Feira do Empreendedor 2015 acontece no RioCentro de 12 a 15 de Novembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Feira do Empreendedor

Em época de crise tem dois tipos de pessoas, dizem, as que choram e as que vendem lenço de papel, eu acho que tem uma terceira, a que não tem dinheiro para comprar o lenço, mas devo ser um pessimista. Mas se você é do tipo que quer vender o lenço, pode aproveitar que semana que vem, do dia 12 a 15 de Novembro acontece no RioCentro a Feira do Empreendedor 2015, maior evento de empreendedorismo do Rio de Janeiro. Realizada pelo Sebrae/RJ e com foco no mercado, a feira contará com 19 espaços temáticos voltados para capacitação e atendimento empresarial e 120 empresas expositoras distribuídas em 20.400 m², no pavilhão 3, do Riocentro. Ao longo dos quatro dias será oferecida gratuitamente uma intensa programação de oficinas, seminários, debates, rodadas de negócios e workshops. A expectativa para esta edição é de 30 mil participantes.

Ao todo serão oferecidas aproximadamente 300 palestras, entre elas: “Como legalizar a sua empresa”; “Como elaborar um contrato social”; “Empreendedorismo e mercado de trabalho”; “Internet como ferramenta de negócios”; “Como atrair, conquistar e manter cliente”.

O objetivo do evento é disseminar a cultura do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade; fomentar a geração de negócios; estimular a formação de redes de relacionamento empresarial; orientar sobre formalização de empresas; apoiar a legalização dos microempreendedores individuais e fomentar a economia fluminense por meio das micro e pequenas empresas.

Advertisement

Os visitantes também conhecerão as oportunidades de franquias; máquinas e equipamentos necessários para o desenvolvimento de um negócio; lojas conceito; programas de financiamento; programas de inovação tecnológica; programas de sustentabilidade, entre outros. Durante a feira, haverá atendimento com o perfil de negócio: produtor rural, microempreendedor individual, empresa de pequeno porte, microempresa e potencial empresário.

Um dos destaques é a palestra “Atitude de Campeão”, do atleta olímpico Gustavo Borges, em que o medalhista explora a motivação, a concorrência e o trabalho em equipe, requisitos indispensáveis para ter sucesso e subir ao pódio.

A Feira do Empreendedor é uma síntese do Sebrae/RJ, onde reunimos num mesmo espaço todos os projetos direcionados aos empreendedores, empresários e potenciais empresários. É uma ótima oportunidade para quem pretende se capacitar ou tirar dúvidas sobre formalização de empresas; inovação tecnológica; franquias; financiamento e gestão”, explica Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae/RJ.

O evento é patrocinado por Bradesco, Correios, Governo Federal, Assim Saúde, Senai/Firjan, Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicoob, Uol, Água Mineral Lácqua, LUZ e Livraria Saraiva. E conta com o apoio da Fio Branco, Lojas Caçula, Postal Rio, Rede Novo, AgeRio e Rio Solidário.

O que vai ter na feira:

Espaço Petróleo e Gás
Apresentará a cadeia produtiva de petróleo e gás, trabalhada pelo Sebrae/RJ, segmentos, principais empresas e oportunidades para fornecedores de bens e serviços. Com a consultoria da equipe de atendimento, os empreendedores poderão fazer um diagnóstico para identificar seus pontos fortes e o que precisam melhorar para serem bem-sucedidos no setor. Todos os dias, entre 17h e 19h, serão realizadas palestras e bate-papos com empresários do segmento, que destacarão as dificuldades e os benefícios de se trabalhar com petróleo e gás.

Espaço Comunidade Pacificada
Será formado por quatro painéis com algumas curiosidades, remetendo aos potenciais setores econômicos trabalhados pelo Sebrae/RJ nas comunidades pacificadas, tais como: comércio (consumo na favela), gastronomia e turismo. A programação contará com o lançamento do “Guia de Turismo das Favelas 2015”, oficinas de turbante afro e oficinas de customização de camisetas, ambas realizadas pelos empreendedores locais, e um desfile da grife “Jacaré é Moda”, da comunidade do Jacarezinho. E, como forma de reduzir a inadimplência do pagamento das contas de luz e chamar a atenção para o perigo dos “gatos”, muito presentes nas favelas, será mostrado dentro do estande um emaranhado de fios, com especialistas explicando o projeto “Desenvolvimento de Fornecedores Light”, uma parceria entre Sebrae/RJ e Light

Espaço Canvas
Empreendedores, empresários e potenciais empresários terão a oportunidade de conhecer como funciona a metodologia “Business Model Canvas” de uma forma lúdica e coletiva. Um “Piso de Canvas” será montado no espaço aberto, delimitado com uma fita, formando um jogo lúdico para grupos de cinco a dez pessoas. Ao lado, em um espaço anexo, agentes locais de inovação (ALI) irão atender individualmente os interessados em montar um negócio utilizando-se da ferramenta. Os empreendedores que montarem seus Canvas com os agentes, poderão levá-los para casa.

Espaço Grandes Empreendimentos
Com o objetivo de divulgar os projetos e metodologias executados pela área de grandes empreendimentos do Sebrae/RJ de forma dinâmica, será realizado o “Jogo do Encadeamento Produtivo”. O quiz é individual e voltado para empresas formalizadas. Ao final da brincadeira, o jogador com a maior pontuação no ranking será anunciado vencedor e ganhará um prêmio.

Espaço Mercado Digital
Estande formado pelas empresas UOL, Facebook, Google, Rede Novo, Câmara E-Net, Quipu e Market up que irão prestar atendimento específico para quem pretende ter acesso ao mercado digital e tirar dúvidas sobre legalização de empresas voltadas para o mundo digital. Em paralelo, ao longo dos quatro, na sala de palestras de 150 lugares, serão realizadas palestras com temas relacionados ao E-Commerce, entre elas: “Comércio eletrônico a oportunidade está aqui”; “Black Friday: qual o impacto da maior promoção comercial brasileira”; “Como tornar sua empresa visível nas buscas pela internet”; “Checklist para ter um E-Commerce de sucesso”; “Email marketing e promoções”, entre outras.

Espaço Franquia
Estande onde 26 empresas irão apresentar suas franquias a um custo acessível para empresários que pretendem adquirir esse tipo de empreendimento. São elas: Hastag, SR Vapor, Guia-se Negócios pela Internet, Nono Passini, Master Enjoy, Le Postiche, Clube do Aluno, TS Franquias, Grupo Prepara, Grupo Orba/Freewet, Rede MEC, Moto Fácil, Encontre sua viagem, Fabrica di Chocolate, Chocolataria Gramado, Grupo BTG, Acquazero, Acvida, Instituto Divas,  California Coffee, Studio A2, ISOCRED, Youburger,  Saffi, Grupo Trigo, Gigatron. Em paralelo, ao longo dos quatro dias, no auditório 12, serão realizadas palestras com temas relacionados a franquias, entre elas: “Coaching e mentoria no universo do franchising”, “Gestão de ponto de venda”, “Como expandir seu negócio com franquias” e “Marketing digital e as franquias”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feira do Empreendedor 2015 acontece no RioCentro de 12 a 15 de Novembro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui