Fusion Hybrid 2017 foi lançado no Rio pela Ford

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Já pensou ter um carro grande que caiba toda sua família, trazendo todas as tecnologias de ponta e ainda por cima ser um dos mais econômico na hora de encher o tanque? É isso e muito mais o que propõem o novo lançamento da Ford, o Fusion Hybrid 2017. O sedã híbrido chega as lojas no dia 1º de novembro custando R$ 159.500.

Fomos conferir o lançamento do modelo num evento próprio da montadora que escolheu o Rio para apresentar sua novidade ao mercado. A empresa diz que o novo Ford Fusion Hybrid conta com um consumo de 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. A bateria de íons de lítio que alimenta o motor elétrico, tem capacidade de 1,4 kWh. Produzida com tecnologia Ford, ela é autorrecarregável e não necessita de carregamento em rede externa de energia e conta ainda com uma garantia de 8 anos.

14813121_10155400949208312_1639245347_o

O conjunto híbrido é o mesmo do modelo anterior, ou seja, o motor 2.0 litros associado a um motor elétrico. O câmbio automático e-CVT faz o gerenciamento dos dois motores, com uma potência combinada de 190 cv. O sedã também possui freios regenerativos, que otimizam a recarga das baterias de íons de lítio.

Advertisement

Disponível exclusivamente na versão Titanium, o Fusion Hybrid 2017 é o único da categoria a oferecer piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, sistema de permanência em faixa, sensor de fadiga, monitoramento de ponto cego, estacionamento automático, monitoramento 360 graus, cintos traseiros infláveis (novidade que a Ford trouxe ao mercado e abriu seu código fonte para outras montadoras) e rodas de 18 polegadas.

fusion-hybrid-10

Além de todos esses itens, os itens de série ainda incluem: faróis full LED, sistema multimídia Sync 3, farol alto automático, sensor de chuva, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado de 2 zonas, chave com sensor de presença, partida remota e teto solar.

Sistema automático adaptativo com “stop and go” 

Essa novidade para o trânsito das grandes capitais é muito interessante. Testamos o sistema no trânsido da orla das praias. Com ele ativo, o motorista só precisa escolher a velocidade de cruzeiro e deixar o pé perto do pedal de frenagem (para casos de emergência). É uma evolução do piloto automático convencional, trazendo mais conforto e segurança para o motorista no trânsito da cidade ou até mesmo na estrada.

Os sensores do carro “aprendem” com o trânsito, ele freia e acelera sozinho, não tendo que se preocupar se algum carro freou à frente ou até mesmo se alguém trocou de pista na frente do veículo (um último nível para o carro 100% autônomo).

Vídeo explicativo do sistema:

https://www.youtube.com/watch?v=Iyot6vCIv60

Conectividade

Seu sistema multimídia é o novo SYNC 3, de última geração, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. A tela capacitiva de 8 polegadas ganhou comandos bem mais suaves e com uma maior sensibilidade. O processamento é dez vezes mais rápido que os modelos anteriores. Os comandos de voz também foram aprimorados para as funções de telefone, navegação, música, climatização, mensagens de voz e acesso a vários aplicativos, através do sistema AppLink.

Acabou o barulho

O nível de silêncio interno é outro fator que diferencia a experiência ao volante do novo Fusion Hybrid. Ao ligar o carro também é notado a diferença gritante se comparado à motores somente a propulsão. As buzinas das motos passando nas faixas quase desaparecem, coisa linda mesmo!

Além de contar com para-brisa e vidros laterais dianteiros acústicos, ele traz ainda uma sofisticada tecnologia de cancelamento de ruídos ativada pelos microfones e alto-falantes na cabine, algo bem similar à alguns fones de ouvidos profissionais disponível no mercado.

Veja um vídeo mostrando o novo sistema em outro modelo da empresa:

O câmbio de marcha morreu

A transmissão e-CVT oferece uma condução suave e vem com o novo seletor rotativo E-Shifter, que substitui a alavanca de câmbio tradicional. Além de inovar no design e na ergonomia, por ser eletrônico ele agrega novas funções.

14812938_10155400932423312_1831980712_o

No modo Low, acionado por um botão no console, ajuda a segurar o carro em descidas usando o freio-motor. Ele mantém a velocidade selecionada pelo motorista e otimiza o carregamento da bateria, atuando como uma marcha reduzida. Há também uma função de segurança. Quando a porta do carro é aberta, o comando da transmissão entra automaticamente no modo de estacionamento (P).

Manutenção sem dor de cabeça

As três revisões anuais no período de garantia têm um custo total de apenas R$ 952.
dsc_0139

O lançamento faz parte da estratégia de eletrificação global da Ford, que planeja ter mais de 40% de sua linha formada por veículos elétricos até 2020.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fusion Hybrid 2017 foi lançado no Rio pela Ford
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui