A favor da dupla função: Motorista-Cobrador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Equipamento Trocador Onibus alemanhaEntra ano, sai ano, e um argumento insiste em voltar a tona sem que ninguém pareça pensar duas vezes no assunto. Até deputados estaduais que conhecem o mundo, e sistemas de transporte ao redor do mundo, insistem em afirmar que a dupla função de motorista e cobrador é um absurdo. O argumento mais comum é que isso põe em risco a vida dos passageiros e que o motorista não tem como exercer as duas funções ao mesmo tempo. Outras vezes o argumento é que acabar com o emprego dos cobradores é um absurdo me um país como o nosso.

Bem, eu sou a favor da dupla função. Acho que a dupla função deveria ser regra. DESDE QUE haja a devida adequação para que o motorista exerça a dupla função com qualidade e segurança. Qualidade quer dizer nesse caso que isso não signifique aumentar o tempo de parada dos veículos demasiadamente. Segurança quer dizer que isso não acarretar maior risco aos passageiros. Como?

Câmbio automático: Reduz o stress e esforço do motorista ao longo do dia inteiro.

Bilhetagem Inteligente: Preço maior dentro do ônibus. Comum em outros lugares do mundo. Por exemplo: se você compra antecipado (RioCard) paga 3 reais, se pagar no ônibus paga 3,50.

Advertisement

Equipamento Trocador Alemanha

Equipamento adequado: Na foto se vê um equipamento presente em todos os ônibus alemães. Note, há um local para o passageiro colocar o dinheiro, um computador de bordo para emissão do bilhete, um moedeiro onde as moedas são inseridas por cima e dispensadas através de alavancas por baixo caindo em uma espécie de “copo” para que o passageiro recolha o troco.

Além disso, eu incluiria algumas outras coisas no Rio de Janeiro. A necessidade de atualização do sistema RioCard, que hoje em dia é extremamente lento, levando até 8-10 segundos para liberar a catraca. Porque não um sistema NFC, transformando celulares em passagens de ônibus? A instalação de ar condicionado, para reduzir stress do condutor e aumentar a qualidade do serviço. E a instalação de um “botão de pânico” que o motorista pudesse acionar para requisitar a presença da Policia Militar em caso de necessidade.

Para aqueles que argumentam que as empresas de ônibus já faturam muito dinheiro, e que isso Não irá baratear o serviço eu proponho a seguinte reflexão. Se o serviço é caro, e os empresários faturam, isso quer dizer que a gente precisa manter os custos altos como forma de “punição” aos empresários? Não seria um apoio condicionado à dupla função uma moeda de troca para serviços melhores e controle do aumento das passagens?

No mundo inteiro funciona. Se tivermos três itens básicos (Cambio automático, Bilhetagem Inteligente e Equipamento Adequado) não somente pode funcionar aqui, como pode melhorar o serviço de transporte público.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A favor da dupla função: Motorista-Cobrador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui