Exposição do fotógrafo Zhong Weixing fica até 16 de julho no Museu Histórico Nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
fleishman strip 92674 0 full Exposição do fotógrafo Zhong Weixing fica até 16 de julho no Museu Histórico Nacional
JR

A exposição “Face to face – Retratos de mestres da fotografia contemporânea”, do artista chinês Zhong Weixing, está no Museu Histórico Nacional até o dia 16 de julho. A mostra traz ao país obras realizadas em um ambicioso projeto desenvolvido pelo artista desde 2015. Fotógrafo e colecionador de arte, Zhong, especialista em capturar paisagens e detalhes de viagens, foca neste projeto um outro cenário: os maiores nomes da fotografia contemporânea mundial.

Com curadoria de Jean-Luc Monterosso e Milton Guran, a exposição traz retratos feitos em estúdio de nomes como os brasileiros Sebastião Salgado, Miguel Rio Branco e Vik Muniz, além de feras internacionais como Robert Frank, Bernard Plossu, Duane Michals, Cristina de Middel, Martin Parr e William Klein, entre outros. A ideia é buscar a personalidade do fotógrafo por trás das lentes. Depois de mergulhar intensamente na obra do autor ou autora que tem diante de si, Zhong nos oferece uma visão plural e uma interpretação bastante pessoal do retratado, como fragmentos da obra destes autores.

A inspiração de Zhong Weixing para a realização deste projeto vem do ano de 1851, de uma séria criada pelo caricaturista francês Félix Nadar, que planejou fazer um retrato das celebridades de seu tempo, em quatro pranchas litográficas. Somente uma ficou pronta, na qual retratava mais de 250 escritores e jornalistas, e que entrou para a história como o Panteão Nadar.

Sebastião Salgado Exposição do fotógrafo Zhong Weixing fica até 16 de julho no Museu Histórico Nacional

Advertisement

Junto com a exposição, a editora Bazar do Tempo lança o livro “Face to Face – Retratos de mestres da fotografia contemporânea”, com as obras presentes na mostra.

Sobre Zhong Weixing

Nascido na província de Chengdu, na China, em 1962, é colecionador de arte e fotógrafo, membro da China Photographers Association e presidente da Chengdu International Photography Exchange Association. Seu trabalho é regularmente publicado pelas revistas China Photography, PIXEL, Tibet Geographic, dentre outras.

Entre as obras assinadas pelo artista estão: Peru Photographic Travelogue – Woodstock on the Summit, Sri Lanka Photographic Travelogue – A Momentary

Reincarnation, Madagascar Photographic Travelogue, Carnet de Route Photographique, Obscure Sky with Yellow Land e Lost Paradise, com a qual ganhou o Grand Jury Prize no 12th Pingyao International Photography Festival em Pingyao, China.

Pao-do-OuvidorO Shopping Paço do Ouvidor já é uma referência no centro da cidade do Rio de Janeiro. Quer conferir? Passa no Paço!

Serviço:

Exposição “Face to face – Retratos de mestres da fotografia contemporânea”, do fotógrafo Zhong Weixing
Datas: até 16 de julho de 2017.
Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora, s/n – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3299-0324
Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 17h30. Sábado, domingo e feriados, de 13h às 17h
Entrada: R$ 10,00 – grátis aos domingos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição do fotógrafo Zhong Weixing fica até 16 de julho no Museu Histórico Nacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui