Garis entram em greve no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Lixo no Rio de Janeiro

Como havia antecipado na minha última matéria, os Garis vão mais uma vez usar o lixo nas ruas como forma de pressionar a Prefeitura por aumentos salariais. E se no ano passado havia grande apelo para apoiar os Garis, a situação desse ano não é a mesma.

Antes de mais anda, não há inocentes nessa história. Garis, Sindicato e Prefeitura trabalham como inimigos um do outro. A recente eleição para o sindicato parece que acabou na justiça.

Enquanto esse imbróglio não se resolve a situação ficou a seguinte. A prefeitura ofereceu proposta de aumento de 3%. O Sindicato pediu aumento de 7,7% (inflação acumulada), e os Garis “fora do sindicato” querem a bagatela de 47% (Inflação + 40%), além de outros benefícios, alguns sem pé nem cabeça.

Advertisement

Foto: Tania Rego/ Fotos Públicas (13/03/2015)

Os 3% da prefeitura parecem pouco, mas vale a pena olhar para os últimos 2 anos em vez de olhar apenas para o aumento pleiteado em 2015. Se juntarmos os aumento de 2014-15 a categoria está pedindo um aumento acumulado de nada menos que 101%. Considerando o aumento proposto pela prefeitura teríamos 41% acumulado e 47,5% acumulado na proposta do Sindicato.

Vamos deixar mais uma vez claro, não sou contra salários dignos para todas as classes trabalhadoras. Foco em “todas as classes”. Acontece que não é possível a administração pública aumentar na canetada os vencimentos de uma categoria sem considerar qual impacto disso sobre as contas do município e principalmente qual é o salário de todas as outras categorias do município. Se não fizer isso será respectivamente irresponsável e injusto.

Todos que apoiarem a greve deveriam pensar nisso também. Como pagar a conta? E será que 101% de aumento para uma categoria é justo com todas as outras? Ademais, no cenário econômico atual, de crise em um dos setores mais importantes do estado, e de retração econômica generalizada, é responsável aumentar demasiadamente os gastos da prefeitura?

lixo-rj201403050006

Por fim, um apelo a todos os Cariocas. NÃO JOGUE SEU LIXO NA RUA nos próximos dias. Guardar 3-4 sacos de lixo bem embalados em casa não é nada demais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Garis entram em greve no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui