Fim de semana tem Salão do Livro no Boulevard Olímpico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

ler

Que tal aproveitar o fim de semana para descobrir novos livros e comprar alguns clássicos? Acontece do dia 24 a 27 de novembro a primeira edição do LER no Boulevard Olímpico, Praça Mauá. Das 10h às 21h, o espaço se transformará em Boulevard Literário com a presença de escritores, editoras, livrarias e leitores.  Além disso haverá food trucks e quituteiras da região do Porto do Rio.

De acordo com Jerônimo Vargas, diretor da Base Eventos, a LER tem como foco a troca de conhecimento, a interação e a discussão. “A LER será um evento que entrará para o calendário da cidade do Rio”, acredita Vargas, que espera um público de 80 mil pessoas.

Pao-do-OuvidorEstá no Centro? Que tal ir no Shopping Paço do Ouvidor. Passa no Paço!

Advertisement

Quem for ao evento terá oportunidade de participar de mesas redondas, lançamentos, bate-papos e oficinas com autores como Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Vanessa da Mata, Marcelo Rubens Paiva, Alberto Mussa, Paulo Lins, Mary Del Priore, Gregório Duvivier e Heloísa Seixas, entre outros. Com curadoria do editor Julio Silveira – fundador da Casa da Palavra, gerente editorial da Agir e Nova Fronteira e diretor da Ímã Editorial -, o evento terá uma programação extensa e variada. No Café do Livro, são mais de 40 autores convidados. As atrações para o público infanto-juvenil estão sendo organizadas pela jornalista Marina Vieira, idealizadora e realizadora de diversos festivais de cultura.

cafe-do-livro

O evento conta com exposições interativas e oficinas de escrita. A programação do Café do Livro inclui, entre outros assuntos, ficção policial, memória, poesia, sexualidade, comportamento e tecnologia, reforçando a diversidade. Juntam-se ao Café do Livro espaços infantis para promover o hábito da leitura de forma lúdica, área dedicada à leitura para jovens adultos, apresentações teatrais de clássicos da literatura nacional, além do Jardim Literário, que contará com convidados declamando poesias, esquinas com espaços para lançamento de livros e encontro com blogueiros, área dedicada a saraus abertos à participação ativa do público e o salão do livro com estandes de livrarias e editoras independentes e artesanais. Os sebos e os livros digitais também terão áreas destinadas a eles.

 

Um dos apoiadores do evento, o Canal Futura apresentará uma série de curtas-metragens que têm a literatura e a diversidade como temas. A área de convivência, o Boulevard Literário, contará com food trucks e quituteiras da região, além de bancos em formatos de livros, minibibliotecas e personagens de grandes clássicos da literatura circulando para animar o público presente. 

Espaço infantil promove contação de histórias, oficinas e troca de livros

crianca-ler

A LER também está repleta de atividades para divertir as crianças e estimular o aprendizado. Os contadores de história Edith Lacerda e Joaquim de Paula se revezarão no espaço infantil diariamente, apresentando e integrando todas as atividades. A Cia Les Trois Clés também estará presente todos os dias com oficinas de confecção e manipulação de bonecos. O espaço infantil terá também um carrinho de “Troca-Troca de Livros”, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, que visa a circulação do conhecimento e promove a leitura, estimulando a prática sustentável.

O público infantil poderá ainda participar da Oficina Mímica Literária, com Josué Soares, que propõe, através de jogos e exercícios recreativos de mímica dos livros e suas histórias, investigar as práticas corporais. Na mini oficina Quero Ser Autor – Leituras Criativas, com o escritor Alex Gomes, será realizada análise de textos publicados, com destaque para recursos criativos. A ilustradora Luciana Grether, da Oficina de Ilustração e Memória, tem o objetivo de apresentar ilustrações originais elaboradas para livros e propor dinâmicas de desenho, pintura ou recorte com as crianças no desenvolvimento de processo criativo. Na Oficina de Criação: desenho e colagem, o artista plástico Fernando Vilela apresenta o processo de criação de suas ilustrações.

Sônia Travassos comanda o Sarauzinho todo final de tarde. Também estão confirmados importantes nomes da literatura, como Adriana Carranca (“A Menina que queria ir para a escola”, que concorreu ao Prêmio Jabuti), Cristina Vilaça (“O irmão do meu irmão” e “Três mocinhas elegantes”) e a gaúcha Paula Taitelbaum (Bichológico).

Gibizeira

Quem adora gibis não pode deixar de passar na Gibizeira, uma grande feira de quadrinhos, com venda de material, oficinas, intervenções e trocas de informações, aproximando público e artistas. Luiza Lemos e Roberta Araujo dividirão uma mesa para bater um papo sobre quadrinhos, tabus, gênero e feminismo.

Já Alex Genaro e João Carpalhau falarão sobre o tema “Uma desconstrução do modelo do herói tradicional à brasileira”. Os dois são criadores do Detrito, quadrinho publicado pelo selo Capa Comics, que traz a Baixada Fluminense retratada como pano de fundo.  Cartunistas cariocas que tiveram suas carreiras iniciadas em “O Pasquim”, Amorim, Ykenga e Ota conversam com o público sobre a mudança dos gibis ao longo dos anos.  E, ainda, cerca de 30 artistas renomados estarão expondo seus trabalhos no festival.

 Fãs de Star Wars terão programação especial

A LER também está repleta de atrações para geeks e nerds. O Conselho Jedi Rio de Janeiro, grupo que promove anualmente a Jedicon, realizará atividades nos quatro dias de evento. Nos dias 24 e 25, o público assiste, no Espaço Geek, o painel “Geeks Independentes, um bate-papo com autores independentes de ficção”, que apresenta os novos talentos da literatura e os desafios de se lançar no mercado literário.

Diariamente, o auditório e teatro Machado de Assis receberá o Painel Jedicon, com os temas: “O estrondoso despertar da força”, “Desbravando o universo expandido de Star Wars na literatura”, “Rogue One – uma história Star Wars”, “Almanaque Jedi e a trajetória do Conselho Jedi Rio de Janeiro”. Outra atividade diária é o “Quis” sobre as principais franquias do mundo geek/nerd, das 11h ao meio-dia, no Espaço Jovem. No Palco Sarau, haverá um concurso de cosplayers, com premiação de um kindle por dia para a melhor performance, das 14h às 16h.

Outra atração é a entrega do Prêmio Argos de Literatura Fantástica 2016, no dia 26, de 12h30 às 14h. No dia 27 será realizado também um bate-papo com autores brasileiros indicados ao prêmio. Ambos teatro Machado de Assis.

 Autores Confirmados

luiz-fernando-verissimoRuy Castro, Luis Fernando  Verissimo, Marcelo Rubens Paiva, Alberto Mussa, Paulo Lins, Eucanaã Ferraz, Gregório Duvivier, Heloísa Seixas, Luiz Antônio Simas, JP Cuenca, Mario Lucio Souza, Sérgio Rodrigues, Pedro Dória, Mary del Priore, Teresa Cárdenas, Aílton Krenak, Raphael Montes, Ana Paula Maia, Rafael Cardoso, Alexandra Lucas Coelho, José Luiz Peixoto, Alessandra Maltarollo, Sérgio Monte,  Amara Moira, Ana Miranda, Ana Paula Maia, Ana Paula Lisboa, Braulio Tavares, Joaquim Ferreira dos Santos, Raphael Vidal, Thammy Miranda, Miró, Bruna Beber, Anderson França e Vinícius Grossos.

Programação  Cesgranrio – Arnaldo Niskier ( ABL), Antonio Torres ( ABL), Carlos Nejar (ABL), Paulo Beti,  Elisa Lucinda, Domício Proença (ABL), Antonio Carlos Secchin ( ABL), Hugo Moss, Daniel Berlinsky, Karen Acioly, Lucas Paraiso (autor de Justiça), Carla Faour, Angela Leite Lopes, Marcelo Sabag, Paulo Betti, Johnny Massaro, Alessandra Maltarollo,  Gregório Duvivier.

Programação infantil – Adriana Carranca, Fernando Vilela, Sonia Travassos, Paula Taitelbaun e Adriana Silveira (a autora perdeu a filha em uma chacina em Realengo).

ESPAÇOS

15135923_1187347618016526_2955518503789847047_n

  • EXPOSIÇÃO “LER” É TODO LUGAR – Mostra de fotografia que vai retratar imagens singelas de pessoas das mais variadas etnias e idades lendo livros, Ipad e Kindleem em lugares variados.
  • ESPAÇO MULTIMÍDIA – Espaço da TV Futura, onde serão apresentados conteúdo em curtas sobre as temáticas abordadas no evento, em um telão de 8 x 3 metros.
  • SALA RIO DE JANEIRO – Exposição de fotos do Rio, provenientes do acervo do Instituto Moreira Salles, com imagens da zona portuária e da Gamboa, além de mostra de filmes sobre o Rio.
  • SALA ESPELHO MEU – Espelhos são monitores touch e o público poderá escolher um dos temas: diversidade, tolerância, religião, raça, gênero, bairrismo. Após assistir aos depoimentos curtos, uma pessoa pergunta no vídeo “E você?”.   Quem responder terá seu vídeo gravado e exibido no evento.
  • ERA UMA VEZ – O público infantil contará com experimentações em torno da palavra falada, narrada e lida no espaço. A área terá vários ambientes, palco com almofadas e mesas grandes e coloridas, em variados formatos, para oficinas e pequenas atividades.
  • ESPAÇO LITERATURA JOVEM ADULTO – Exposição em comemoração aos 150 anos do Gibi no Brasil, oficinas de desenho, storyboard, escrita e de remix. Espaço para bate papo com autores.
  • PAINEL INTERROGATIVO – Elaborado para instigar o visitante a pensar sobre as questões da leitura no Brasil. O público poderá responder e fazer perguntas em mensagens coladas nas paredes interrogativas.
  • CAFÉ do LIVRO – Espaço para bate-papos, debates e apresentação. As composições das mesas privilegiarão o diálogo criativo entre atividades ou pontos de vistas diferentes.
  • LEITURA EM CENA – CESGRANRIO – Apresentação de sete obras clássicas da literatura adaptadas.
  • AUDITÓRIO MACHADO DE ASSIS – Apresentação de projetos socioeducativos cariocas, palestras para editoras novas, pequenas, médias e grandes, que irão debater os problemas e soluções de sustentabilidade do mercado editorial; reunião de personalidades do universo literário para debater a leitura no país.
  • SEBO – Participação dos sebos mais interessantes da cidade com atividades.
  • JARDIM LITERÁRIO LER – CESGRANRIO – Local que reunirá de forma interrogativa ou investigativa todos os gêneros literários.  ESPAÇO LER CESGRANRIO DE ROTEIRO E DRAMATURGIA – Espaço dedicado exclusivamente à escrita para TV, cinema, teatro e web e oficina de roteiristas.
  • ESQUINAS DO AUTOR E BLOGUEIRO- Espaço destinado a lançamentos de livros, tardes de autógrafos.
  • SALÃO DO LIVRO – Área onde os visitantes da LER podem comprar livros e lançamentos.
  • SARAU – Espaço criado para o compartilhamento de experiências culturais e convívio social, com leitura de trechos de livros e debates filosóficos.
  • BOULEVARD LITERÁRIO – Minibibliotecas, banco livros, sósias de personagens da literatura interagindo com o público, foodtrucks, bikelivrarias, livraria itinerante, tabuleiros da Pequena África e espaço para manifestações artísticas.
  • ESPAÇO LIVRO DIGITAL – Lounge com leitura digital, palestras, oficinas e contação de história transmídia, além de espaço digital e “biblioteca virtual” que os visitantes poderam consultar e “retirar” ebooks.
  • LITERATURA NA ARTE – O fotógrafo e artista plástico Beto Roma irá expor nas paredes da LER fotos inspirada na literatura erótica.

LIVRARIAS
São presenças confirmadas no evento, entre outras livrarias, aBlooks, Travessa, Leonardo da Vinci e Folha Seca.

EDITORAS
Edições de Janeiro, Editora Cidade Viva, A Bolha, Kitabu, Pallas Mórula, Panda Books, Mariposa, Malha Fina, Mauad, Tinta Negra, Brinque Book, Carambaia, Mar de Histórias, Berinjela, Baratos, Buriti, Ímã Editorial. Eldorado, República, Roça Nova, Bazar do Tempo. Editoras cartoneiras: Mariposa e Malha Fina. Editoras artesanais.

SEBOS
Mar de Histórias, Beringela, Baratos da Ribeiro

Serviço:

LER – Salão Carioca do Livro
Data: De 24 a 27 de novembro
Local: Armazéns 2 e 3 do Pier Mauá.
Horário: 10h às 21h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fim de semana tem Salão do Livro no Boulevard Olímpico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui