, em nossa relação com o outro e com o todo. Diferentemente da geração de fotojornalistas anterior à sua, a qual buscou trazer à luz do Brasil ‘profundo’ e ‘ancestral’ (politicamente mantido à distância), Evandro faz da fotografia um ato diário de resistência à opacidade do mundo, íntimo e imbuído de identificação”, comenta Paulo Herkenhoff, curador da exposição.

Vale a pena conferir.

Pao-do-Ouvidor

Um passeio cultural pode ser antecipado ou encerrado com uma ida ao shopping. O Paço do Ouvidor é sempre uma boa pedida de passeios no centro. Passa no Paço!

Serviço

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro.

Horários: de terça a domingo, das 10h às 17h.

Tel.: (55 21) 3031-2741

Ingresso: R$ 8 (inteira) R$ 4 (meia-entrada)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição de fotojornalismo no MAR
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui