Falece o ex-prefeito Luiz Paulo Conde - Diário do Rio de Janeiro

Falece o ex-prefeito Luiz Paulo Conde

1

Luiz Paulo Conde

Faleceu hoje, 21 de julho, o ex-prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde, aos 81 anos. Conde governou a cidade do Rio entre 1997 e 2001. Ele também foi vice-governador do Rio entre 2003 e 2007, durante o governo de Rosinha Garotinho.

O arquiteto Conde se tornou prefeito do Rio a partir de uma escolha do então prefeito Cesar Maia, muito popular na época, e apontou seu então secretário de Urbanismo como idealizador do Rio Cidade, Favela-Bairro e Linha Amarela. Totalmente desconhecido do público Conde chegou ao 2º turno contra Sergio Cabral Filho e conseguiu derrota-lo.

Em 1999 Conde rompeu com Cesar Maia, e se candidatou a reeleição para prefeito, onde venceu o primeiro turno. Mas no 2º turno cometeu vários erros, como dizer que o metrô da Pavuna foi um erro, que mentia menos que Maia, além de ter o chamado “beijo da morte”, o apoio do então governador Garotinho, muito impopular na capital, a sua campanha. Acabou derrotado por meros 2%, 51% a 49%, a distância era tão pequena que o jornal O Dia chegou a noticiar que Conde tinha sido reeleito.

Depois disso, foi vice governador de Rosinha, tentou outra eleição para prefeito do Rio em 2004, quando ficou atrás de Cesar Maia (eleito no 1º turno) e de Marcelo Crivella.

Foi também secretário de Cultura de Sergio Cabral, e depois presidente de Furnas até 2008. Muito doente acabou se afastando da vida política, vindo a falecer no Samaritano após um ano internado para tratamento de câncer de próstata.

Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente