Galeão recebeu 2,5 milhões de passageiros durante a Rio 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

RIOgaleão_Píer Sul_Fachada_Foto Thiago Saramago_Café das 4

Mais de 1/3 da população do Rio, 2,5 milhões de passageiros, foi isso que passou pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, durante a Rio 2016. A previsão inicial era de que 1,5 milhão de passageiros chegassem à cidade pelo RIOgaleão!  Desses 2.5 milhões, cerca de 61.200 eram integrantes da família olímpica e 20.400 da paraolímpica.

Um dos fatores que permitiu uma maior fluidez dos passageiros pelos terminais nos dias de maior movimento, foi o check-in remoto na Vila dos Atletas. De forma inédita em todos os Jogos, foi montado um mini-aeroporto na Vila com 75 estações de check-in. Nos dias de pico (20 a 22/08, durante as Olimpíadas, e 18 a 20/09 nas Paralimpíadas), as delegações puderam fazer o check-in, despachar as bagagens e emitir os bilhetes de embarque com antecedência. Ao chegar ao aeroporto, atletas e comissões iam direto para o raio-x no embarque e as quase 20 mil bagagens, transportadas por 128 caminhões da Vila para o aeroporto, eram acondicionadas nos aviões. No total, o RIOgaleão recebeu 234.230 bagagens das famílias olímpica e paraolímpica no período dos Jogos.

A movimentação de aeronaves durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos também foi um ponto desafiador, durante a preparação para os Jogos, uma vez que a previsão era de um crescimento considerável no fluxo de aviões no pátio. No total, o aeroporto registrou 18.591 pousos e decolagens, sendo 1.617 voos extras.

Advertisement

Acessibilidade

Nas Paralimpíadas, o principal desafio foi a quantidade de pessoas com deficiência e cadeiras de rodas que passaram pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim. Apesar da circulação de passageiros, nesse período, ter sido menor do que nas Olimpíadas, a complexidade da operação foi o desafio. O número de pessoas em cadeiras de rodas que circularam pelos terminais chegou a 3.335, o que ultrapassou em 66% a previsão inicial de 2 mil viajantes. Somente no dia 19 de setembro, um dia após o fim dos Jogos Paralímpicos, foram mais de 1.000 quando, em um dia normal, esse número é de, aproximadamente, 85 pessoas em cadeiras de rodas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Galeão recebeu 2,5 milhões de passageiros durante a Rio 2016
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui